Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Novos Androids virão com Flash 10.1

No mesmo evento, o CEO da empresa confirmou: o foco do Google mudou, e sua prioridade do momento passou a ser as plataformas móveis.

Da Info:

Em Barcelona, o CEO do Google, Eric Schmidt, acaba de anunciar que o Flash 10.1 será aplicação nativa da próxima versão do sistema operacional móvel Android.

Demonstrando a plataforma ao vivo com um jogo de miniclip, Schmidt afirmou que será possível usufruir de games com tela sensível ao toque no Android, dentre outras tarefas antes indisponíveis.

O executivo não deu maiores detalhes sobre o atributo, mas a novidade já causou furor entre os espectadores da Mobile World Congress. Isso porque as rivais Apple e Microsoft não possuem Flash em seus smartphones, nem sinalizam que irão adotá-lo no curto prazo. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    stanbr (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 3:07 pm

    Poutz… eu tenho um G1… e fico muito triste com uma noticia dessas! Flash tem que morrer!!!…

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 3:11 pm

    É uma pena ver a Adobe matar um produto tão bom…

    Eles deveriam ter vergonha de lançar o flash player com tantos bugs nas plataformas nao-windows…

    Bremm (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 3:14 pm

    Saudade do tempo que os aplicativos eram otimizados. Depois do Java, agora Flash…

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 3:17 pm

    Mas o Flash não é proprietário?

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 3:24 pm

    Mancada trocar java (software livre) pelo (proprietário) flash xP

    Don’t be evil, remember? all bullshit…

    O plugin da Adobe, é mas e especificação pode ser usada livremente se não me falha a memória.

    Daniel (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 3:53 pm

    É justamente por está prevendo uma morte se não começar a suportar de vez os dispositivos móveis que a Adobe tá correndo atrás pra suportar Flash 10.1 nos pequenos. A era dos Smarphones chegou e o melhor, a competitividade é mais justa dos que nos Desktops onde o Windows domina com muita folga.

    çichárpi (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 3:58 pm

    @GNU Fanboy
    Hã? Trocar Java por Flash? WTF? O suporte a Flash é necessário porque muitos sites usam Flash, ué. Não entendo essas reclamações. Queriam que a Google dissesse “ah, migrem todos os seus sites e aplicações Flash para outra coisa”? Se vocês me indicarem um software livre alternativo que faça o papel do Flash, eu dou uma colher de chá. Não, o HTML5 não é uma opção. A não ser que vocês achem que é legal passar 80% do tempo lidando com as mais variadas diferenças entre as implementações dos browsers, e, claro, no caso do Internet Explorer, as famosas extensões proprietárias e implementações porcas ou incorretas.

    paula (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 6:52 pm

    Concorrencia é algo MTO bom. E o que é velho e arcaico tem que morrer. Eu pelo menos nunca compraria um chuchu da Apple, seja iphone, ipad ou ichuchu. Muito menos se fosse com sistema da microsoft.

    @çichárpi, hoje te falo que boa parte do que existe em Flash na Web poderia ser feito com tecnologias abertas e padrão disponíveis nos melhores e mais baratos navegadores do mercado. Mas é claro que ainda não existe tanta facilidade para fazer isso e a maioria não aposta numa migração em massa.

    A questão é que Flash (e outras tecnologias como Silverlight e JavaFX) tem que morrer no mundo das aplicações para Internet (a não ser aplicações específicas, para clientes específicos). Flash fora do Navegador? Sim, como qualquer outra tecnologia Desktop.

    Sobre a diferença nas implementações dos navegadores, hoje em dia o único que realmente dá trabalho é o IE. Talvez o Internet Explorer seja a maior propaganda pró-tecnologias proprietárias.

    O Flash tem uma especificação aberta mas até agora é o único player capaz de executar bem arquivos .swf. ActionScript 3.0 mesmo só no plugin da Adobe, pq nos alternativos nem sinal. E o fato de ter uma especificação aberta não significa que por isso seja algo bom e não exista problema em ser utilizado em larga escala.

    Todos os componentes de software no Android são código-aberto, certo? E este plugin será o oficial da Adobe? Existe flash oficial em processadores ARM? Ou será algo como o swfdec ou gnash, que já funcionam em várias arquiteturas de processador, inclusive ARM? Pelo que me consta, 10.1 é a versão do *plugin* da Adobe, logo será um trabalho conjunto entre as empresas?

    O Android é Linux, se sair um plugin de qualidade pra ele, significa que pode sair também um plugin descente pra Linux?

    Gosto do Flash, indiscutivelmente é a melhor forma de desenvolver aplicações RIA no navegador. Muito mais fácil, rápido e sem preocupar com plataforma, versão e browser. Precisa só melhorar a qualidade do plugin no Linux e no Mac.

    Hell (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 10:08 pm

    @adilson

    O problema principal é que na realidade somente parte da especificação é aberta, não tudo, assim mesmo tendo a especificação ainda não será possível implementar todos os recursos necessários para fazer algo semelhante ao que é feito com as tantas JVMs que existem por ai.

    Tanto que na época essa ação da Adobe foi em parte criticada, mas pensando bem se especificação fosse completa seria de estranhar que iniciativas como SWF-TOOLS e outras iniciativas flash aberto não terem evoluído em nada.

    @Hell

    Ao que me consta, através do projeto Open Screen, toda a especificação foi aberta e a Adobe tirou todas as restrições de licenciamnto. Como não é bem a minha área, posso ester enganado, claro, mas é o que parece ao ler o FAQ.

    Curioso (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 8:01 am

    Falam do plugin da Adobe, mas até hoje não surgiu nada para substitui-lo a altura. O HTML5 vai ser uma revolução, mas vai demorar muito ainda.

    O Google pensa em atrair consumidores para o seu sistema operacional Android, e o suporte a Flash da Adobe vai ser um grande diferencial neste segmento.

    Não esqueça que Google é uma empresa e vive de lucros e não de ideologia.

    @Curioso, seguindo o raciocínio, a Apple é uma empresa que vive de ideologia, pq Jobs já declarou que Flash é uma droga e faz seu sistema operacional ficar instável, e que HTML5 é o futuro. Tanto que a Apple não coloca Flash no iPhone.

    O plugin Flash para Linux e Mac (nunca vi nem comi, eu só ouço falar) é um lixo.

    Flash é uma tecnologia bem desenvolvida, cheia de recursos, com uma grande gama de usuários e desenvolvedores, ferramentas e tudo mais, mas é uma tecnologia “ruim” pq não é baseada em nenhum padrão aberto ou interoperável. E Internet é algo tão grande que não pode ficar na mão de uma ou duas empresas ou um plugin.

    HTML5 vai demorar a sair? Sim. Mas quanto mais empresas se esforçarem para que ela saia, melhor será quando sair e mais poderemos usufruir desde agora.

    Quer um exemplo? Quem são as empresas que mais investem no HTML5 e demais tecnologias abertas? Google, Mozilla, Apple e Opera.

    São basicamente estas que criam e melhoram os padrões Web.

    Quer um exemplo de grandes empresas que não estão nem aí para padrões Web, tanto que nem mexem um dedo no processo? Microsoft e Adobe.

    Nem é preciso imaginar porque. Imagine se a Microsoft estivesse ao lado da W3c trabalhando para uma Internet aberta? Certamente o Internet Explorer seria um excelente navegador e o rascunho do HTML5 estaria muito mais avançado e quem sabe até sendo utilizado em larga escala (como vem sendo, e os usuários do Opera, Mozilla, Chrome e Safari são beneficiados com isso), mas não mais por causa da base de Internet Explorers instalada.

    Microsoft com seu Silverlight e Adobe com seu Flash, não querem nem saber para o resto da Web. Querem converter todo o conteúdo em material binário, fechado, não indexável e preso a uma plataforma (quase sempre da arquitetura Intel).

    Se você der uma pesquisada em coisas como “Ajax frameworks” no google vai ver coisas maravilhosas feitas em Javascript (ou Ajax) que fazem vc imaginar “para que alguém cria aqueles malditos banners em flash?”. Pesquise também por “Chrome Experiments”. Este fascina.

    Tecnologias abertas hoje em dia estão perto de fazer tudo que Flash/Silverlight fazem. É claro que nunca terão tantos recursos. Não dá pra mudar um padrão aberto a todo momento como uma Adobe faz a cada versão do Flash. Padrões Web são feitos para durar. É por isso que o HTML5 está demorando tanto para sair, pois querem fazer uma especificação ótima, que dure por vários anos, até um provável HTML6.

    As maiores fabricantes de ferramentas integradas para criação de conteúdo que usa estas tecnologias proprietárias são, no caso do Flash, a Adobe, com a suíte Flash (pq tem o mesmo nome?), e no caso do Silverlight, a Microsoft, com coisas baseadas em .net.

    Acha que um dia a Adobe vai criar uma suíte dedicada a criação de aplicações utilizando padrões abertos? Nunca. Ela não vive de ideologia, só quer vender seu peixe. E jundo a vara, o barco, o anzol, o rio…

    É até possível dizer que os padrões abertos não fazem tudo que Flash faz. É verdade. Hoje coisas baseadas em timeline não existem nativamente em HTML (mas existem implementações em javascript), nem recursos para animações mais complexas, estilo “filminho”. Se não me engano SMIL propõe algo assim, mas nunca vi isso sendo utilizado. Recursos para teleconferência (como webcam e microfone) ainda são rascunhos iniciais na W3c.

    SVG animado e Interativo já é um grande passo. Mas o IEca não suporta. Canvas também, mas novamente…

    Enquanto continuarmos (digo nós que usamos e acabamos tendo de desenvolver coisas na/pra Web) temos de parar com isso de que devemos usar Flash e demais tecnologias proprietárias pq não tem como não usar. Na Gênese há um capítulo sobre a criação do Flash. Quando o homembarbudoquejogaraiosemtodomundo disse “Faça-se a Luz”, foi uma animação em Flash que fez com que ele achasse que era bom.

    O futuro da Web está na mão de todos. Cabe a nós termos consciência do prejuízo que as tecnologias proprietárias (por mais que sejam de código-aberto) trazem para o desenvolvimento da Internet.

    Mas é claro que isso tudo é só minha opinião, caso alguém ache que estou afirmando e tomando como verdade absoluta.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 10:53 am

    Engraçado que, como fala sobre o Google e Android, os Gnu/Chatos não aparecem aqui pra policiar que Flash é evil. E flash tem mais é que morrer.

    BobEsponja (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 12:58 pm

    Flash tem que morrer! Já perdi as contas de quantas vezes ele matou o meu navegador!

    Wallacy (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 1:29 pm

    Alguem disse trocar java por flash? Isso não faz sentido.

    O Android continua construído sobre o java, e flash é o maldito plugin para o navegador rodar coisinhas inúteis. São coisas diferentes.

    çichárpi (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 1:39 pm

    @çichárpi, hoje te falo que boa parte do que existe em Flash na Web poderia ser feito com tecnologias abertas e padrão disponíveis nos melhores e mais baratos navegadores do mercado. Mas é claro que ainda não existe tanta facilidade para fazer isso e a maioria não aposta numa migração em massa.

    Aqui entra o famoso Internet Explorer. Eu gostaria de matar essa porcaria de navegador, que é responsável por quase todos os meus problemas de Javascript e afins. Infelizmente, eu não posso. Tenho que continuar desenvolvendo para essa coisa nojenta, asquerosa. Já tive vontade de perseguir uns desenvolvedores do IE para dar uma surra neles. Eu fiquei com muita raiva quando descobri que o IE7 levou anos para ser desenvolvido e não implementou as )(*&@#)(*&!@)(# das propriedades “display:table”.

    Como você vê, eu tenho nojo do Internet Explorer. Porém, infelizmente, ele está aí, e é um dos maiores responsáveis pela lentidão no avanço das tecnologias da Web. Agora que todos os navegadores estão melhorando a performance do Javascript, a Microsoft decide que, daqui a uns anos, terá uma versão com Javascript otimizado. É uma coisa linda…

    “flash é o maldito plugin para o navegador rodar coisinhas inúteis”

    hauahaua

    Gostei desta definição.

    @çichárpi, é engraçado como em qualquer outro setor do mercado o produtor pode interferir e dizer ao usuário que ele está errado ao usar um produto antigo.

    Mas no mundo da informática ainda temos que suportar um navegador velho (10 anos na informática é uma eternidade) que não funciona mais, só porque temos que agradar o usuário. Para mim isto é brincadeira. O que deveria haver é uma quebra total do suporte ao IE. Não funcionou no navegador que o usuário usa? Problema dele. Que use algo melhor, pq existe. Temos de dar avisos pro usuário para que ele utilize um navegador recente, através de banners, mensagens nos sites, “ameaças” de perda de conteúdo e interatividade, dentre outros.

    Estes dias o cara me ligou de Brasilia pq testou um sistema q estava sendo desenvolvido no Internet Explorer 6 e ficou todo desformatado, me pedindo pra fazer as modificações para que funcionasse. Eu simplesmente disse que não haveria como e acabamos concordando em incentivarmos o pessoal (os usuários) a não utilizar este navegador.

    Todo mundo sabe que o Internet Explorer é ruim. Pq não podemos fazer “recalls”?

    Patola (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 7:53 pm

    Isso, Info, continue ignorando o N900 como um competidor sério. :) Ele tem Flash 9 funcionando perfeitamente (ainda que não ache tããão positivo ter uma tecnologia proprietária) e pelas notícias que leio o Flash 10 chega logo. E você ainda pode, se quiser, trocá-lo pelo swfdec…

    Tem até vídeo no youtube mostrando gente jogando joguinhos flash no N900.

    O dia que surgir uma tecnologia que me permita fazer o que faço no flash com a mesma produtividade, eu troco.

    Caso contrário, minhas soluções continuarão sendo Java+Flex, afinal ideologia não paga conta e o cliente não quer saber se seu projeto demorou 2 meses a mais pra deixar o Richard Stallman feliz.

    @marcosalex, Flex: Client-Side. Java: Server Side. Interessante e produtiva mesmo esta combinação.

    Estou fazendo um curso básico de Flex e realmente achei esta tecnologia bastante produtiva. (estou fazendo o curso mais por curiosidade, espero nunca ter que trabalhar com uma tecnologia proprietária, principalmente para a web).

    Mas a produtividade é o principal meio que a Adobe utiliza para atrair as pessoas para suas tecnologias proprietárias, o que não faz de sua tecnologia algo bom. Não vou repetir todo o meu recurso “stallmaniano”, pq já está exposto num comentário acima.

    Pesquise na Internet por Frameworks em Ajax que você achará frameworks que implementam quase tudo que o Flex implementa, tudo baseado em Ajax. Tudo isso baseado em XML. São menos conhecidos sim, e talvez não tenham a mesma facilidade por não receberem tanto conteúdo. O problema do Ajax talvez seja o mesmo do Linux em relação ao Windows: muitas “distribuições” (frameworks) que tem qualidade mas muita fragmentação entre si, e não conseguem competir com uma tecnologia proprietária e consolidada (Windows), que não é necessariamente melhor, mas tem melhor suporte, etc.

    Possivelmente você não quer saber minha opinião, mas se quiser saber, leia um texto mais prolixo detalhado que escrevi no meu blog. Segue no link:

    http://leandrosan.wordpress.com/2009/12/31/duvida-da-semana-o-que-sao-tecnologias-para-a-web/

Este post é antigo (2010-02-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.