Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Notebook Híbrido: x86 e ARM em um pacote só

Enviado por Gabriel Henrique Paiva (pinguimpaivaΘgmail·com):

“Vi um artigo interessante descrevendo o lançamento de um Notebook pela norueguesa CUPP, que passa longe do que se considera “comum”: este híbrido tem embarcado tanto um processador X86 Core2Duo 2.3 Ghz acompanhado de uma versão do Windows 7 para as tarefas mais “parrudas” e como alternativa leve um ARM TiOMAP de 720 Mhz que roda uma versão nativa do Linux (Ubuntu) rodando sobre o leve ambiente gráfico LXDE,e uma vez que rodam usando o mesmo HD de 320 GB, pode-se ter acesso aos arquivos dos 2 sistemas.

Outro detalhe que chama muito a atenção é o fato de que ao contrario de um Dual-Boot comum, ao apertar de um botão (o velho ALT TAB para ser exato) pode-se chavear entre os 2 sistemas instantaneamente, onde o Core2Duo (e o Windows) são colocados para dormir e vise-versa e o objetivo de tudo isso é que como o consumo do chip ARM é menos de 5% do total consumido pelo seu irmão maior, você pode usa-lo a maior parte do tempo para ver emails,noticias, e tudo mais assim como faz com um smartphone sem que a bateria se esgote tão rapidamente, ou ainda usar um sistema mais leve como o Linux de um lado enquanto deixa o Windows ficar ocupado convertendo um vídeo do outro por exemplo.

Entre outras coisas este brinquedinho carrega também 4 GB de RAM 3 portas USB e 1 HDMI (utilizável pelos 2 sistemas) e uma tela de respeitáveis 16 polegadas. A duração exata da bateria ainda nao foi divulgada mas nos faz pensar que as possibilidades são muitas e com o preços dos processadores ARM caindo tanto parece um conceito interessante,e de uma forma ou de outra vemos cada dia mais a presença do Linux em nossas vidas,e com certeza este tem seu lugar garantido, vamos ver.” [referência: slashgear.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pascal (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 12:10 pm

    Primeiro de Abril ?

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 12:16 pm

    Eu queria um desses!

    anderson freitas (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 12:30 pm

    1 mint kde + 1 lubuntu e quanto ao sistema proprietário o gparted vai dar cabo dele,o melhor mesmo é que já venha sem!!!

    Filipe (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 1:32 pm

    A idéia nao é nova. A um ano atras eu vi um Dell com fazendo o mesmo:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Latitude_ON

    Felipe (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 1:34 pm

    Não pode ficar a impressão que o Windows é melhor que o Linux, já que o primeiro rodaria no Core2Due, e o segundo em um ARM?

    Analfabeto (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 1:47 pm

    viSe-versa Tá errado o certo é com C!

    Felipe (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 1:51 pm

    @Analfabeto – hahaha… eu ia comentar isso e me esqueci.
    O blog é bom, mas falta revisão dos textos aqui, as vezes.

    poi (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 2:43 pm

    @Felipe, acho que pode mas só linux roda no ARM.

    Conan (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 3:58 pm

    Alguem sabe se um ARM consome muito menos que um ATOM?

    Rodrigo (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 4:42 pm

    Não entendi a afirmativa no final do segundo parágrafo, que diz que dá pra usar o LInux no ARM enquando o Windows no Core2Duo converte um vídeo. Se quando alternamos entre os 2 processadores um é posto pra dormir (de modo a economizar energia), isso deveria ser impossível. Acho a hipótese dada equivocada, e acho que a utilidade mesmo é usar o sistema completo quando os requisitos são performance, ou o sistema mais fraco quando os requisitos principais são economia.
    Gostei da idéia do notebook, apesar de achar ideal pra isso um netbook com tela de no máximo 11 polegadas.

    Fabricio Biazzotto (usuário não registrado) em 15/09/2010 às 12:28 am

    Olá Rodrigo,

    Veja o segundo vídeo no site da slashgear.com, onde mostra que os dois sistemas podem ser utilizados em simultâneo… quando quiser utilizar somente o modo econômico, basta desligar o Windows, que aí sim ficará no modo hibernação, para posterior inicialização rápida…

    Quanto à tela, concordo que seria melhor uma tela pequena, porém devido à espessura acho que ficaria muito desproporcional…

    manuelmanel (usuário não registrado) em 15/09/2010 às 12:50 pm

    Bom, só viajando um pouco na maionese e filosofando de forma NERD…
    (e danem-se as criticas ao correto uso do português, nossa língua “filha da Patria”)

    Hoje existem soluções de virtualização que podem até passar o controle e execução em tempo real, de uma aplicação/processo, de um sistema pro outro em outro computador/servidor em rede …

    Se isso fosse adicionado de uma vlan interna via hardware, o sistema não adormecesse quando alternado e houvesse uma solução ideal para uso do mesmo disco ao mesmo tempo, ou com uma solução paliativa para alterna-los (ou possibilidade de instalação de mais de um disco, no caso de notebook) tendo ou não, os dois sistemas (x86 e arm) em discos distintos, adicionando também a esse pacote imaginário possibilidade de programas (para alternatar junto a virtualização) entre as arquiteturas (x86 e arm) instruções distintas ou um emulador, algo via software pra adicionar ao sistema, para rodar os programas x86 em arm e vice-versa, sem necessidade de versões diferentes compiladas para cada arquitetura (se não me engano apple fazia isso no os-x).

    Ai teríamos um PC/SERVIDOR altamente econômico e viável de uso leve com possibilidade de alternar para a outra arquitetura para uso pesado, ou mesmo para jogos e programas q demandem uso de 3D ou da GPU para auxiliar nos cálculos … ou ainda, uso independente do hardware extra (rede/som/video-gpu).

    Seria um sistema perfeito…

    e sim, não custa nada sonhar …
    (sonhos sim, pricinpalmente os de creme cobertos de açucar)

    Felipe de Almeida (usuário não registrado) em 15/09/2010 às 5:55 pm

    gostei da idéia de um notebook com 2 processadores: 1 intel e 1 arm.
    o windows é claro é selecionado por motivo obvio pois é o mais pedido.

    eu no caso por exemplo instalaria 2 linux um para usar intel e outro arm. quando você precisará de algum recurso maior vá de intel, precisa que o sistema dure bastante bateria? usa arm.

    alem do mais me possibilitaria testar plataforma arm mais de perto sem perde tudo que a plataforma intel me oferece.

    o que muitos ai nem se quer chegam a pensar é: e o custo brasil? nosso impostos podem deixar esse projeto inviável por aqui

Este post é antigo (2010-09-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.