Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Hardware livre – Entrevista: a placa de vídeo OGD1 está chegando

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Não é software livre, mas é hardware livre. Roberto Bech traduziu uma entrevista que explana acerca da OGD1, a placa de vídeo de código aberto, e seu projeto:

Já faz um tempo que tivemos novidades sobre o Open Graphics Project e sua OGD1, a placa de vídeo de código aberto. Mas a equipe do projeto não ficou de bobeira esse tempo todo não. Confira esta entrevista com Timothy Miller, fundador do Open Graphics Project e principal responsável por manter o projeto em atividade, e Michael Dexter, diretor de programação do Linux Fund e peça-chave na parceria do Linux Fund com o OGP. Apesar do OGP andar meio sumido da mídia, parece que seu trabalho na OGD1 finalmente vai começar a render frutos. Por Jordan Spencer Cunningham“” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Anderson (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 1:26 pm

    Muito interessante, mesmo não sendo robusta como as que estão no mercado.

    Renan (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 1:29 pm

    Eu acho a ideia interessante, não tanto como produto comercial, mas como uma ferramenta para estudos/pesquisas.

    stefan (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 1:31 pm

    Não sei se entendi bem, mas o objetivo deste placa não é para competição com as outras que existem no mercado (nvidia, ati), e sim uma plataforma de desenvolvimento para outras placas.
    O pessoal confunde a situação porque nunca trabalhou em desenvolvimento de hardware, mas um sistema livre desse nivel pode ajudar em diversas instituições de ensino por exemplo.

    self_liar (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 1:37 pm

    Interessante ,então se pode produzir algo sem a necessidade de lucrar?

    self_liar (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 1:39 pm

    Desculpe pelo segundo post.

    Quero dizer ,só existe a necessidade de lucrar para acompanhar os padrões de tecnologia da sociedade.

    E que esses caras estão no caminho certo. Em vez de ficar chorando, eles foram lá e construiram do zero. Não adianta apoiar hardware fechado ,e pior ainda apoiar drivers fechados.

    @self_liar

    Não disseram que não querem e que não vão lucrar.

    O hardware é livre. Mas soluções com base nele podem ser vendidas e darem lucro. Podem fornecer assessoria em projetos com base no hardware deles por exemplo, já que eles conhecem muito bem a plataforma.

    Código aberto não quer dizer sem fins lucrativos.

    self_liar (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 3:27 pm

    André

    Eu sei , eu sei,mas digo que a sociedade pode criar um projeto livre,sem a necessidade de implantar um sistema de lucro.

    O lucro é e sempre será um roubo a sociedade .As pessoas nunca deveriam ganhar fortunas sentadas.

    Benjamim (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 4:05 pm

    Não sei não. Acho que o conceito de opensource não se aplica muito bem ao hardware. Todos vemos o decadente fim do openmoko.

    gtuxed (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 4:32 pm

    É que quando temos esse conceito de open source aplicado a “hardware”, sabemos que ou a empresa tem condição de investir (coisa que é difícil), vive de doações, ou ela recebe apoio de outras (Intel, AMD, etc., que é difícil também…).

    A comunidade de usuários que usam sistemas alternativos anda crescendo muito, talvez isso se torne realidade daqui alguns anos.

    Eles precisam se “relacionar” com empresas do tipo Google, ai sim vão pra frente rapidinho.

    Essa coisa que Nvidia, AMD, Intel etc. tem de “fechar” o hardware é paranóia pura, não há muito fundamento pois a concorrência deles conhece muito bem os detalhes cada hardware que é frabricado (hoje em dia não há muitos segredos hehe).

    No fim eles só tem a ganhar, pois parece muito obvio que quanto mais usuários eles tiverem, mais vão arrecadar.

    Acredito que isso seja só uma espécie de “medo cultural”.

    self_liar (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 4:57 pm

    Não não

    Intel e todas as fabricantes fecham o seu hardware devido a pressão capitalista.

    Se a nvidia ganha mais lucro e mais vantagem fechando o hardware ,então a intel e outras não vão deixar barato .Farão o mesmo.

    É igual a televisão .Uma começa com o reality show , as outras também vão atrás de shows. Já que ninguém valoriza o hardware aberto ,então as outras vão fechar o hardware para não ficar para atrás ,pois ninguém quer morrer.E o objetivo de um concorrente é matar o outro.

    Se as pessoas valorizassem o hardware aberto ,mesmo pagando caro (a curto prazo), logo o hardware aberto seria regra. Mas infelizmente,existem zumbis babões que qualquer coisinha fechada que a nvidia lança, é motivo de abandonar tudo o que está fazendo.

    Não há a necessidade de “pedir” para as corporações,pois ela apodrecerão o projeto. A real deve convencer as pessoas de jogarem tanto dinheiro no lixo com modelos “repetidos” fechados , e pensar um pouco a medio prazo com o hardware aberto.

    E as consequências do hardware fechado são de produzir patentes com o dinheiro da sociedade, mal uso do equipamento,drivers infelizes e custo.

    MarceloDC (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 7:10 pm

    A solução é simples: Governos DEVERIAM SEMPRE utilizar as opções abertas, fora apoio dos Institutos de Pesquisa Oficiais (q devem ser p/ beneficiar a sociedade como um todo, logo apoio às coisas de Tecnologias Abertas), isso faria c/ q houvesse muito progresso, mas como o q prevalece é a CORRUPÇÃO…

    self_liar (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 7:32 pm

    Concordo com você .Seria uma boa idéia se algumas universidades e o governo investissem algum tempo e dinheiro em tais tecnologias abertas.E livre de patentes claro.

    Illidan (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 7:44 pm

    Li a tradução da entrevista, muito boa, recomendo.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 18/07/2010 às 10:09 pm

    E assim caminha a humanidade… Me lembro quando na regiao onde nasci tudo era livre. Uns contando suas experiecias uns para os outros e a fartura era grande. Foi so cada um fazer somente para si e nao contar o segredo pra ninguem, que a fartura acabou. Sejamos livres…

    Lewis (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 11:27 am

    Concordo com o self_liar (novamente)

    Todo mundo desenvolve algo necessariamente para lucrar com isso?
    Se a resposta for sim, algo está errado!

Este post é antigo (2010-07-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.