Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lado a lado: Android e Maemo

Neste interessante post, Jeff Hoogland define 4 critérios para avaliar duas das plataformas baseadas em Linux para smartphones – Android, do Google, e Maemo, da Nokia (a caminho da metamorfose que está gerando o Meego) – e as coloca lado a lado.

Os quesitos são relacionados à seleção de hardware disponível, o funcionamento do sistema, as funcionalidades como telefone, os aplicativos e o uso da Internet.

Pontos fortes e fracos, na opinião do autor, são expostos, e o resultado é razoavelmente equilibrado, com ligeira vantagem para o Android: 8,2 a 7,8. (via jeffhoogland.blogspot.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 9:46 pm

    Não concordei com a avaliação dele, na verdade só ressaltou algumas pequenas vantagens do Android e não ressaltou o flexibilidade do Maemo como deveria.
    Amo meu ver o Maemo usa o Linux como deveria ser usado, diferente do Android, que só quer ser um S.O. normal para Smartphones e “esconde o Linux”

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 9:59 pm

    Sempre são tendenciosas as comparações o ser humano sempre tendenciará a favor de sua preferencia até por que ele prefere aquilo ao invés daquele outro.

    Na minha visão de Engenheiro de Software eu prefiro o que me da uma maior liberdade, mas não quero aqui tendenciar a escolha dos leitores.

    Katsutoshi (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 10:30 pm

    Concordando com o Rodrigo.
    Eu por exemplo, tenho preferência pelo Android e sempre irei achar ele melhor porque é do meu gosto e me adaptei bem a ele.

    Heinrich (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 9:08 am

    Também tenho grande preferencia pelo Android. A liberdade e flexibilidade que o maemo oferece para mim caiu por terra devido a única opção de phone ser da Nokia, o n900 ter specs que não me enxem os olhos e o meego bater a porta tão cedo. O suporte e mercado de apps tb é um diferencial a favor do android.

    Riser (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 10:38 am

    @Heinrich

    N900(Meebo) é infinitamente mais flexível que qualquer celular Android.

    Eu já desenvolvi para o Maemo ( para o n800 e n810, mais especificamente ), e gosto dele por ser familiar ao usuário linux mais avançado ( apt, gstreamer, d-bus, etc ).
    Agora tenho mais contato com o Android, e considero-o um excelente SO para que foi desenhado. Tem um SDK fácil de obter e utilizar ( mais fácil que o Maemo/Meego, pois é só um Eclipse + plugins ).
    Claro, para linuxers mais “hardcore” ele dá a sensação de “enjaulado”.
    Enfim… cada um tem suas qualidades. E eu fiquei realmente na dúvida entre comprar um N900 e o Motorola Milestone ( pequei o Milestone… mais barato.. hehe ).

    Lewis (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 11:16 am

    Muito ruim esse artigo!

    O Android não deixa o Linux visível e na verdade não teria muita diferença se ele usasse o MACH ou outro kernel qualquer.

    marcosalex (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 12:18 pm

    Mas a vantagem principal do Android é justamente essa: é totalmente transparente ao usuário qualquer coisa referente à kernel, apis, e outras informações de baixo nível.

    Isso é o que as interfaces gráficas do linux tentam há anos…

    Riser (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 1:21 pm

    @marcosalex
    Esse “totalmente ẗransparente” limita a flexibilidade, ser “totalmente transparente” e mesmo assim extremamente flexível é MUITO difícil, e ser extremamente flexível não é objetivo do Windows, OS X e nem mesmo do Android…

    Não tente comparar o Android/Shell Gráfico do Windows/OS X com os DEs do Linux, eles SIM tentam ser extremamente flexíveis e ainda buscam o máximo de “transparência”.

    Riser (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 1:33 pm

    Tudo que eu falei acima se aplica ao usuário.

    Diogo (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 7:24 pm

    Flexibilidade e facilidade na UI?
    N900 vai disparar com o Meego, vocês sabem que ele virá com a UI toda desenvolvida baseada no QT, isso coloca ele lá na frente!

    Symbiante em 6/04/2010 às 7:36 pm

    @Diogo,
    eu fico meio em duvida se o Meego sairá com QT logo de cara.
    A Nokia propagandea seus progressos com o QT muito bem, eu mesmo já testei varias demos para S60 e achei muito boas. mas parece que a coisa nao progride a ponto se chegar ao grande público. uma pena.

Este post é antigo (2010-04-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.