Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Iniciativa quer contar usuários de Linux no desktop

Desde 1999 eu estou registrado no counter.li.org (sou o usuário Linux número 101827 por lá), e agora fiquei em dúvida sobre o que faz a nova iniciativa acreditar que irá conseguir uma contagem mais ampla ou mais exata do que as ~125000 hoje registradas no Linux Counter.

E se eles não alcançarem toda a população de usuários, e acabarem “demonstrando” um número ainda menor que a estatística hoje existente? Não que esses números me preocupem muito, mas parecem preocupar aos envolvidos.

De qualquer forma, fica a nota enviada por Fernando Seno (infoΘlinuxnarede·com·br):

“Tradução livre do post em Omg!Ubuntu: Uma nova iniciativa de ‘contador de Linux’ que tenciona desmentir as afirmações da imprensa que o Linux é usado por menos que 1% dos usuários de computadores desktop do mundo acaba de ser lançada.

Estimativas correntes do uso mundial do Linux pelo StatCounter marca uma fatia de 0.77% nos últimos 12 meses, e um modesto número de 0.75% desde que começaram a contar.

Estranhamente, Steve Ballmer da Microsoft tem contestado esta visão declarando que ele suspeita que a fatia de mercado do Linux market seja maior que a do Mac OS X. Independentemente da verdade, você pode desejar unir sua voz ao nobre projeto em dudalibre.com/gnulinuxcounter :: Fonte: Ubuntex” [referência: linuxnarede.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 3:25 pm

    Já tenho o counter.li.org. Não preciso de outro.

    Marco André Lopes Mendes (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 3:47 pm

    Eu pensei a mesma coisa qe você , Ricardo. Já uso o couter.li há anos e ele tem se mostrado bem eficiente. Recebo pedido de confirmação dos meus dados todo ano, atualizo a configuração e quantidade de computadores e ele mantém a contagem.

    Acredito que daria mais certo incentivar todo mundo a se registrar lá do que criar um novo recenseamento. Talvez se oferecer a melhorar a interface da ferramenta, criar um pacote pra instalar e passar os dados automaticamente ou mesmo fazer uma campanha forte nas redes sociais fosse mais útil que criar algo pra competir.

    Bremm (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 3:49 pm

    O counter.li.org não possui muita divulgação. Logo, não é possível “contar” com ele. Meu registro lá é o de #253994 (e parei de atualizar porque não estava a fim de instalar um MTA no meu desktop).

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 3:55 pm

    Nem o counter.li.org conseguiu levantar grande adesão, imagina outro.

    Ainda mais alimentando a paranoia de que existe uma imensidão de usuários Linux invisíveis, que a imprensa malvada esconde.

    É divulgado que tem menos de 1% de mercado porque os sites que monitoram acessos tem esses números, não é uma invenção de imprensa golpista ou da MS.

    gustavo (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 4:03 pm

    Só usar as estatísticas da Web para achar um valor. Estatística…

    Fellype (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 4:10 pm

    No counter.li.org sou o num. 510140. Uso Linux desde 2004, mas só me registrei lá este ano. Os problemas de divulgação do Linux Counter realmente ocorrem, a exemplo do SO em si.
    Parece que este novo contador está gerando uma certa antipatia por causa da meta e dos motivos alegados para a pesquisa. Isto poderá pesar negativamente no resultado.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 4:30 pm

    eu acho os outros métodos de contagem mais eficazes, aqueles que contam a partir da internet. Tenho meu cdastro nesse contador do pinguim a mto tempo, só pr adizer que uso :P

    r. de almeida (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 4:41 pm

    que burro, dá zero pra ele, professor linguiça

    Lauro Bertolli (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 4:55 pm

    A iniciativa é boa, creio que é mais um recenseamento, me cadastrei la e não demoro nem 1 minuto. Realmente, o Counter.li.org já é tradicional, mas já vi pessoas, conhecidos meus inclusive, que se registraram lá anos atrás e hoje não usam mais Linux, ou não atualizam mais os dados porque não usam mais o e-mail do momento do registro.

    Acho válida a iniciativa sim, vi que está tendo uma adesão de muitos países, vi que a Rússia por exemplo é listada nesse novo counter como o país campeão no uso de Linux para Desktop.

    Vi também que vários sites nacionais divulgaram isso, inclusive o Planeta Ubuntu Br.

    Acho que não há motivo para o pessoal reclamar, claro que isso não terá a adesão de todos, mas criticar uma iniciativa como essa é besteira na minha opinião.

    Fábio Oliveira (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 5:11 pm

    Eu acho muito difícil counters como esses darem a real dimensão de usuários Desktops, até porque o número de pessoas que conhecem metódos como esse e ainda se registram nesses counters devem ser muito pequenos.

    É aquele negócio, se “supõe” que o usuário Desktop vai ver uma iniciativa como essa e do Counter.li.org e irá se registrar lá, so que é aquele negócio, saber o número real de pessoas que realmente se preocupo com isso e colaboro como a iniciativa não existe, não há margem.

    Então para mim nem o Counter.li nem essa nova iniciativa irão conseguir dimensionar nem 20% dessa totalidade de forma correta, creio que estatísticos devam concordar comigo agora.

    Já pensei sobre isso, e creio que existe uma forma interessante, por exemplo, se sabe que grandes portais como UOL, IG, Terra tem grandes acessos, e quem navega geralmente visita esses sites nem q

    Fábio Oliveira (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 5:13 pm

    Eu acho muito difícil counters como esses darem a real dimensão de usuários Desktops, até porque o número de pessoas que conhecem metódos como esse e ainda se registram nesses counters devem ser muito pequenos.

    É aquele negócio, se “supõe” que o usuário Desktop vai ver uma iniciativa como essa e do Counter.li.org e irá se registrar lá, so que saber o número real de pessoas que realmente se preocupo com isso e colaboro como a iniciativa não existe, não há margem.

    Então para mim nem o Counter.li nem essa nova iniciativa irão conseguir dimensionar nem 20% dessa totalidade de forma correta, creio que estatísticos devam concordar comigo agora.

    Já pensei sobre isso, e creio que existe uma forma interessante, por exemplo, se sabe que grandes portais como UOL, IG, Terra tem grandes acessos do público em geral, e que quem navega geralmente visita esses sites pelo menos 1 vez por mes, sendo assim, as estatísticas de acessos desses sites devem dar uma margem de usuários Desktop com Linux mais confiável que esses contadores.

    Alex Bars (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 5:31 pm

    Pronto, gostei da iniciativa!!

    André Machado (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 5:33 pm

    Embora a iniciativa seja desnecessária, o cadastro é extremamente simples e não demora nem um minuto; Não existem motivos para não ajudar essa iniciativa. Eu já fiz minha parte; faça a sua.

    renatofq (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 5:33 pm

    Nenhuma dessas formas de contagem de usuários é eficiente… quem sabe no censo 2020 uma das perguntas é Qual SO você usa?

    ” creio que existe uma forma interessante, por exemplo, se sabe que grandes portais como UOL, IG, Terra tem grandes acessos do público em geral, e que quem navega geralmente visita esses sites pelo menos 1 vez por mes, sendo assim, as estatísticas de acessos desses sites devem dar uma margem de usuários Desktop com Linux mais confiável que esses contadores.”

    É o que faz o NetApplications, que monitora 40 mil sites no mundo inteiro e levanta os visitantes únicos. O StatCounter também trabalha nessa linha.

    o (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 7:19 pm

    As distribuições linux deveriam instalar algum programa que, ao estar conectado à internet, simplesmente enviasse algum tipo de assinatura que identificasse o hardware do computador unicamente e a enviasse para algum banco de dados comum a todas as distribuições. Usando o geoIP poderia registrar também em qual localidade estaria o computador, para ser usado nas estatísticas por país e regiões, e assim desmentir esses valores de 1%. No Brasil pelo menos há mais do que isso.

    O usuário seria avisado do envio e, se desejasse, poderia fornecer suas informações pessoais (nome, localidade, etc).

    o (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 7:21 pm

    Complementando o que eu disse, o counter.li.org NUNCA será uma boa métrica dos usuários linux no mundo porque depende de uma ação ativa do usuário linux, que ainda precisa saber que esse site existe e depois ter a iniciativa de registrar-se e preencher e manter atualizadas as informações.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 7:27 pm

    já faz uns 3 anos que não entro nesses grandes portais então eu nunca seria contabilizado.

    ioca100 (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 7:55 pm

    Fiz meu cadastro ontem e até agora não recebi o e-mail deles.

    André Machado (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 8:34 pm

    As distribuições linux deveriam instalar algum programa que, ao estar conectado à internet, simplesmente enviasse algum tipo de assinatura que identificasse o hardware do computador unicamente e a enviasse para algum banco de dados comum a todas as distribuições.

    E aí, logo apareceriam os fanboys do Stallman para chamar isso de spyware e dizer que está violando a privacidade e a liberdade do indivíduo. Se bem que a Canonical já está fazendo isso com os usuários do Ubuntu.

    o (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 8:47 pm

    Esses institutos de pesquisa de acesso são tão furados que divergem grandemente até sobre os percentuais dos navegadores. Vejam só essa reportagem de ontem

    http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/10/07/institutos-de-pesquisa-divergem-sobre-fatias-do-ie-e-do-firefox-no-mercado/

    Imaginem então sobre os percentuais de sistemas operacionais.

    Como eu falei, o que as distros linux precisavam era de um banco de dados comum e programas instalados nos desktops linux para coletar informações de hardware e software das máquinas onde estivessem instalados. Só assim teríamos números mais confiáveis.

    Bem, acho que o Linus Torvalds deveria colocar um blob binário no kernel Linux que informa um determinado site toda vez que a máquina é iniciada. Isto resolveria o problema. Aí poderíamos ter uma noção real do número de usuários Linux…. hauahuaah

    Ah, sou cadastrado no counter.li.org mas não acho que ele dê muito futuro não… Como disseram acima, métodos em que o usuários tem q se registrar geralmente tendem a não expressar e nem se aproximar do número real.

    A não ser que as distros implementassem um sistema deste tipo onde, toda vez ao final da instalação, fosse feita uma pergunta se o usuário quer ser contabilizado. Sei lá.

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 10:52 pm

    Sou outro que não entra nesses “grandes portais”, também não estou cadastrado em nenhum sistema de contagem.

    Minha vaga na “imensidão de usuários Linux invisíveis” já deve estar garantida.

    Quando eu achar, uma alternativa que realmente funcione, talvez me interesse.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 11:26 pm

    @tenchi, uma solução politicamente correta seria colocar um termo durante a instalação ou atualização, pedindo a colaboração do usuário com a pesquisa. Mas

    lekegf (usuário não registrado) em 9/10/2010 às 12:29 am

    “Nenhuma dessas formas de contagem de usuários é eficiente… quem sabe no censo 2020 uma das perguntas é Qual SO você usa?”

    uahuahuahahu boa. Concordo com vc.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 9/10/2010 às 10:24 am

    4 Desktop + um Notebook + 2 routers com SO Linux, hum… talvez também minha geladeira, celular, coleira do cachorro… brincadeira, mas verdade quanto aos Desktops, Notebook e routers… Então são três usuários aqui e vários Linux…

    Mr. Isaac (usuário não registrado) em 9/10/2010 às 1:06 pm

    Tenho um desktop com o Mandriva 2010 Spring e o Lucid em dual boot, fora o notebook também com o Lucid…rs

    barba (usuário não registrado) em 9/10/2010 às 1:28 pm

    Tenho um site de buscas bem pequeno (media de 3000 acessos unicos/dia) e de acordo com as estatísticas:

    1.Windows 96,76%
    2.Linux 1,31%
    3.Macintosh 1,19%
    4.(not set) 0,23%
    5.iPhone 0,20%
    6.SymbianOS 0,14%
    7.iPad 0,07%
    8.Android 0,03%
    9.BlackBerry 0,02%
    10.iPod 0,01%
    11.LG 0,01%
    12.Nokia 0,01%
    13.Playstation 3> 0,00%
    14.PalmOS > 0,00%
    15.Samsung > 0,00%
    16.Sony > 0,00%

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 9/10/2010 às 2:11 pm

    “As distribuições linux deveriam instalar algum programa que, ao estar conectado à internet, simplesmente enviasse algum tipo de assinatura que identificasse o hardware do computador unicamente e a enviasse para algum banco de dados comum a todas as distribuições. ”

    Muitas fazem isso, como o Ubuntu e Mandriva oferecem essa opção se o usuário permitir.

    Zé (usuário não registrado) em 9/10/2010 às 5:08 pm

    No descobri acidentalmente que no site da W3schools somos pouco mais de 4 por cento, segundo o contador deles.

    o (usuário não registrado) em 9/10/2010 às 9:05 pm

    @Marcos Alexandre

    “Muitas fazem isso, como o Ubuntu e Mandriva oferecem essa opção se o usuário permitir.”

    Pois é, a minha idéia seria que TODAS fizessem isso e usassem uma base de dados COMPARTILHADA.

Este post é antigo (2010-10-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.