Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


NetApplications: Chrome ultrapassa Safari e se torna o terceiro navegador mais popular

Enquanto o Firefox permaneceu estável em seus ~24,6%, o Internet Explorer caiu para ~62,7% e o Chrome ganhou 0,7 p.p., passando a 4,63%, à frente dos 4,46% do Safari.

O número de citações sobre estatísticas é um indicativo do perigo de se basear nos números desta pesquisa como única fonte para uma análise ou tomada de decisão, mas pesquisas como a da NetApplications, atualizadas periodicamente e mantendo um mesmo critério ao longo do tempo, podem permitir alguma segurança na hora de analisar tendências de longo prazo – algo que não é possível analisando apenas este ponto único no gráfico.

De todo modo, parabéns ao Chrome pelo avanço, mesmo que seja, como se aventou, apenas um reflexo temporário do lançamento dos betas para Linux e Mac OS X. (via osnews.com)

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    marcoc2 (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 9:14 am

    Povo esperto
    Chrome é ótimo.

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 9:26 am

    To usando o chromium a um tempo no gentoo.

    Muito bom.

    Leve, simples.

    Funcional…

    Wendell (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 10:09 am

    Utilizo o Chrome no Ubuntu e Mac e realmente nota-se a diferença sensivelmente em relação ao Firefox, por exemplo. É bastante rápido e não apresentou nenhum problema como travamentos e utilização de recursos como o citado.

    Bem, o chrome compartilha muitas coisas com o safari (como o webkit), e a execução de programas em javascript do safari é quase tão rápida quanto a do chrome. Acho que o que está fazendo o chrome crescer mesmo é a propaganda do google (no Brasil, será que alguém lê aquela mensagem quando se faz logout do orkut?), e o tempo de inicialização do navegador, já que o safari é um monstrengo de peso.

    O safari é um ótimo navegador. Se bobear o mais inovador de todos, já que foi nele que surgiram boa parte das tecnologias que compõe o HTML5 (canvas, video, etc.) e sempre foi o mais compatível com padrões Web. Mas tem aquela restrição de ser para Mac e não ser conhecido pela maioria dos usuários do Windows.

    Habeas Corpse (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 11:43 am

    O Safari se acha de mais assim como tudo o que é da apple XD~

    Tony Stark (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 11:55 am

    Tenho o Chromium aqui no Mandriva 2010 (estou digitando este texto nele).
    A velocidade dele põe o FF pra comer poeira.
    Dá pra se notar de cara isso.
    A única desvantagem, são as inúmeras extensões do FF que ele não tem (ainda).

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 12:12 pm

    Eu gostava muito do chrome depois de ver o bichinho funcionando com extensões. Ficou _muito_ lerdo. Provavelmente é culpa delas, mas se eu nao puder usar a adblocker porque é uma cpu-hog, então, bem, estou bem confortável no firefox =)

    DeathCrawler (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 12:22 pm

    Apesar de ser um grande fã do Firefox, confesso que estou usando o Chrome, só não deixei totalmente aquele por causa dos User JS, que não funcionam satisfatoriamente no Chrome…

    Mas uma coisa eu digo, será muito difícil o Chrome conseguir ultrapassar o Firefox tão rapidamente, o Firefox conseguiu uma marca invejável no mundo dos browsers, e isso será difícil de tirar…

    E o Opera tá aí, mostrando que está vindo para brigar forte, inclusive no Linux.

    O mundo dos browsers está muito concorrido, e essa briga vai nos beneficiar.

    Por enquanto uso o que tem o melhor desempenho como principal, quando o Firefox melhorar um pouco volto para ele.

    Renan (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 12:51 pm

    Só não migro pro Chrome devido à falta do Vimperator para ele (o vimlike-smoozie não chega nem aos pés desta extensão).

    Não gosto do Safari. O HTML pode até ser um pouco mais compatível com os padrões, mas o Javascript dele é o menos compatível de todos os browsers.
    Exemplo: no onkeypress do Safari, ele captura as teclas Tab e as setinhas. É o único browser que tem esse comportamento.

    @marcosalex, mas a tacla tab e as setinhas não são teclas? :-) Acho que o comportamento correto é capturar toda e qualquer tecla. Embora entenda que quase sempre é desnecessário tratar tabs e setas.

    Como está definido na especificação da linguagem?

    jr (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 2:37 pm

    Até acho pouco, dada a promoção que o Google faz. No YouTube todas as páginas tem propaganda do Chrome. Assim até o Opera conseguiria chegar a 2%. :-P

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 3:50 pm

    Eu estou usando a um bom tempo o Opera e existe uma diferença estúpica em velocidade entre o Firefox e o Opera. Não sei o que faz o firefox ser tão lento. O Opera é rapido, bonito e faz bem o seu papel.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 4:35 pm

    Aqui tenho Ffox, Opera e Chrome, engraçado é que uma menina ,aqui de casa, prefere o Chrome, ela usa Orkut, Youtube, meu irmão baixou o Skype para uma amiga no Windows e veio junto o Chrome.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 7:40 pm

    Eu sou um dos que estão engrossando essa lista, mas quando leio RSS uso o Akregator, aí deve aparecer como KHTML e/ou Konqueror.

    Velocidade e um visual voltado ao que interessa (ver a páginas WEB) é o que me atraiu no Konqueror. Tá na hora do pessoal do Rekonq pegar o código do motor javascript do Chromium e usar ele. Assim teremos algo com a velocidade do navegador do Google com a funcionalidade do KDE.

    @tenchi, pode até ser mais correto (e eu acho que é), mas não é o ‘padrão’. Esse tipo de detalhe não está na especificação, daí a margem pra dupla interpretação.

    Será que a Apple não verificou nenhum browser pra constatar que todos tinham o mesmo comportamento? Ou ela quis seguir sua própria interpretação, sabendo que o navegador não seria compatível com os demais, mesmo que os dois estivessem em conformidade com a especificação?

    Talvez por isso a Apple sempre divulga que está compatível com o HTML e CSS mas nunca vi ela citar o % de compatibilidade com o Javascript.

    webdeveloper (usuário não registrado) em 5/01/2010 às 12:00 am

    Talvez por isso a Apple sempre divulga que está compatível com o HTML e CSS mas nunca vi ela citar o % de compatibilidade com o Javascript.

    Isso que você está falando não é referente à especificação do JavaScript (ECMA-262). JavaScript é só a linguagem, não define nenhuma API de acesso a documentos nem de eventos (mas sim apenas APIs básicas, como o Math.*), justamente devido à linguagem ter bem mais aplicações que em páginas Web.

    Isso é referente à especificação do DOM.

    Exemplo: no onkeypress do Safari, ele captura as teclas Tab e as setinhas. É o único browser que tem esse comportamento.

    O onkeypress no meu Firefox está capturando as teclas Tab e as setinhas. http://www.w3.org/2002/09/tests/keys.html

    Ainda prefiro o Firefox e o Opera, testei o chrome no windows e no ubuntu e ele travou varias vezes, também não gosto das opções de personalização limitadas do Chrome.

Este post é antigo (2010-01-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.