Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Net Applications de outubro: Chrome cresce, Firefox e IE reduzem

O mês de outubro terminou com mais um salto de quase meio ponto percentual do Google Chrome na pesquisa de popularidade de plataformas da Net Applications: o navegador do Google passou de 7,98% para 8,47%. O Safari, igualmente baseado no engine em código aberto WebKit, teve também um incremento, embora mais modesto: foi de 5,27% para 5,33%.

Mas para a participação de alguém crescer, outras precisam se reduzir, e dessa vez houve quedas no Internet Explorer (59,65% para 59,26%) e no navegador em código aberto Firefox (22,96% para 22,82%). Opera e Opera Mini também tiveram pequenas reduções em suas já reduzidas fatias.

Exportei os dados dos últimos 11 meses da NetApplications e plotei o gráfico acima, para quem tiver a mesma curiosidade que eu sobre a tendência que os 3 maiores concorrentes do Internet Explorer vêm seguindo ao longo do período.

A imprensa também vem destacando outro detalhe digno de atenção na mesma edição da pesquisa, mas em seu capítulo dedicado aos sistemas operacionais: o Symbian sumiu do gráfico e entrou na categoria “Outros”, sendo substituído na posição minoritária pelo Android, que o ultrapassou e ostenta 0,27% de participação nesta pizza em que uma fatia de mais de 90% ainda é ocupada pelo Windows.

(via hitslink.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Frank (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 9:37 am

    Acredito que a tendência é que o Chrome continue subindo, o IE continue caindo e o Firefox continue oscilando até que os três (e, talvez, mais algum outro) encontrem um ponto de equilíbrio. Afinal, toda unanimidade é burra!

    Crhistian (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 12:58 pm

    É impressionante a força de uma grande marca, como o Google e a Microsoft. O Chrome é muito inferior ao Firefox, que sem dúvida é o melhor browser já feito até hoje, mas está subindo na aprovação dos usuários. A mesma coisa acontece com o Internet Explorer, que é um browser obsoleto, “endurecido”, sem graça, mas continua no topo por conta da força da Microsoft…

    Alex Bars (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 1:35 pm

    Noticia que quero ouvir, IE7 morre, IE6 é trocado por Opera na Asia, Chrome novo lider, Firefox e IE8 com mercados iguais em 2 e 3 lugar!!

    Isso acontecera no maximo em 2014!!

    Mãe Dinah!

    Alex Bars (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 1:42 pm

    http://www.netmarketshare.com/browser-market-share.aspx?qprid=2

    Alex Bars (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 1:52 pm

    Crhistian,

    Eu acredito que voce está falando como fanboy, o Unico Browser que se diferencia mesmo é somente o IE8, Safari e Opera, tem as ultimas implementações, e tem menos erros em antigas implementações!!

    Chrome Fanboy!!

Este post é antigo (2010-11-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.