Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O pai do pinguim: Zumo entrevista Linus Torvalds na Linuxcon

Os vizinhos do Zumo conversaram com Linus Torvalds durante a Linuxcon, e além de elogiarem a simpatia e disponibilidade (destacando inclusive o fato de ele não negar fotos e autógrafos), eles buscaram alguns fatos interessantes – inclusive qual é o videogame que o criador do Linux tem em casa.

Começa assim:

Durante a LinuxCon 2010, realizada em São Paulo, trombamos com Linus Torvalds, o homem-sorriso do Linux.Linus, com seus 40 anos, parece um meninão. Orgulhoso de sua criação, o homem responsável pelo advento do Linux, há quase duas décadas, não está podre de rico. E pelo jeito, não liga para isso.

Recebido como celebridade pela comunidade Linux do Brasil durante a LinuxCon Brazil 2010, o programador não economizou gentileza ao falar com os participantes, nem negou fotos e autógrafos. (…) (via zumo.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lembro-me da reportagem publicada aqui no BR-LINUX, alguns meses atrás, referindo-se ao Linus como um dos 100 mais importantes inventores de todos os tempos:

    http://bit.ly/cbOhNU

    Recentemente tivemos a oportunidade de sentir este convívio, com a sua presença aqui no Brasil, reforçando a nossa admiração.Esta reportagem nos ajuda muito neste sentido.

    Tiago (usuário não registrado) em 10/09/2010 às 8:50 am

    Ah, o Linus usa PS3…. tô descepcionado! XBOX360 é que é livre, você pode ir no torrent e baixar livremente um jogo, hehehehehehe.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 10/09/2010 às 8:53 am

    Infelizmente então acho que ele não vai jogar com tio bill via rede :)

    Office (usuário não registrado) em 10/09/2010 às 9:04 am

    Esse sim, um cara importante que criou um ótimo sistema e não deixou a fama subir a cabeça. da autógrafos e tira fotos.

    enquanto um gordo barbudo, que não fez nada além de falar asneira, cobra para tirar foto !

    Carlos Gomes (usuário não registrado) em 10/09/2010 às 10:22 am

    @Office Quem será ? hahaha

    Danilo (usuário não registrado) em 10/09/2010 às 10:30 am

    Embora, algumas raras dmonstrações de arrogancia, o Linus é muito mais simpático que o stallman, mais normal, menos paranoico, e mais realista que o Bom Doutor, mas essas comparações não fazem sentido, todos eles foram(ou são) importantes cada um com suas criações(obvio que a importancia varia…).

    José Afonso (usuário não registrado) em 10/09/2010 às 11:33 am

    Sou fã do Stallman, e muito mais do Linus, Linus não é coberto de prepotência e arrogância, Stallman fala de suas opiniões como se fossem verdades absolutas, Linus criou um kernel, e não foi ele sozinho que criou o nome, Linus tambem não criou sozinho a logo, Linus respeita mais a questão de COMUNIDADE que Stallman que está preocupado com a forma com que chamamos o sistema, Linus deixa que a comunidade escolha, e a Comunidade chama os sistemas GNU/Linux de LINUX e é assim que vai ser

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 10/09/2010 às 11:59 am

    E ele não cobrou nada pelas fotos ???

    Linus Torvalds é um dos caras que mais admiro.

    E tenho uma foto com o cara que sai free para mim. Foi “free beer” mesmo.

    Custo zero. hehehe

    André Caldas (usuário não registrado) em 10/09/2010 às 12:42 pm

    Quanto às fotos, também acho que o Stallman deveria ser menos idiota nesse sentido…

    O que os críticos do Stallman se recusam a ver é que ser coerente é muito mais difícil. É muito fácil se adequar à situação e dizer o que as pessoas querem ouvir do que ter uma posição coerente. O mais fácil é ficar em cima do muro repetindo:
    - Tudo o que é radical é ruim.

    Se o Linus fala só o que você já queria ouvir, então você não ganha muito ouvindo o que ele tem a dizer. O difícil (e útil) é ouvir o que o Stallman tem a dizer.

    @José Afonso,

    Acho que você tem que entender que o objetivo final do Stallman não é popularidade. Se fosse, aí sim você poderia dizer que a estratégia de “esclarecer” ao invés de ser hipócrita é ruim. O hipócrita é muito mais popular… ele fala o que você quer ouvir.

    Um dos motivos para eu conhecer grande parte da história do software livre e do projeto GNU se deve à insistência do Stallman para que a “filosofia” esteja sempre ligada à parte prática (o sistema). Hoje sei o que é software livre graças à insistência do Stallman. Sei que “open source” não representa os meus ideais graças ao Stallman.

    O Stallman, como pessoa, é um arrogante babaca… só que o que ele prega tem, na minha opinião, uma importância fundamental no entendimento do efeito do controle e da opressão relacionados com a liberdade e a liberdade do conhecimento. Quase que a totalidade do que entendo sobre esses assuntos, devo à INSISTÊNCIA desse babaca arrogante. Estou muito grato por isso.

    Quanto ao Linus… tá, ele fez um Kernel… É muito mais parecido com um artista de televisão. Só o que tem a fazer agora é gozar da fama e de sua popularidade.

    Joaquim Junior (usuário não registrado) em 10/09/2010 às 1:46 pm

    Que texto horrível!! O cara que escreveu não tem noção do que seja linux ou Software Livre, ou sobre ambientes gráficos(KDE/Gnome/etc).

    De onde ele tirou isso?
    “O Ubuntu, a distribuição mais amigável do Linux, é popular porque simplesmente conseguiu recriar a lógica de utilização do Windows em um ambiente puramente Linux.”

    foobob (usuário não registrado) em 10/09/2010 às 2:01 pm

    @Joaquim Junior, me parece uma definição razoável do Ubuntu.

    Joaquim Junior (usuário não registrado) em 10/09/2010 às 5:52 pm

    O que tem no gnome do ubuntu que não tem no gnome de outras distribuições(O roxo Tim burton, e os icones cor de poeira africana)? não vejo no gnome a tentativa de recriar nada do windows. Na minha opinião todas grandes distribuições ex: Fedora, ubuntu, OpenSuse, Mandriva etc; são tão amigáveis quanto o ubuntu. O impacto maior da usabilidade das distro está mais ligada ao ambiente gráfico utilizado(KDE/Gnome ou outros) do que a personalização que tem em cada uma. Quem usa o linux a algum tempo percebe como muito coisa evoluiu, os ambientes gráficos com recursos legais. E sem falar no kernel, que tem uma compatibilidade maior com hardware, aí entra ponto um hardware

    Xinuo (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 10:32 am

    @José Afonso, antigamente vc dizia Linux e automaticamente se sabia que vc estava falando do GNU/Linux, hoje em dia vc encontra discussões onde dizem que Android não é Linux, mas vc sabe que é. Então o problema está na ambiguidade com que se usa a palavra, se vc chamar com o nome certo evitará problema de entendimento.

    Quanto ao Linus, ele ficou famoso pela criação do Kernel e muitas vezes que ele fala Linux, está realmente se referindo ao kernel. Mas acho que ele deve ser bem inteligente para saber que muitos que chegam para falar com ele sobre Linux não estão falando do kernel, será que ele procura esclarecer sobre isso?

    Será que ele têm interesse em esclarecer as coisas e não ter mais tantos holofotes do que realmente merece?

    Pelo que sei do Linus ele costuma se imbuir de uma importância (arrogância?) e se meter em projetos como Gnome ou KDE, sendo que estes rodam em muitos outros sistemas que não usam kernel Linux.

    @Xinuo, por outro lado Stallman entende que todo software que usa a licença GNU faz parte da ideia de software livre que ele criou (independente de qual kernel usado), que é o a GPL, parte do sistema operacional GNU, sistema operacional que não existe efetivamente :-)

    Por isso Stallman é tão arrogante. Tudo que ele acreditava ser necessário para a criação dos softwares dos seus sonhos ele colocou dentro da GPL. E a GPL é a licença de software livre mais usada nestas bandas da galáxia.

    Não tiro a razão do Stallman ser são ranheta.

    André Caldas (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 1:51 pm

    @tenchi,

    Não acho que seja verdade que o Stallman acha que tudo que usa uma licença qualquer do projeto GNU tenha alguma relação com o projeto em si. Não sei de onde você tirou isso.

    O que acontece é que o Stallman fundou um projeto em 1984 com o objetivo de criar um sistema operacional livre. Para isso, ele foi responsável por criar a ideia de software livre. Hoje, podemos falar sobre software livre graças a esta visão do Stallman. O que as pessoas chamam hoje de Linux é o resultado desse projeto. O kernel foi feito em 1991. Por conta da confusão dos nomes, por exemplo, tem muita gente (a maioria?) que acha que o “Linux” é criação do Linus. Um jovem finlandês descontente com (coloque aqui o seu “achismo” preferido)…

    Já vi gente dizendo que Cygwin é um linux pra windows. Só que não tem linux no cygwin!! O grande problema é que se atribui INCORRETAMENTE o “Linux” ao Linus. Se você disser que “Linux” é o kernel, não há problemas. Mas se chama tudo de “Linux”, por favor, não sugira que o Linus seja de alguma forma o “lider” disso tudo, que tenha influência ou responsabilidade nesses projetos. Ou o que é pior, não sugira que o Linus seja o pai desses projetos.

    Minha conclusão é a seguinte:

    Se quiser chamar o sistema de “Linux”, tudo bem… mas então não o associe ao nome Linus. Se quiser associar o “Linux” ao Linus, então não sugira que seja o sistema todo.

    O sistema todo levou quase uma década para começar a engatinhar. O Linux levou um ano.

    Não associe o Linus a ideais de software livre. Não o associe ao sistema como um todo. Não sugira que o movimento do software livre tenha começado com o Linus. Associe Linus ao kernel e ao que quer que seja que o Linus tenha feito. O cara conseguiu emplacar um nome pro sistema… agora vive de uma fama que não lhe é de direito, de atribuições de feitos que não são seus…

    Eu uso o Stallmanix! ;-)

    Xinuo (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 5:09 pm


    sistema operacional GNU, sistema operacional que não existe efetivamente :-)

    @tenchi, se eu projetar um carro completo e ao longo do tempo vou produzindo as peças para montá-lo, daí vem alguém e faz um motor e com todas as minhas peças faz um carro completo. O projeto é de quem?

    Para mim o projeto do carro ainda é meu, sendo o responsável pelo projeto específico do motor outra pessoa. O que acha?

Este post é antigo (2010-09-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.