Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Namoroka: saiu o Firefox 3.6

Boa notícia para os apreciadores do mais popular navegador da Mozilla: após 5 betas, 2 RCs e alguns adiamentos, saiu a versão 3.6 do navegador Firefox, com o codinome Namoroka.

A versão incluiu a costumeira lista de novidades, incluindo o suporte ao Web Open Font Format, Personas, novos alertas para quando houver plugins desatualizados em uso, e muito mais. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 8:59 am

    Firefox é bom mas acho o Opera muito superior

    Ivan (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 9:14 am

    Firefox é bom , e eu uso! :D

    Não notei praticamente nenhuma diferença visual em relação ao 3.5. Aqui o negócio atualizou sozinho (uso um repositório ppa com as versões em desenvolvimento) e achei muito engraçado a mudança de nome.

    Uma coisa que achei engraçada e acabei de reparar é que uma nova aba abre-se exatamente ao lado da aba atual quando vinda de um link (como no chrome), e não lááááá no finalzão da lista (como era antes).

    AcidTest3? 92/100

    Opera e Webkit já chegaram à 100/100 há mais de um ano.

    Por essas e outras eu uso o Opera :]

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 10:07 am

    Lembrando que o Acid3 é baseado em padrões web que ainda estão em rascunho e podem mudar de uma hora para outra. Inclusive, na última revisão d rascunho, meparece que teve uma tag que retiraram da especificação ou algo assim.

    ale (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 10:11 am

    Namoroka é uma japinha namoradeira …
    foi mal, desculpa aê rsrs …

    @tenchi
    Eu sou louco ou animações/transições tipo jquery são MUITO mais fluidas nos navegadores webkit?
    Eu tenho a estranha impressão de que (pelo menos no windows) o FF tem deixado as animações meio “travadas” nesses últimos releases.

    André (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 11:21 am

    Pra mim o que era importante era em relação ao consumo de memoria e a liberação de memória, e continuou igual, se ele começa a consumir memória so fechando todo o navegador e abrindo de novo pra liberar, ou usando algum plugin. Por isso ainda prefiro o chrome

    Valdomiro (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 11:41 am

    Todos nos sabemos a qualidade do Firefox, mas já faz um tempo que estou utilizando também o Chromium da Google, pela velocidade. Não tem todas as funcionalidades que o Firefox tem, mas tem uma coisa que ele está perdendo que é justamente a velocidade. Consumo de memória é ruim, mas acho que quase ninguém hoje tem essa carência.

    André (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 12:32 pm

    um computador rodando o windows sempre vai ter problema com consumo de memoria, se os outros programas nao liberam fica pior ainda

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 12:36 pm

    Uma das novidades dessa versão é o aumento da velocidade… pelo menos é o que se diz no site da osnews. Pra quem parou de usar o firefox eu acho que seria com experimentar essa versão… Eu não sei se ele é mais rápido que o chrome ou opera até porque eu nem testei essa versão. Tô na 3.5 que não está me trazendo nenhum problema.
    Abraço.

    habeas_corpse (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 3:02 pm

    ateh hoje naum vi um navegador que substitua o Firefox.
    o chromium soh tem velocidade… o firefox na minha opniao eh lento pq usa o GTK. O firefox tem que ir para o QT, duvido se naum melhora muito… o chromium tambem usa GTK, tambem eh lento, soh eh mais rapido para iniciar, e abrir nova aba. pessoal faca o teste de scrolling no gmail com o chromium e o firefox no linux e o mesmo no windows, aproveitem e facam o mesmo com o IE,
    no linux vai estar bem mais lento, pq sera?

    jr (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 5:15 pm

    Muito bom, estou usando desde ontem! o/

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 5:52 pm

    @habeas_corpse

    O Firefox não é lento por causa do GTK, já que o Chrome e o Chrmium são GTK também e você mesmo disse que o que eles possuem é velocidade.

    Antonio (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 6:03 pm

    @habeas_corpse
    Aí no caso tem o X11 no meio do caminho… este ainda precisa de uma ótima reestruturação para melhorar a performance.

    Heaven (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 6:11 pm

    @habeas_corpse

    Depende de qual gmail esteja falando, pois o gmail visualizado no chrome e firefox é bem diferente do gmail visualizado no Internet Explorer, pelo que me lembre o IE o pessoal do google desabilita alguns recursos para que o mesmo possa funcionar, recursos esses que ficam habilitados em outros browsers.

    Outra coisa o GTK não é lento, muito pelo contrário, é rápido até quase instantaneo, o problema é a forma de programar com ele que gera muita gambiarra, além que se comparar mais a fundo o GTK com o Qt verá que o Qt é mais lento que o GTK em certas tarefas gráficas.

    José Vitor (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 6:31 pm

    Putz, já apareceu o pessoal dando palpites gratuitos…é o GTK, é o X (esse era óbvio que ia aparecer)…

    A minha experiência é que o FF até a versão 3.0.8 ou .9 era ótimo no Linux (Ubuntu).

    A partir de uma certa atualização (não se se 3.0.9 ou 3.0.10) ele começou a ficar irritantemente lento na rolagem de tela (com smoothscroll, que sempre uso), e na abertura de muitas abas com imagens e animações (mesmo com FlashBlock, que sempre uso).

    (Aliás, existe uma extensão que permite configurar o smoothscroll, melhora bastante a rolagem da tela. Mas isso não resolve a lerdeza quando se tem muitas abas abertas.)

    Em minha opinião os “culpados” pela lentidão do FF são mesmo os caras do Mozilla. Alguma coisa eles fizeram que afetou bastante a performance no Linux.

    O Chrome realmente está sendo mais agradável de usar. Acho que dificilmente o FF vai conseguir alcançar o Chrome em performance, afinal o FF é bem mais antigo, tem muito código legado. O Chrome é recentíssimo, não tem o problema do “bit rotting”.

    De qualquer maneira, o que é mais interessante é que estes dois (Chrome e FF) continuam a comer o mercado ocupado por aquele estrupício que é o Internet Explorer…não mais seremos usuários de navegadores “alternativos”…

    habeas_corpse (usuário não registrado) em 23/01/2010 às 10:34 am

    @andre o velocidade que eu falei foi de abrir o navegador e abrir uma nova Aba
    dizer que o gtk é rápido é mito, pq por exemplo se eu tenho uma lista de uns 1000 emails no evolution, fica muito lento o scrolling, também tente fazer o scrolling no thunderbird. são coisas que não acontece com programas no windows.
    Sinceramente quando eu migrei para Linux a principal dificuldade que senti foi a velocidade das GUI.

    elias (usuário não registrado) em 23/01/2010 às 10:52 pm

    isso não é problema do gtk.. o.o vc ja tentou os patches do kolivas? ok, é meio nerd, mas pode ajudar..

    algo que pode ajudar tb é ter drivers melhores pra placa de video (e ter uma placa de video razoavel!), ao menos _aqui_ só de botar o driver nvidia o problema da latencia desaparece..

    elias (usuário não registrado) em 23/01/2010 às 11:09 pm

    eu tb noto esse problema de latencia — eu notava mais na epoca que migrei do windows pra linux.. eu tinha uma placa de video onboard, acho que da sis, e um pentium 3 600mhz.. a latencia no windows 2000 era otima, no conectiva 9 com kde 2.x não era lá essas coisas…

    eu me sentia ‘estranho’, ficava me perguntando quando eu ia me acostumar, hehe.. mas foi que eu me acostumei.

    aparentemente o centro da questão está no escalonador (? acho que é esse o nome): http://miud.in/1cF

    (eu testei aqui com uma placa intel: youtube realmente fica lento em full screen! arg!)

Este post é antigo (2010-01-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.