Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva e Classmate PC vão ser adotados pelo MEC nas escolas brasileiras

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“”Esta é uma grande notícia para a Mandriva! O MEC (Ministério da Educação e Cultura), autoridade de educação do governo brasileiro, selecionou os computadores Classmate com processadores Intel operando com o sistema Mandriva Linux para uso educacional a nível nacional.

A Mandriva está trabalhando em parceria com a Positivo, fabricante do hardware, para oferecer esta solução de código aberto a qual auxiliará os professores a melhorarem a formação dos estudantes. Além disso, esta será uma das maiores implantações organizadas de Linux do mundo, com potencial para atingir 1,5 Milhões de unidades, e confirma o Linux como uma solução rentável, como um sistema operacional alternativo para computadores.

A decisão do governo brasileiro de escolher as soluções da Intel Learning Series (Linha de Aprendizagem da Intel) com o Mandriva Linux nos classmates reafirma o Linux como o sistema operacional preferível para o mercado global de educação, com o Mandriva sendo o líder no mercado Linux orientado à educação.

A edição brasileira do Mandriva é baseada na versão mais recente do Mandriva Linux para mini notebooks, a versão 2010, e foi adaptado para os computadores com processadores Intel com um lançador de aplicações exclusivo, que torna mais fácil o acesso às mais comumente necessárias aplicações de código aberto. A Positivo fabricará computadores classmate com processador Intel, que serão usados por professores, pais e alunos nas escolas brasileiras.”” [referência: blog.mandriva.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Peterson Silva (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 2:03 pm

    Argh, Mandriva. Particularmente detesto essa distro, but.. Any linux is better than no linux.

    Peterson Silva (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 2:04 pm

    Ou não, mas enfim.

    DarkCode (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 2:05 pm

    Parabens e Longa vida a Mandriva, com isso agente toma ponta aqui no Brasil ! pode ser o comeco de uma nova historia para o Mandriva/Conectiva !

    Felipe (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 2:08 pm

    @Peterson Silva – por que você odeia o Mandriva? É a distro que uso no meu desktop.

    Leonardo Castilhos Thibes (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 2:14 pm

    Hoje sou usuário de Ubuntu e Mac, mas há alguns anos fui ávido usuário do falecido Conectiva Linux e do Mandriva quando ainda se chamava Mandrake.

    Achei uma pena quando o Conectiva sumiu mas fiquei feliz quando a Mandrake o comprou, tornando-se assim Mandriva.

    Apesar de hoje não ser mais usuário desta distribuíção, fico muito satisfeito em saber que ela continua viva.

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 2:18 pm

    Muito legal a MANDRIVA chegar a esse ponto, nao gostei do LINUX EDUCACIONAL, mas agora estamos indo para um ponto mais moderno da MANDRIVA, mais atualizada! mais desenvolvimento! o GOVERNO tem q ter iniciativas como essas para começar a economizar e injetar essa economia em pesquisas. A EDUCAÇAO, espero, que seja somente o inicio…

    Luiz (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 2:24 pm

    Não entendi a expressão ‘argh Mandriva”. Para mim é a distribuição mais amigável entre todas as Linux que conheço. Para as escolas brasileiras, acostumadas ao windows é a opção mais acertada.
    Parabéns a Mandriva!!!

    Diogo (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 2:38 pm

    Eu já retirei alguns “Linux Educacional” de escolas e substitui pelo Mandriva normal, sem apelo educacional, e jé tivemos um resultado melhor, imagina uma versão com apelo educacional!
    Bom, acho que depois que o plano estiver concreto, o mundo Linux passa a ter uma nova ponta.
    Ah sim, uso Mandriva na minha empresa e no meu desktop.

    viana (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 3:00 pm

    É assim que se ganha dinheiro , fama , nome e mercado. “Parcerias” !
    Só espero que o sistema seja realmente amigável e que o nome Mandriva seja lembrado pelos alunos deste equipamento , e assim , formando possíveis usuários Mandriva Linux no futuro.
    Parabéns!

    Bom para o professor, para o aluno, para o país, para a educação. Parabéns aos cérebros envolvidos!

    Douglas G. Oechsler (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 3:52 pm

    Parabéns pela decisão! Como disse o amigo ali. Também odiei o Linux Educacional (uma distro antiga, feia e nada amigável ao que temos hoje).O Mandriva não é o The Best, mas pra quem nunca viu linux na vida é uma boa escolha. Ele é fácil, bonito, leve e rápido. Cumpre bem suas funções. Hoje sou usuário do Opensuse, pra mim considero o melhor, mas já fui user do Mandriva por muito tempo Vida longa ao Linux!

    Filipe (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 3:56 pm

    Não sou adepto do Mandriva, mas pelo menos não vai vir com satux, fenix, famelix ou algo do genero hehe…

    Smaug (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 4:05 pm

    Beleza, Mandriva, parabéns. Uso até hoje numa das partições de meu note, nunca me decepcionei.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 4:09 pm

    Eu uso Ubuntu Linux, porque gosto de alterar várias configurações do Nautilus… Mas, acho o Mandriva incrível e muito fácil de usar, tão fácil que indico para alguns amigos. Mas, mesmo tendo Mandriva também com gerenciador de janelas Nautilus, eu sempre gostei mais do Mandriva com KDE. Eu sei que é tudo um mimimi, mas os pacote .deb já padrão de distribuições oriundas do Debiam sempre me fascinaram, pois conheci o Debiam quase que em sua origem. Mas, tudo bem, ponto para o Linux que é que realmente sempre me fascinou. Então sempre que vejo falar que tem Linux instalado em alguma coisa, sinto minha alma lavada… Porque lá no passado escutei muita bobagem e risos, quando falei que um dia o Linux ia ter ser lugar ao sol, e eles diziam que lugar de pinguim é na geladeira ou em terras geladas… O Linux provou que lugar de pinguim é em qualquer lugar ou coisa.

    yermandu (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 4:28 pm

    Legal, acho mandriva uma distribuição muito util para iniciantes. É simples de usar, e o painel de controle, vulgo “mcc” faz milagres principalmente aos que chegam agora. Usei constantemente Mandriva em 2007/2008, embora hoje esteja envolvido em outras distros, não deixo de usar Mandriva. Suas atualizações são rápidas. O sistema de bugs é bom, o canal irc freenode em inglês sempre dispõem de pessoas para ajudar, no caso brasileiro dependendo do horario teras que esperar um pouco, mas aguarde, pois eles estarão dispostos a ajudar. Há ainda a lista de emails, o forum muito bem cuidado por Manoel Pinho e Kidsoero. Um canal wiki não oficial dá um cuidado ao iniciante para auxiliar nas principais perguntas.

    Em resumo mandriva é uma distribuição Fácil de usar, principalmente quem vem migrando do windows, ou quem esta aprendendo a mexer agora. É uma distribuição livre, e contém também serviços como o maravilhoso Mandrivapen uma distribuição no pendrive como um livecd.

    Acho que os novos alunos vão assimilar bem sua liberdade no mundo livre.

    Para os pais e educadores, deveram se atentar em filtros e firewall, para evitar conteúdos indevidos, para aqueles que sentem mais a vontade podem ver as opções no painel de controle.

    Parabéns a mandriva, ao mec pela iniciativa, já está na hora de começar aprendendo éticamente com linux.

    Boa Sorte a todos.

    Ícaro (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 4:46 pm

    É bom, mas usa Intel :(

    Seria bom um computador sem processadores x86, x86_64. Com isso não conseguiriam instalar Windows :)

    Além de ter uma independência maior no hardware.

    Ivan (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 5:06 pm

    @ Ícaro
    Você queria que eles viessem em produtos Texas Instruments, com processadores ARM’s, fabricados na china? Desculpe, mas fiquei sem
    entender seu comentário.

    Voltando ao tópico, e sem querer ser troll, é uma dúvida sincera, me chamou atenção o fato das duas principais empresas envolvidas no projeto estarem envolvidas em notícias recentes de problemas financeiros, meu receio, acredito justo, é :
    “-Será que elas terão bala na agulha pra levar isso adiante com boa qualidade e experiência satisfatória para o usuário final?”
    Fora isso tem o fato de a Positivo ter a fama de ter hardware muito ruim, um dos motivos das noticiadas dificuldades financeiras da empresa.(perda de mercado)
    Quem souber algo sobre isso e puder jogar alguma luz,sobre esses meus pensamentos sombrios, fico grato.

    Felipe (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 5:50 pm

    Ícaro, o Ivan queria que fosse um hardware não suportado pelo Windows, para que ninguém formatasse o PC para instalar o Windows.

    @ivan, usar o arm não seria nada mal, com certeza manteria o custo nos níveis pretendidos, e olhe reveja qualquer visão que você tem sobre a china porque mesmo hardware badalado de dell, apple e cia vem de lá.

    Uma das coisas que me interessou na notícia é a possibilidade de retorno de uso do sugar que já tem uma integração com o fedora e ambiente rpm, além de outras distros. Sempre penso que dado o foco do sugar o sistema pode trazer resultados interessantes com as crianças.

    Creio que agora que se resolveu a novela da escolha do equipamento deve-se acompanhar o desenrrolar do projeto, como será a habilitação dos aplicativos que rodarão nas máquinas, penso que se deve ser muito otimista quanto a isso e imaginar que hoje é apenas o primeiro dia de um novo momento, muito mais queo fim de uma novela que se arrasta há uns três anos.

    Felipe (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 6:14 pm

    Onde eu disse Ivan era Ícaro, e vice-versa. Hahaha…

    Marcel (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 6:51 pm

    O tempo voa no tempo da informática…

    …quem acompanhou a saga dos X0s do Negroponte sabe disto. Ele conseguiu criar a idéia dos netbooks, notebooks de baixo custo com processamento um pouco menor, e que rodaria Linux com interface modificada Sugar. E, embora não tenha dado certo, lançou no mercado a idéia de netbooks.

    O grande problema é que os netbooks estão sendo sufocados pelos tablets, que se dão muito bem com outro linux com interface modificada: o Android. Estes sim práticos, e de baixíssimo custo. Tem tablets por menos de US$ 100,00 na china (vide dealextreme).

    A idéia é boa sim, só está atrasada 5 anos…

    Andre (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 7:02 pm

    [Ubuntu fan boy on]Poderia ter sido Ubuntu em vez de Mandriva[Ubuntu fan boy off] Vai demorar mais quanto para esses computadores chegarem às escolas de verdade?

    Diogo (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 7:36 pm

    Não acho que o tablet é tão útil quanto um netbook, na verdade, não vejo utilidade em tablet, talvez os novos com o MeeGo sejam, mas um iPad é inútil.
    No caso do hardware, a Positivo só importa o ClassmatePC da intel, não fabrica.

    Eita, que beleza! Já utilizo um netbook da Positivo (Mobo 1050 white), com hardware Intel, e funciona tudo uma maravilha! Muito bom mesmo!

    Ozzy (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 9:06 pm

    Embo hoje use Debian e Kubuntu, sou umbilicalmente ligado a antiga Conectiva. Achei tudo isso muito bonito, coisa e tal, mas e os professores ? Serão devidamente preparados ? E parte pedagógica devidamente adaptada ?? Senão a coisa não dá certo e culpa será do Linux…

    O.O.

    Alexandre Rodrigues Vianna (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 10:51 pm

    NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS, o Linux teve uma oportunidade tão grande. Mas agora é a hora de exercermos nosso voluntariado. Talvez seja o caso de nos colocarmos à disposição do pessoal da APROFEN, do SIMPEEM e da APOESP (em São Paulo) e equivalentes em outros estados, de pedirmos publicações de matérias em jornais impressos e nos “sites”, destacando que o MANDRIVA ou qualquer outra distribuição Linux faz tudo aquilo e mais um pouco do que o aluno precisa. Explicarmos até a possibilidade de “dual boot”, indicarmos o FÓRUM da comunidade, os ricos materiais produzidos por seus membros mais ativos. E salientar que, não por acaso, o STF, a RECEITA FEDERAL, o Banco do Brasil e tantas outras instituições públicas tem adotado o padrão de software livre / aberto. Talvez seja hora de destacarmos ao corpo discente e especialmente ao corpo docente o que representa esta implantação em massa, em termos de liberdade, de economia… Talvez seja ainda o momento de colocar os alunos em contato com as possibilidades de ter o domínio de suas próprias máquinas, de um primeiro contato com linguagens de programação; enfim, com um mundo novo e mais livre. Sei que pode parecer um pouco de idealismo utópico de minha parte, mas se acredito no trabalho coletivo e comunitário, não dá para ser de outro jeito.

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 10:55 pm

    Não é que não goste do Mandriva, mas preferiria o Ubuntu. Esta última tem um marketing mais forte (e apelativo), o que certamente ajudaria muito na assimilação do sistema. Em todo o caso (como os amigos já disseram), será melhor que “aquelas” distros de PCs Populares… &;-D

    Ivan (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 11:03 pm

    @Ozzy , você abordou um ponto importante, capacitação dos professores, todos esses quesitos são relevantes para que o projeto seja bem sucedido e exemplo para dentro e fora do Brasil, e um caso de sucesso Linux, seria uma propaganda e tanto.

    @ericodc, não tenho nada quanto a ARM’s ou qualquer tipo de plataforma hardware, e nem preconceito quanto aos chineses, quem já leu um pouco sabe que os japoneses começaram do mesmo jeito que a China e hoje são o que são.
    Só achei estranho, defender o software livre tirando a liberdade de hardware, usar Linux por falta de opção é parecido com usar Windows por falta de opção, no meu ponto de vista.

    Ícaro (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 11:29 pm

    Não é tirar liberdade de hardware. Windows só funciona em x86, não é culpa do GNU/Linux funcionar em diversas arquiteturas.

    E isso ajudaria a diminuir computadores formatados com Windows.

    Magno (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 11:36 pm

    Espero, de coração, que seja uma versão bem cuidada e atualizada do Mandriva. Há algum tempo, como cheguei a relatar aqui, comprei um notebook da Positivo com Mandriva com incentivo fiscal do projeto Computador para Todos e veio com uma versão ultrapassada e sem os drivers instalados para o wi-fi. Um projeto como esse que está sendo anunciado aqui merece o melhor. Espero que o pessoal da Mandriva não deixe por menos!

    Ozzy (usuário não registrado) em 8/12/2010 às 12:19 am

    @Ivan,

    Pois é. Exatamente. Tenho onze anos de experiência em escolas e faculdades e já cansei de ver ótimos projetos – seja na área de informática ou fora dela – fracassarem por falta de treinamento / motivação / envolvimento do professor. E este é um projeto que *precisa* dar certo…

    O.O.

    Livre1 (usuário não registrado) em 8/12/2010 às 1:00 am

    Deviam por uma distribuição como Debian.

    Que não tem corporações envolvidas por traz.

    E um avanço mais ainda não é o melhor, eu uso Ubuntu mais não sou a favor de usar ele também em computadores de escolas.

    A melhor distribuição é aquele que é feita sem interresse direto de lucro como Debian ou o Mageia que ainda não está pronto para ser liberado.

    Livre1 (usuário não registrado) em 8/12/2010 às 1:02 am

    Se é para por algo facil que ponha o Ubuntu.

    Mais ainda prefiro um sistema sem interresse de lucro direto.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 8/12/2010 às 9:48 am

    Quem diz que preferia uma solução “sem fins lucrativos” eu pergunto:
    Quem iria dar suporte e manutenção disso para o fornecedor, já que ele será obrigado a faze-lo para o governo?

    Isso leva a uma segunda questão, quais seriam outras empresas? Canonical? RH? Ex-Novell? Dessas só chutaria a Canonical.

Este post é antigo (2010-12-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.