Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


‘Lei da Internet’ turca bloqueia acesso a 3,7 mil sites e é usada contra jornalistas

A principal organização de segurança e direitos humanos europeia anunciou nesta segunda-feira que a Turquia está bloqueando 3,7 mil sites por “motivos arbitrários e políticos”, e instou por reformas legais que demonstrem o compromisso do país com a liberdade de expressão.
Milos Haraszti, monitor de liberdade de imprensa na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), uma associação de 56 países, disse que as leis de Internet da Turquia não estão preservando a liberdade de expressão no país e precisam ser reformadas ou abolidas.

“Em sua forma atual, a Lei 5.651, mais comumente conhecida como Lei de Internet da Turquia, não só limita a liberdade de expressão como restringe severamente os direitos de acesso à informação de seus cidadãos”, afirmou ele em comunicado. Haraszti disse que a Turquia, candidata a admissão pela União Europeia, está bloqueando o acesso a cerca de 3,7 mil sites, entre os quais YouTube, GeoCities e algumas páginas do Google, porque a lei de Internet vigente em Ancara é ampla demais e sujeita a interesses políticos.

(…) “Alguns dos motivos oficiais para bloquear a Internet são arbitrários e políticos, e portanto incompatíveis com os compromissos da OSCE para com a liberdade de expressão,” afirmou. Haraszti disse que a lei turca não conseguia salvaguardar a liberdade de expressão, e que numerosas cláusulas do código criminal estão sendo usadas contra jornalistas, que correm o risco de serem mandados para a cadeia como resultado. Portanto, “nossa principal recomendação é uma reforma ou abolição da Lei de Internet, (para garantir que) os turcos possam fazer parte da moderna sociedade da informação”. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    googleman (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 9:06 pm

    geocities? não foi descontinuado ?

    br geocities yahoo com/ index.php

    self_liar (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 9:12 pm

    Não vejo a hora de a internet virar uma tv para eu poder assistir faustão e jornal nacional.

    Não vejo a hora de ser censurado por tudo que eu falo, não vejo a hora de pedir permissão para o ministerio das comunicações para criar um blog.

    Viva o governo mundial.

    Contagem regressiva pro self_liar vir postar contra as grandes corporações e os planos capitalistas
    10, 9, …

    Smaug (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 10:08 pm

    Uai, mas lá não é democracia? Não são amigos dos EUA, ao contrário de “ditadores” como Chavez, Morales e os outros suspeitos de sempre?

    Ah, desculpem, isso não tem nada a ver… O Grande Irmão está acima dessas bobagens. Vide França, Inglaterra, Azeredo etc.

    ale (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 12:29 am

    Mas BARALHO 2010 e essa moda de censurar no mundo lamentável.
    Pior que o nosso pais não é o ultimo a tentar essas coisas , se bem que por aqui normalmente é só um juiz idiota querendo atenção falando sobre o que não conhece.

    @marcosalex
    CIA esta usando Excalibur para energizar um Star Gate que será usado para fuga das elites mundiais na catástrofe de 2012 com a passagem do planeta biro-biro, e claro , o google esta censurando tudo.
    OK eu preciso treinar muito para chegar no nível do nosso amigo self_liar :)

    self_liar (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 9:11 pm

    Infelizmente existe sempre interesses egoistas por tras disso.Muitas dessas leis são aprovadas através de lobby.

    Video o azeredo com o bradesco.,

    Enfim ,acho que as pessoas deveriam perguntar quem fica por trás destes politicos e quais são suas ligações com terceiros.

    Só assim para descobrir quem está por trás destas coisas.

Este post é antigo (2010-01-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.