Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OpenOffice.org 3.2

Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br):

“Comemorando os seus 10 anos de existência, o projeto OpenOffice.org disponibilizou oficialmente em seu site a versão 3.2 para download. A versão correspondente do BrOffice.org ainda não estava disponível para download quando esta notícia foi publicada, mas não deve tardar.

A comunidade de desenvolvedores não se restringiu apenas ao lançamento da nova versão, mas aproveitou para fazer um balanço de todos os downloads realizados nos últimos dez anos, chegando à impressionante cifra de 300 milhões. A versão agora lançada — após cinco release candidates e com um pequeno atraso — é mais rápida para iniciar (o Writer e o Calc abririam duas vezes mais rápido que os mesmos aplicativos da versão 3.1.1), passou por um intenso “saneamento” de erros de programação, o que serviu também para debelar várias vulnerabilidades em potencial, além de ser mais compatível com o padrão ODF (Open Document Format) e com outros aplicativos para escritório — mormente o Microsoft Word.

No que tange aos seus componentes, o projeto ressalta as melhorias no aplicativo de planilhas, o Calc, que na versão 3.2 ganhou mais de uma dúzia de novos recursos — ou extensões daqueles já existentes. O módulo de gráficos do Calc ganhou melhorias de usabilidade e novos tipos de diagrama. Além disso, o programa aprendeu a lidar com objetos OLE, tabelas Pivot e elementos de controle de formulários do Excel 2007. A nova versão também é capaz de abrir documentos do Excel, do PowerPoint e do Word que estejam protegidos por senha.” [referência: linuxmagazine.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Garcia (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 4:03 pm

    Creio que quem, assim como eu, usa a versão customizada da sua distro não esteja somado nesses downloads. Então se analisarmos bem esse número pode ser bem maior.

    Renan (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 4:21 pm

    E o bug dos temas pretos? Será que já corrigiram ou posso me preparar pra continuar usando o velho e bom ‘env GTK2_RC_FILES=/usr/share/themes/Clearlooks/gtk-2.0/gtkrc env OOO_FORCE_DESKTOP=gnome soffice’?

    Welington (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 4:38 pm

    Esta é a versão com a cara dos novos MS-Office, ou ainda usa o menu tradicional? não achei nada a respeito disso.

    Augusto, meu comentário ficou emparedado pelo seu antispam, só por causa do “cifrão” que coloquei no lugar do S de MS. Radical isso, hein?! :) :)

    xadouron (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 4:46 pm

    Apesar de gostar muito da Interface do MS Office 2007, para mim mexer na Interface atual do OpenOffice é um grande retrocesso. Se os desenvolvedores se focarem em criar uma nova Interface para o OpenOffice, eles vão perder bastante tempo e desnecessário. Tempo este que poderia ser utilizado para acrescentar novos recursos, aumentar o desempenho e compatibilidade com MS Office. Veja o caso do Lotus Symphony, que tem uma interface bem legal, mas é muito lento/pesado e perde feio em recursos para o OpenOffice.

    Abs,

    Fellype (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 4:58 pm

    Parece que melhorou bastante. Bom trabalho.

    Quanto ao BrOffice, acredito que saia só depois do carnaval hehehehe. Brincadeira ;-)

    Welington (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 5:38 pm

    Acabei de instalar os “.deb” disponíveis. Só como dica, se usarem o script “update” que vem no pacote, no meu Ubuntu eu precisei editar a linha 188:
    dpkg –install –selected-only –recursive “$BASEDIR”/DEBS

    E remover o parâmetro –selected-only. Sem isso não consegui instalar pelo script.

    Outra alternativa seria rodar este comando na mão como root e sem o dito parâmetro.

    ps: Ele está com a aparência original e não com a do MSOffice.

    miranda (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 9:45 pm

    Em termos de velocidade na abertura ficou impressionante, e com a roupagem do KDE 4 sobre ele ficou melhor ainda.
    Bom, to dizendo do Go-OO (http://go-oo.org/download) instalado no OpenSuSE 11.2. ;)

    @Welington, a nova interface está prevista pra estrear na versão 3.3, mas ainda não começaram a incorporar ela. No ultimo milestone disponível eles melhoraram o diálogo de visualização de impressão.

    Essa versão foi mais pra finalizar os recursos que eles tinham começado a implementar na 3.1 e nao tinham terminado e corrigir bugs.

    Obs.: não percebi ganhos de velocidade nem de consumo de memória no Mandriva Linux em casa nem no XP e Windows 7 no serviço. Mas isso não quer dizer que não tenha ganho.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 13/02/2010 às 10:30 am

    no meu Ubuntu 9.10 (trabalho), o openoffice 3.1.1 tem uma certa instabilidade, quando colo um texto muito grande da internet, o writer feche do nada e não dá qualquer informação de bug. Pergunta:

    Isso só acontece com o Ubuntu?

    Isso é uma falha crítica do Openoffice?

    Quanto a nova interface, o pessoal do desenvolvimento do Openoffice deveria mesmo estar concentrado em melhorar o desempenho e estabilidade da suite em vez de se preocupar em imitar Windows Office.

    miranda (usuário não registrado) em 13/02/2010 às 11:26 am

    psicoppardo:

    Não é só com o Ubuntu não, uso OpenSuSE e ja passei por isso. Embora na epoca usava o Broffice e ainda não fiz um novo teste com o Go-OO ainda.
    Embora tenham a mesma base de código, acho o segundo mais rapido e estável, faz um teste com ele pra ver.

    Agora não sei porque esse povo insiste em usar a MS como referencia pra alguma coisa, ontem mesmo ganhei um cliente por causa da interface do OO, o motivo foi que era “de gratis” e segundo o cliente era mais facil de usar (comparando ao MSO 2007).
    Coloquei em todas as maquinas da empresa essa nova versão e todos gostaram.
    Realmente deveriam se preocupar com coisas mais importante, a estabilidade por exemplo.

    Welington (usuário não registrado) em 13/02/2010 às 12:46 pm

    Eu gosto da interface atual, mas se houver a possibilidade de alternar entre as aparências para agradar aqueles que já se habituaram a nova cara do MSO, certamente seria muito bom.

    Melhor ainda se fose feito um estudo de usabilidade pela própria comunidade para criar uma interface mais amigável e simples, que fizesse a MS morrer de inveja e copiar para a sua nova versão.

    @weligton, eles têm estudo de usabilidade. Tanto que estão reformulando a função de localizar palavras baseada nisso.
    A nova interface vai manter os menus antigos (coisa que o MSOffice não fez) e deixar a barra de tarefas moderna e mais bonita.

    So a favor da interface ser parecida, já que 80% dos usuários potenciais usam a ferramenta da MS, estão acostumados com ela e procuram algo que seja pelo menos familiar. O que não pode acontecer é as inovações se limitarem a isso, porque senão seremos sempre a cópia gratuita e mal acabada.

    No blog dos desenvolvedores tem mais notícias sobre as pesquisas de usabilidade:
    http://blogs.sun.com/GullFOSS/

    Happy Feet (usuário não registrado) em 13/02/2010 às 10:00 pm

    No comparativo do Linux Journal entre o OpenOffice e o MS Office 2007

    http://www.linuxjournal.com/magazine/openofficeorg-vs-microsoft-office

    os dois empatam na maioria dos quesitos, com o MS Office sendo melhor no software para apresentações (Powerpoint).

    Considerando que a grande maioria usa apenas o editor de textos e uma menor quantidade usa somente o editor de textos e a planilha, pode-se dizer que o openoffice é uma alternativa muito boa para a grande maioria das pessoas.

    E considerando a questionabilidade da eficiência de apresentações com muitos efeitos e frescuras, posso dizer que o openoffice pode suprir decentemente a necessidade de fazer apresentações simples também.

    Jairus (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 11:19 am

    Utilizo o Broffice 3.1 no meu Debian Lenny, e funciona perfeitamente. Irei depois, baixar esta nova versão para verificar a sua estabilidade.

    Jairus Lopes

Este post é antigo (2010-02-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.