Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O Nokia N900 chegou tarde ao Brasil

Trecho inicial da longa matéria da Info, cujo título também reproduzi:

O Nokia N900 foi um smartphone muito aguardado. Muito aguardado mesmo. Tão aguardado que, agora que chegou ao Brasil, já está com cara de velho. Disponível no mercado americano desde o ano passado, ele roda o Linux Maemo – sistema fadado à morte, pois em breve dará lugar ao MeeGo, fruto da parceria entre Intel e a empresa finlandesa. De qualquer forma, trata-se de uma baita evolução em relação a qualquer modelo com Symbian vendido hoje. Fora isso, o aparelho é um verdadeiro canivete suíço, com 32 GB de memória interna e a ótima câmera de 5 MP, com lente Carl Zeiss.

O brinquedo chega às operadoras no próximo mês, mas já pode ser encontrado nas lojas, desbloqueado, pela bagatela de 1.999 reais. Preço alto para um celular que não é um fenômeno. A maior virtude da Nokia foi conseguir fazer, pela primeira vez, uma interface agradável para se usar apenas com o toque dos dedos. Em 99% dos casos, a jurássica caneta stylus nem precisa sair de seu compartimento. Mexendo no aparelho, fica a impressão de que o N97 é quem deveria ter ficado assim.

O sistema tem quatro áreas de trabalho distintas, personalizadas com widgets e atalhos. Qualquer semelhança com o Android não é mera coincidência. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tilt (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 9:05 am

    A única coisa que concordo com o texto é com relação ao preço.

    De resto….. Eu tenho o N900 desde fevereito e não tenho do que reclamar. Excelente aparelho. Em breve poderei instalar o MeeGO nele.

    Leonardo (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 9:28 am

    Pois é Nokia é Nokia, só realmente é uma pena, mais uma vez, como sempre e todas as vezes, tudo que chega no brasil com preços absurdamente altos.
    Brasil tem é que tomar vergonha na cara e baixar esses impostos, aposto que arrecadariam muito mais e venderiam muito com menos carga tributária.
    Com esse valor eu nem penso 2x pra comprar aqui ou importar, ou mesmo recorrer para um mercado paralelo.

    Mas que eu queria ter um eu queria :D

    Rafael Alves (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 9:53 am

    Se a relação custo benefício não é bom não compre! A operadora vendedora e a fabricante lucrarão menos. Ai elas vão tomar vergonha e fabricar aqui no Brasil. Isso vai gerar empregos e vai ficar o aparelho ficará um pouco mais barato.

    suhanko (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 10:04 am

    Brasil infelizmente é o depósito das sobras tecnológicas. O Nexus One não vai nem chegar, já que o google decidiu parar seu desenvolvimento.

    Patola (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 10:44 am

    Virou modinha fazer sarcasmo imbecil com o N900, como dizer que quatro áreas de trabalho com widgets são “cópia” do Android, quando existem em vários SOs há décadas. A Info tá com mania de endgadget…

    Queria entender por que a Info disse “Linux Maemo” mas não “Linux Meego”. Terá sido para sugerir que o “Linux” foi superado por outro sistema?

    Tiago (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 10:50 am

    @suhanko
    É lógico que o Brasíl é um depósito das sobras de tecnologia. O Brasil é apenas consumidor de tecnologia, e não produtor. Se, mesmo com impostos altos, o Brasil produzisse tecnologia, é claro que os lançamentos chegariam aki bem mais rápido, devido a concorrência.

    Mas não, se brasileiro não produz nada, vai reclamar que? Nem dá lucro o suficiente para justificar a corrida de lançamentos.

    Não tem que reclamar de nada, tem que arregaçar as mangas e criar tecnologia.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 11:52 am

    É “Tim, você com fronteiras” impondo limite de horas, é celular que chega obsoleto, é censura (Orkut) ao invés de combate ao crime… Pois é… por essas e outras a gente, volta e meia, cai na real e constata que ainda vivemos no bom e velho país Tupiniquim. Êta terrinha do atraso. País do distante futuro!

    Webmarlin (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 11:53 am

    É “Tim, você com fronteiras” impondo limite de horas, é celular que chega obsoleto, é censura (Orkut) ao invés de combate ao crime… Pois é… por essas e outras a gente, volta e meia, cai na real e constata que ainda vivemos no bom e velho país Tupiniquim. Êta terrinha do atraso. País do distante futuro!

    Ivan (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 11:54 am

    A info é uma revista estranha, apesar de acompanhar algumas notícias dela , desistir de ser leitor faz muito tempo.
    De qualquer forma é verdade, demorou demais pra chegar , fez valer aquele ditado fique distante o suficiente para que sintam a sua falta, mas não tempo demais para que percebam que você não é necessário.
    Outra coisa curiosa é realmente a forma como eles se referiram ao Maemo, ao Meego(xo) e ao Android , realmente me passa a impressão que eles tentam desvincular os dois últimos do Linux.
    Aliás, ouço o podcast deles, e que é na verdade um dos melhores conteúdos de tecnologia em áudio disponíveis, e eles fazem a mesma coisa, sempre tratando o Android como se fosse algo à parte do Linux.

    pedrolucas (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 12:33 pm

    Não acho que o N900 tenha cara de velho. Acabei de comprar o meu. ;)
    Mas ele realmente demorou a vir oficialmente e ainda veio caro.

    @pedrolucas, mas foi nesse sentido que eles quiseram dizer: faz um tempão que ele foi lançado lá fora, a Nokia já tem até um SO novo pra lançar nos próximos modelos e só agora apareceu por aqui…

    E ainda reconhecem que o N900 é muito melhor que o N97, que chegou rápido no país.

    Brasil nao é mais deposito de sobra tecnologica. Essa idéia nao deve ser difundida entre nós mesmos. precisamos entender que o problema nao somos nós, e sim empresas sem visao.
    A Motorola tem sido um bom exemplo. Atualmente é a empresa que mais lança aparelhos com Androids no Brasil. Atualmente é a unica a oferecer um Android robusto: Milestone.
    E o tempo entre lançar no exterior e aqui é bem inferior ao tempo que a HTC leva para o mesmo.
    Quem estaria certo, a HTC/Nokia/Apple e afins por desconsiderar nosso mercado ou Motorola e algumas poucas por ainda apostar no crescimento proporcionado pelo nosso mercado? Nao se deixem levar pela ideia de que somos um mercado irrelevante. Irrelevantes devem ser aqueles que nos ignoram. Se temos mais opçes e temos empresas que nos respeitam, sao essas que mecerem nosso dinheiro, pois no fim o amor e consideração nao move o mundo capitalista. (kk)

    O caso do N900 é um pouco mais delicado. É um aparelho excelente. Sem precedentes na liberdade e autonomia que fornece ao usuario. Mas a coitada da Nokia nao soube posiciona-lo em seu portifolio, nao soube distribui-lo e nem mesmo vende-lo de forma convincente para as operadoras ao redor do mundo. ele ficou sem pai nem mae, rodando pelo mundo Geek, quando poderia ter ganho o mercado de massas e assim ajudar a alavancar a finlandesa que nao gera mais hits geeks.

    Davi Dalben (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 1:22 pm

    Já tem loja vendendo na WEB por uns R$ 1.400,00.

    Tenho um N800 e gosto bastante dele. Se a Nokia resolver fazer uma liquidação do N900 como fez do N800 na época que comprei (estava deixando de ser fabricado), esse preço ainda deve cair muito.

    Só é uma pena que, como o N800, não roda Skype com vídeo.

    O Santo (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 4:10 pm

    De certo que chegou atrasado e talvez tenha sido um erro estratégico. Aqui no Brasil a Nokia vende muito e tem um bom nome. Eu por exemplo desde 1998 que tenho celulares Nokia, apenas por 2 vezes dei espaço para outras marcas e me arrependi.

    Mas o N900 que é um Tablet descendente do N800, que faz ligações, ainda é um bom produto, hoje mesmo apareceu um camarada aqui que comprou por R$ 1.400,00 no Mercado Livre e que está muito contente com ele.

    Mesmo tendo chegado atrasado (coisa que muitas empresas fazem em relação ao Brasil), caro (idem) e com português de Portugal (já essa não uma característica que eu veja, acredito que é mais comum um português mau traduzido e ainda deixando um monte de coisa em inglês mesmo) e sem direito oficial a atualização para o Meego (acho que a Intel tenha influência direta nisso, pois não iria privilegiar um aparelho com chip de concorrente). Ainda pode ser atrativo para um público que não ligue para isso, que queira algo que funcione bem e não se importe com (des)atualizações.

    Vejam a situação do iPiada da Apple. Todo mundo (geek) espinafra o tal aparelho mais ele vende bem, pois certamente o público que compra não está ligando ou sabe dos defeitos que os geeks vêm, como as coisas que deveria ter para valer o que é cobrado e nem sabe que vai haver um iPiada II com muito mais recursos e talvez mereça até um apelido melhor que iPiada.

    Talvez agora que o Geeks estão espinafrando o celular, talvez o grande público queira comprá-lo :).

    @Ivan, o Android têm kernel Linux, mas não é um GNU/Linux como estamos acostumados (me parece que está mais para Google/Linux). Se vc chamar pelo nome certo, fará mais sentido. Não venha com aquela história de KDE ou Gnome ou Xfce, pois esses são opcionais. Quanto ao Meego, não sei o que ele é, parece muito diferente, mas acho que ele encontra paralelo no Ubuntu Netbook Remix, tava usando ele ontem e têm um visual diferente, mas vc comprova facilmente que é um legítimo GNU/Linux.

    Dorival (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 5:30 pm

    Brasil é um deposito de sobra tecnologica, infelizmente! Além do mais, pode cobrar 10x o valor pago na Europa e EUA, que vai todo mundo sair correndo pra comprar.

    Wakko (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 7:34 pm

    Gostaria de acrescentar apenas que existe um certo sensacionalismo em relação a demora da chegada do aparelho. Se alguém pegou o aparelho muito antes, foi na finlândia nos laboratórios da Nokia. Eu estava na Europa entre Abril/09 e Abril/10 e o aparelho só mostrou a cara em Londres em Janeiro. E em outros países que visitei na Europa, também em janeiro, não cheguei a encontrar o aparelho.

    E também sou só alegria com esse que é, incomparávelmente, o melhor aparelho que já possui.

    Wakko,
    MaemoBrasil.org

    Tilt (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 7:35 pm

    @O Santo

    Sobre o idioma, já tem tradução para pt_br.
    O Jorge Aguilar, mantenedor de um blog exclusivo do N900 o fez e muito bem feito por sinal!

    Ivan (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 8:18 pm

    @ O Santo

    Como eu disse Linux , Google ou Gnu, mas sempre Linux, mas a revista parece querer afastar esse termo do Android.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 24/07/2010 às 9:08 am

    Desculpe Nokia, não queremos consumir refugo. Melhor comprar um iPhod chinês que sucata cara lançada há 3 anos (e como fica a garantia?)

    Patola (usuário não registrado) em 24/07/2010 às 10:32 am

    Só é uma pena que, como o N800, não roda Skype com vídeo.

    Não espalhe mentiras, por favor. O N900 suporta tanto skype quanto gtalk com vídeo de fábrica e suporta webcam de MSN pelo aMSN. Procure no youtube que você acha vídeos demonstrando isso.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 25/07/2010 às 8:03 pm

    @Tilt, duvido que um usuário comum consiga baixar e instalar a tradução.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 25/07/2010 às 8:25 pm

    Também não acredito mais na estória de “depósito de tecnologia”. Em muitas áreas o país é até prioritário, pra muitos fabricantes estamos entre os 10, entre os 5 maiores mercados.

    E mesmo a Nokia, o N95 saiu rápido aqui, o N97 também. Esse N900 é que foi mal posicionado no mundo inteiro e perdeu uma boa chance. Talvez porque a Nokia temia que canibalizasse o N97.

Este post é antigo (2010-07-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.