Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Netbooks: Ubuntu terá menu global, à la Mac OS X, a partir da versão 10.10

Mark Shuttleworth descreve em seu blog os detalhes previstos para o futuro menu global que estará presente na edição netbook do Ubuntu 10.10 (prevista para outubro).


Este é um exemplo de menu global, mas NÃO está relacionado a esta proposta

O conceito é conhecido dos usuários de Mac: o menu dos aplicativos não é exibido dentro da janela, mas sim na barra superior do desktop. Algo parecido pode ser alcançado hoje mesmo (a screenshot acima tem mais de um ano, mostrando um menu global no GNOME) com configurações específicas do ambiente, para quem gosta.

Mas Shuttleworth se propõe a ir além, repassando ao d-bus a tarefa de intermediar a exibição dos menus, e fazendo com que isso logo funcione nos aplicativos que usam os toolkits do GNOME e do KDE, além de exceções importantes como a família Mozilla e o OpenOffice.

A intenção, naturalmente, é economizar espaço vertical (que costuma ser o mais escasso nas telas dos netbooks), mas reduzindo a perda de funcionalidade, dando um jeito de combinar (ou, mais propriamente, alternar) a exibição do conteúdo do título da aplicação e o menu ambos na barra superior da tela – o primeiro daria lugar ao segundo quando o ponteiro do mouse estivesse no alto da tela.

Segundo o post, a novidade estará presente apenas na edição para netbooks – usuários em outras configurações poderiam ativá-la opcionalmente, apenas. A conferir. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 8:27 am

    Fantástico ! O menu global é para mim o grande diferencial do Mac OS, em termos de interface. Nunca entendi os “menus de janela”, cada um de uma maneira diferente, sem ter um padrão. No Mac OS a coisa é bem mais fluida e organizada. Estou aguardando para ver se isso vai funcionar legal, e se funcionar, vou usar com certeza !!!

    Philippe (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 8:56 am

    finalmente alguem que muda, nao fica somente empacotando programas

    tomara que consiga fazer evoluir o menu global, isso seria melhor do que so implementar algo semelhante ao do mac os x

    Caio César (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 9:11 am

    Não acredito que seja assim tão vantajoso. Eu mesmo possuo um Mac (velho, mas os conceitos continuam os mesmos) e acho que acima de 1024×768 o menu já começa a cansar… com resoluções widescreen mais altas e monitores de 20″, 22″ etc se tornando cada vez mais comuns, fica difícil justificar uma solução que fazia sentido em 512×384 ou em 640×480.

    Lembrando que, embora o menu seja colocado na parte superior, os aplicativos escritos para Linux não foram desenvolvidos do zero pensando nisso, por tanto, não necessariamente o acesso ao menu se dará com pouca freqüência. Por exemplo, o Mac OS é pesadamente baseado hoje em atalhos de teclado consistentes e de fácil aprendizado, além de paletas e gavetas (algumas sensíveis ao contexto). É uma interface diferente…

    E quanto ao D-Bus, não vou dizer que aprovo 100% também, mas posso considerar como uma questão de “evolução natural”, basta ver como a medida será adotada pelos desenvolvedores em geral.

    renato (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 9:30 am

    o problema disso é que essa modificação vai gerar MUITOS side-effects

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 9:31 am

    Espero que a Canonical faça um levantamento de quantas patentes a Apple escreveu sobre este menu, provavelmente sejam muitas…

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 9:38 am

    Caio César, sobre o a resolução do monitor, creio que não tenho muito a ver, pois meu monitor trabalha em 1680x1050px e não sinto muita diferença de usar 800×600 (fora a qualidade da imagem).

    Thales Oliveira (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 9:59 am

    @Rafael A.
    Que? Eu sofriaaaa quando usava esse tipo de menu em 1920×1200 o.O inclusive acho que a Apple devia repensar isso =O

    De qualquer forma gostei da noticia, já estava em tempo desse menu funcionar com aplicações QT ^^

    Abraço

    Ao contexto do netbook acho a mudança formidável, pois isso economiza realmente espaço para resoluções tão baixas.

    Para desktop e resoluções mais altas eu não tenho tanta certeza, pois o fato é que trabalhamos com mais de um programa simultaneamente, e ter o mainmenu mais próximo ao aplicativo parece mais inteligente.

    Nesse mesmo contexto de menu global opcional para desktops, acho que o mais eficiente seria a capacidade de “dockar” aplicativos diferentes num aplicativo principal, para explicar melhor : geralmente uso o gimp para retocar imagens e um outro aplicativo para onde as imagens deverão ficar ou serem processadas de forma diferente, eu uso um componente do compiz que me permite ter na janela de titulo do gimp uma “aba” para o outro aplicativo, assim posso usar ambos os aplicativos em tela cheia e troca-las com um mouseover na janela de titulo. Sei, voce deve pensar que obtenho a mesmo coisa com ALT+TAB, porém nesse caso o ALT+TAB faz o intercambio com todas as janelas do sistema, no compiz, é apenas as janelas que eu docar. Esse é um recurso que com o habito te dá alguma produtividade.

    Ezequiel (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 10:30 am

    Sempre achei que a barra de título das janelas uma idiotice sem paralelo, principalmente quando ela apresenta apenas o nome do aplicativo, documento aberto e os icones de manipilação da janela – principalmente no Windows. Alguns programas já tem utilizado este espaço inútil para acrescentar alguns ícones, como o Photoshop CS4 e o AutoCad 2010.
    A ideia de um menu global no Ubuntu é excelente (e espero que a Microsoft também copie para o Windows…). Tenho utilizado muito um notebook Dell com a resolução de 1280×800 e sempre achei que 800 pixels é muito pouco para estas barras de títulos. O pior foi quando a Microsoft inventou aquele menu “Ribon” do MS Office que junto com a barra de título, come quase um quarto da área útil da tela (eu não me adaptei a este menu da MS.).
    Só tive um conforto razoável quando comecei a utilizar um monitor de 1650×1080 de 22″. Sobrou espaço suficiente na tela e as letras ficam de um tamanho bom de ler (achei os monitores full hd de 1920×1080 (ou 1920×1200) muito desconfortáveis em relação ao tamanho de letras e ícones na tela). O único problema notado é que alguns sítios na Internet insiste em ser alinhados à esquerda do navegador, ficando uma grande área à direita vazia.).

    Bruno (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 10:32 am

    Sensacional. Já uso o gnome-globalmenu há muito tempo.

    Glauco (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 11:51 am

    @ Caio César

    Você leu isso?
    “estará presente na edição netbook do Ubuntu 10.10″

    Eu ainda nao vi nenhum NETBOOK com monitor 20″ ou 22″

    EmanuelSan (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 12:45 pm

    Essa mudança vai na mesma linha de colocar as barras de ícones à esquerda (e na vertical), tudo para que se salve espaço vertical nas pequenas telas de netbook (no meu o máximo é 1024×600).

    Eu não tenho smartphone, mas acho que o formato retrato é o mais usado, nesse caso é necessário salvar o espaço horizontal e não o vertical.

    Assim acho que a barra de ícones devesse mudar automaticamente, sendo horizontal quando se está no modo retrato, ou vertical quando se está no modo paisagem. Essa funcionalidade seria interessante também para o tablets que devem aparecer esse ano.

    Thales Oliveira (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 1:28 pm

    Cadê meu comentário? =|

    ¬¬ (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 1:45 pm

    Sinceramente sempre odiei esse menus no MAC, pois para mim eles mas atrapalham do que ajudam. Ainda bem que essa infeliz novidade só vai se aplicar a versão Netbook do Ubuntu (será que da pra desativar esse troço?)

    erms (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 2:13 pm

    Muito boa a iniciativa!!! Mas vale a pena lembrar que o conceito de menu global não é exclusividade da Apple, pois o Workbench/AmigaOS já o utilizava desde o início da década de 80 quando começou a ser desenvolvido por Jay Minner. Porém, a Commodore só lançou oficialmente a linha de computadores Amiga em 1985, com o lançamento do Amiga 1000 (1 ano após o lançamento do Macintosh). Desta forma, não sei quais seriam as implicações com relação as patentes, uma vez que após o pedido de falência da Commodore, a marca Amiga tem mudado constantemente de mãos nos últimos anos e atualmente pertence a Hyperion Entertainment e a A-EON.

    http://kamikazow.wordpress.com/2010/04/09/plasma-netbook-mockup/
    existe uma discussão na lista plasma devel sobre isso. Não, não a li, só sei que existe.

    André Machado (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 3:51 pm

    É, começou com aquele papel de parede rosado… Agora, sim, estamos vendo quem a Canonical está copiando. Mais um motivo para não usar Ubuntu.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 3:57 pm

    Acredito que o melhor seja o menu na barra das janelas e não o menu global. O KDE já tem esse suporte desde o 2.0, e ninguém nunca usou muito. Essa é uma característica que os sistemas monotarefas, como o mac os 9, mantinham, para desestimular o uso concomitante de múltiplos aplicativos.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 5:36 pm

    Qualquer semelhança do ubuntu com o os X é mera coincidência oO

    Caio César (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 6:20 pm

    @Rafael A. de Almeida: faz muita diferença, diria que a diferença é tão absurda que fica difícil expressar o ganho de produtividade e conforto ao mudar de 800×600 para 1680×1050. E ainda há quem use múltiplos monitores, tudo para acomodar mais janelas e ter uma resolução maior.

    @Ezequiel: a barra de título das janelas continuará existindo, além disso, ela não somente mostra o nome do aplicativo, mas também possui botões que manipulam a janela em questão (menu controle, maximizar, restaurar, minimizar, pregar, sombrear etc). De qualquer forma, existem gerenciadores de janela que lhe permitem deixar só a borda ou mesmo, nenhuma borda, vai do gosto…

    @Glauco: SIM EU LI, agora, desligando o Caps Lock, pois o único “surdo” deve ser a vossa pessoa, estou dizendo que não faz tanto sentido pois há toda uma questão da interface do aplicativo a ser levada em consideração, pois muitos dos padrões seguidos por nossas interfaces nasceram em ambiente Windows e principalmente UNIX (Motif, por exemplo), logo, não têm tanta semelhança com o Mac OS, outra coisa: o recurso não será exclusivo e poderá ser ativado nas versões normais, conforme artigo. Vide também o comentário abaixo para complementar o que estou dizendo sobre interfaces.

    @EmanuelSan: falou tudo, o formato retrato/widescreen é muito mais usado e por tanto, barras na lateral podem fazer muito mais sentido. Em telas de netbooks, isso com certeza faz sentido.

    @bebeto_maya: o Mac OS 9 não é monotarefa, ele possui um sistema cooperativo de multitarefa, que por vezes lembra o Windows 3.x. O System 6 e anteriores, eram monotarefa (no caso do System 6, a multitarefa era opcional).

    Camila (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 10:06 pm

    Paga pau desgraçado do Mac. Viva o Windows que se mantém fiel à interface padrão. Desse jeito desisto de usar o Ubuntu, acho que vou partir pra outra distro…

    erico (usuário não registrado) em 28/04/2010 às 10:28 pm

    boa ideia, abas e menus globais para tudo, é o que eu penso.

    Quando vc configura para ativar a janela que está sob o cursor do mouse vc percebe bem o problema. Principalmente quando vc tem mais de uma janela de aplicativo no mesmo desktop. Vc leva o mouse de um aplicativo para o menu do topo, mas no meio do caminho passa por cima de outra janela, o menu muda e vc fica com raiva. É por isso que não gosto dessa configuração.
    O KDE 4.4 tem um modo muito bom mesmo pra netbook, pq não mudar a mentalidade e usar o KDE ao invés de reinventar a roda?!
    E pelo novo visual do Ubuntu já dá pra perceber que é uma cópia barata do OSX.

    Lindrix (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 1:18 am

    É uma grande sacada usar esse conceito, mas é preciso ter cuidado com a fome por patentes da apple, justamente pelo conceito discutido na notícia.

Este post é antigo (2010-04-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.