Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Oracle e Sun: Acessibilidade no GNOME sai perdendo

A aquisição da Sun pela Oracle levou a uma vítima inesperada: os esforços de acessibilidade no GNOME. Como são relativamente raras as empresas que investem na área, é hora de agradecer por todo o tempo em que a Sun o fez, e torcer para que alguma outra organização (privada ou não) tenha interesse e condições de tocar o barco do qual a Oracle aparentemente já desembarcou.

Como bem lembrou a nota no OSTATIC, o acontecimento de agora demonstra claramente uma situação que já era grave (para a acessibilidade em código aberto) desde antes: tão poucos recursos são investidos nisso, que bastam poucas demissões de desenvolvedores para comprometer os planos e deixar o projeto sem nenhum desenvolvedor em tempo integral.

A situação do previamente já pequeno grupo de acessibilidade da Sun é simples de resumir: acabam de ser dispensados pela Oracle mais 2 de seus membros, incluindo Willie Walker, líder do desenvolvimento da popular (nesse âmbito) tecnologia assistiva Orca e também do grupo de acessibilidade do GNOME.

O próprio Walker já declarou que vai tentar continuar trabalhando no GNOME 2.30 como voluntário, mas ele está em busca d eum novo emprego, e não necessariamente será possível continuar contribuindo. Ele também nota que os planos atuais para a acessibilidade no GNOME 3.0 são ambiciosos, e ou o projeto busca os recursos necessários para desenvolvê-los, ou é melhor já ir revendo as metas.

A decisão da Oracle, embora com potenciais consequências sérias para quem depende deste tipo de solução, é ao mesmo tempo um símbolo do risco de quando uma iniciativa tem alto grau de dependência em relação a uma única fonte voluntária de recursos, especialmente quando esta fonte não tem ganho estratégico direto com este patrocínio – se o mercado dessa fonte muda, ou se ela é extinta ou vendida (como foi o caso), a chance de a fonte de recursos secar de uma hora para outra é muito grande. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 2:21 pm

    Eu acho que a Canonical contratará este cara em breve. Faz todo o sentido no já excelente trabalho que eles estão fazendo para o GNU/Linux.

    Bom, é esperar… conheço um cara deficiente visual que não usa GNU/Linux porque o dosvox (http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/) é só do windows.

    Enfim, uma pena a notícia :(

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 2:27 pm

    Eu sou um felizardo que não é portador de necessidades especiais, mas acho uma brincanagem isso. O problema de amarrar certas necessidades sociais ao mercado é isso, só vão ser atendidas se vislumbrarem possibilidade de lucro. Segundo essa visão, só se os portadores de necessidades especiais puderem pagar, é que se justifica investir neles. Lamentável.

    Ignorância minha, mas, por acaso o KDE tem um programa de acessibilidade? Será que poderia concorrer com o Orca?

    Silvio (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 3:01 pm

    Uma perda a venda da SUN, uma empresa excelente, contribuiu muito para o software livre

    jhonatam (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 3:04 pm

    mais alguem tem uma placa de eu já sabia aí? e quanto ao kde o Orca por exemplo nao tem problemas em rodar nele estando instalado corretamente !!

    Hell (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 3:05 pm

    Bom, isso bom, pois dar para notar que se precisa rever alguns conceitos.

    erico (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 3:18 pm

    vou me lembrar disso se algum dia vir qualquer anúncio de resposabilidade social dessa empresa.

    eles preferem apoiar a regata de volta ao mundo….

    Daniel (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 3:27 pm

    Muito dificil a sobrevivencia de uma empresa que trabalha com software livre e contribui para o seu desenvolvimento. As empresas que são contra isso estão loucas para acabar com elas!

    1×0 pra quem temeu algum prejuízo ao software livre decorrente da Sun.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 4:15 pm

    Realmente complicada essa situação.

    Mais complicada ainda do ponto de vista de uma empresa, já que esse tipo de aplicação é para desktops, mercado onde o Linux é bastante pequeno ainda. (menor possibilidade de retorno a curto e longo prazo de investimentos)

    E como os deficientes visuais que trabalham com Linux são um percentual ainda menor neste mercado já reduzido, dá pra ver o porque que a Oracle achou por bem “desinvestir” neste nicho.

    Mas é verdade que outras empresas mais focadas em Linux, como a Canonical (só Linux) ou Red Hat (só Linux) podem retomar o fôlego deste nicho e assumir parte do ecossistema que acaba de ficar orfão.

    Mas sem dúvida, não dá pra crucificar a Oracle pela decisão. Do ponto de vista dela e do mercado, fez todo sentido.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 4:38 pm

    Eu falei que quando a Oracle comprasse a Sun, muita coisa ia mudar e neguinho me desceu a lenha.
    Toma!!!! Bajula a ORacle agora. O modelo de negócios dela é outro.
    Eu acho uma pena, tomara que outra empresa apoie, quem sabe a Canonical.

    foobob (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 5:48 pm

    vamos ver: para cada 1000 usuários de software livre, uns 2 ou 3 devem contribuir algum código. Quantos desses 2 ou 3 são cegos ou surdos ou estão preocupados com os usuários que são?…

    É a típica aplicação que precisa ser paga para ser desenvolvida, pq não é interessante o suficiente para a maioria dos h4x0rs…

    ou talvez fosse o caso de mudar o marketing: ao invés de “venha trabalhar conosco para fazer cegos e surdos felizes”, algo mais no estilo “venha trabalhar com vibrantes novas tecnologias de AI em reconhecimento de voz, síntese sonora, reconhecimento de imagens e processamento de texto”

    Essa tecnologia assistiva era desenvolvida pela Sun não pela boa vontade dela, mas porque ela tinha contratos do seu sistema Solaris para governos, e existe a exigência de acessibilidade nesse mercado. Como o negócio da Oracle não é vender desktop pra governo, faz sentido dela não investir no desenvolvimento dessa tecnologia. Mas tá aí um nicho aberto pra alguma empresa que queira fazer deploy de sistemas linux em governos continuar o desenvolvimento.

    jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 6:18 pm

    algumas pessoas por aqui até falaram mal do monty quando ele nao queria que a sun fosse vendida mas isso é só o comeco vai piorar !

    Se a Sun não tinha mais recursos pra investir, é natural cortar. A Oracle já ajudou vários projetos de software livre e financia pesquisa em outras áreas não ligadas a tecnologia, como hospitais, bibliotecas, escolas, etc.

    Charles (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 12:07 am

    Grande marcosalex, concordo plenamente com você.
    É fácil fazer críticas a uma empresa sem observar o todo.
    A Oracle adquiriu uma empresa deficitária e têm que torna-la rentável em relação ao capital investido.
    Vamos parar de pensar como universitários e pensar um pouco como empresarios, que o principal objetivo é dar retorno aos investidores/acionistas e depois vem o social.
    NENHUMA EMPRESA FAZ O SOCIAL SEM DINHEIRO EM CAIXA.

    erico (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 2:25 am

    pessoas, eram dois caras…

    Ficamos assim, se o tio Larry usa SL, porque não ajudar no desenvolvimento. Parece fácil colocar o gnome, xorg… no solaris e depois não contribuir no desenvolvimento.

    O David Neary, Gnome, também afirmou que a IBM já cortou o suporte a acessibilidade.

    mdv (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 8:02 am

    Sobre o dosvox não ter versão para linux é verdade, mas já fizeram uma versão que roda com o wine

    http://intervox.nce.ufrj.br/linvox/

    Não sei se o projeto ainda é mantido ou se roda em distribuições modernas, mas já é alguma coisa.

    Caio César (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 8:38 am

    Acredito que por mais forte que a Sun possa ter sido, precisamos encarar a compra pela Oracle com mais positivismo. Concordo, embora não portador de qualquer necessidade especial, que o acessibilidade é algo simplesmente básico e que deve ser prioridade em um sistema operacional.

    Como foi dito acima, vamos aguardar as reações do mercado com a compra da Sun pela Oracle. A coisa simplesmente precisa ir pra frente, MySQL, Solaris, Sparc, Java… nomes muito fortes, nomes conhecidos por MUITA gente e que não ficarão “no limbo”, do contrário, será um grande vexame.

    Mr. Larry nunca foi exatamente um cara modesto e pouco ambicioso. Na época dos NCs ele já deixava claro que tinha intenção de desbancar a Microsoft em simplesmente tudo que pudesse. Agora ele tem um “bom queijo e uma boa faca” em suas mãos, vamos esperar e ver quais serão as estratégias da Oracle, principalmente para, como foi dito acima, gerar lucro e fomentar investimentos.

    Harry (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 9:45 am

    Investir em acessibilidade não é tão lucrativo. Não deixa investidores e acionistas felizes… :-(

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 9:51 am

    Se a Oracle não comprasse a Sun, esta iria falir e os esforços de acessibilidade iriam para o saco do mesmo jeito, então isto era inevitável de acontecer.

    devnull (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 9:56 am

    “mais alguem tem uma placa de eu já sabia aí?”

    Eu fiz a minha placa quando surgiu a primeira notícia.

    Agora a Oracle começou a mostrar o que ela é. Quero ver o ingênuos de plantão continuarem com a cabeça enterrada na areia.

    O pior cego é aquele que acredita que megacorps são boazinhas.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 9:59 am

    Vocês falam que acessibilidade não é algo prioritario, porque não tem problemas de deficiência. Oracle empresa gananciosa mesmo.
    O pior é acreditarem que ela é a mão do software livre.
    Meio contraditorios para os defensores da liberdade.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 10:15 am

    @Allan Taborda:
    Na boa, se a História fosse uma ciência exata (se bem que mesmo na Física Moderna o termo “exato” não é mais adequado), concordaria com você. Mas duvido que não houvesse alternativas, a venda foi uma questão de opção de cada um dos atores sociais envolvidos (do tipo quem ganhava mais). Não concordo com uma visão tão reducionista da questão.

    Welington (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 10:33 am

    Em época que se fala de inclusão digital para todos os cantos, esta é uma grande e lamentável perda.

    Wilson (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 10:58 am

    A versão mais nova do Dosvox roda perfeitamente no Wine. O projeto Linvox está desatualizado e acabou perdendo o sentido depois que a versão corrente do Dosvox passou a rodar sem problemas no Wine.

    =) (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 12:25 pm

    Nossa, quantas pessoas com conhecimentos no mercado e nos valores das acoes da Sun antes de ser devorada =). Conseguem até fazer previsoes. Incrível!

    self_liar (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 12:48 pm

    O problema de hoje da nossa economia neoliberal é que só vai capital para projetos que interessam a elite .Assim a elite ganha mais dinheiro e o circulo vicioso continua.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 1:24 pm

    @self_liar

    O dinheiro vai para onde ele dá retorno, mesmo por quê, se ele for para onde ele não dá retorno, ele acaba e ai acaba tudo.

    self_liar (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 5:23 pm

    Acho que meu comentário está errado.

    O que acontece mesmo é que o software livre não pode ficar dependente do corporate sponsorship ,pois a corporação só investe no que da mais lucro para ela e não no que a sociedade realmente precisa.

Este post é antigo (2010-02-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.