Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Governança aberta: gestão do Qt passará a ser comunitária

O texto e do NoticiasLinux.com.br:

No ano passado a Qt Software abriu os repositórios Git da biblioteca Qt, feito que hoje consideram de grande êxito dadas as inúmeras solicitações recebidas para adição de contribuições à Qt e ao Qt Creator. Assim sendo, agora projeto pensa no próximo passo natural: um governo aberto. O novo modelo considerado é o típico de um projeto de software livre, onde além de colaborar com código os usuários podem envolver-se no processo de desenvolvimento e a estrutura de tomada de decisões. (via noticiaslinux.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    VSMoraes (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 3:17 pm

    VICTORY!!!!!

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 3:54 pm

    Algo parecido já acontece com pessoal do KDE. Eles vivem “trocando figurinhas” com os desenvolvedores do QT.

    E se percebe que um caminho que pode passar a ser comum é algo ser criado no KDE e então a QT integrar.

    Diogo (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 4:23 pm

    É a Nokia mostrando pra Apple como se faz.

    heheh
    Muito bom.
    Falar nisso, estou avaliando o Qt Creator pra desenvolver com Symbian. Ainda tem muitos crashes e na versão Linux o emulador quando é redimensionado os botões não funcionam na posição correta. E no Windows além de não permitir usar espaço nos diretórios, os browsers de visualizar pastas não abre.

    Fora isso, está melhor que os plugins do Eclipse que eram antigamente.

    JPayne (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 5:12 pm

    Me lembro dos tempos em que o pessoal torcia o nariz pro KDE e diziam que era pq a licença da QT era proprietária (FUD) …. o tempo prova como estavam errados….tsc tsc tsc…

    JPayne

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 6:02 pm

    Agora o gnome já pode pendurar as chuteiras?

    Tilt (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 6:36 pm

    “Agora o gnome já pode pendurar as chuteiras?”

    Já deveria faz tempo.. Aliás, se julgar pela aparência, ele já pendurou desde 95.

    gustier (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 7:28 pm

    Paulo Brito ++
    falou pouco mas falou bonito.

    Rodrigo Carvalho Silva (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 7:52 pm

    Ai ai… Por que sempre que tem notícia sobre KDE/Qt ou Gnome/GTK tem alguém falando mal do Gnome? Será que vocês não sabem que gosto não se discute? Eu prefiro o Gnome ao KDE e, junto a mim, existem várias outras pessoas. E não é por causa do Ubuntu não (razão atribuída pelos KdeFanBoys ao sucesso do Gnome) e sim porque acho o KDE muito “Windows-like”, o que não tem como negar…

    PS: O fato de eu não gostar de ser “Windows-like” não tem nada a ver por eu não gostar da Microsoft. Mas é uma forma de interação homem-máquina que não me agrada (gosto pessoal).

    Antonio (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 8:07 pm

    @Rodrigo Carvalho Silva
    O KDE é tão customizável que pode ficar com aparência muito similar a do Gnome… já fiz isso de brincadeira uma vez, até usuários de Gnome se confundiram…
    Eu prefiro primeiro por causa das funcionalidades, canivete suíço, e depois por causa da customização.
    Quanto à ser pesado ou não, minha máquina tem 3 anos de idade e KDE4.4.x aqui vôa.

    Rodrigo Carvalho Silva (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 8:40 pm

    @Antonio Bem, acho que vou testar aqui na minha máquina secundária então e tentar isso que conseguiu. Mas só me responde uma coisa: o KDE4 já estabilizou legal?

    psicoppardo (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 9:22 pm

    Será o fim do Gtk? Acho que não, mas o Qt avançou de forma formidável com essa decisão. Queiram ou não queiram se o ambiente defalt do Ubuntu fosse o KDE, tá na cara que o sucesso do KDE seria maior.

    parabéns ao pessoal do Qt.

    Renyer (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 9:25 pm

    Eu também prefiro GNOME a KDE.

    KDE além de ser parecido com o Janelas Sete, é muito poluído visualmente e confuso.

    jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 9:26 pm

    @Rodrigo Carvalho Lima, com certeza o KDE ja esta estabilizado e sim esta muito muito bom e bonito e o fato eh que a microsoft vive copiando o KDE ! na verdade o win7 eh KDE-like !

    Diogo (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 11:08 pm

    Não é o KDE que é Windows like, é o Windows que tenta ser KDE like.

    @Renyer, o meu KDE aqui não é poluído não: menu simples (embora este sim seja bem parecido com os menus do windows), nenhum ícone na área de trabalho, nenhum texto nos ícones das janelas, nenhum painel na tela (todos ficam ocultos e com poucos plasmoids).

    Enfim, usando duas áreas de trabalho dá pra distribuir bem as janelas para que o ambiente não fique poluído com muitas delas.

    O KDE pode sim ficar poluído, mas é possível sim deixá-lo visualmente simples.

    vídeo básico para mostrar para todo mundo que pensa que o windows é original:.http://www.youtube.com/watch?v=btAaUZIhV6c

    @psicoppardo“Queiram ou não queiram se o ambiente defalt do Ubuntu fosse o KDE, tá na cara que o sucesso do KDE seria maior”. Não é bem assim, lembro que o padrão do kurumin era o kde, mas aí veio o gnome e o eclipsou, por quê?, porque tinha muitos recursos e estabilidade, além das facilidades, não é só o ambiente gráfico que faz a diferença.

    Quanto à notícia, sem dúvida é boa, mas espera-se que não repita(meu pessimismo acha que não ocorerá) o modelo do fedora, open solaris, canonical…em que os membros eleitos pela comunidade são minoria, no fedora isso é ainda mais cômico porque até os membros “comunitários” são ex-funcionários da red hat.

    desculpe eu queria escrever, (…)mas aí veio o ubuntu(..)

    Tilt (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 12:29 pm

    @ericodc

    “Não é bem assim, lembro que o padrão do kurumin era o kde, mas aí veio o gnome e o eclipsou, por quê?, porque tinha muitos recursos e estabilidade, além das facilidades, não é só o ambiente gráfico que faz a diferença.”

    Acontece que o Ubuntu é propaganda. Tem e sempre teve muita.

    @Tilt o ubuntu não é a melhor distro, a canonical não é melhor que a redhat, ele não tem agilidade de atualizações do arch…mas para o que se propõe é bom sim, se não fosse não teria sobrevivido nem dois verões.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 8:27 pm

    @ericoc

    imagine que o ambiente default do ubuntu fosse o kde, então quem seria mais utilizado gnome ou kde?

    Na saudosa época do kurumin (comecei a usar linux com o kurumin, portanto sou suspeito para falar dele), cujo o ambiente era KDE, as pessoas não se importavam com o ambiente, mas com as ferramentas que viam com a distro, ícones mágicos e etc. E o ubuntu não eclipsou o kurumin, simplesmente o kurumin foi descontinuado, mas como distro lhe digo sem sombra de dúvida o Kurumin era melhor elaborado na época que o Ubuntu. Mas o ubuntu contava com uma empresa forte que patrocinava seu desenvolvimento enquanto que o Morimoto trabalhava com o entusiasmo e o amor ao software livre, quando ele viu que o ubuntu estava se tornando uma distro que adequava a visão do kurumin para o usuário comum, morimoto já tinha seus livros e o site tomavam muito do seu tempo ele resolveu descontínuar o projeto, coisa que eu particularmente lamentei muito.

    agora partindo para o ambiente em si. Você já tentou pesquisar um arquivo pela palavra no nautilus? Agora imagina um usuário leigo. digita find, grep e etc. Enquanto que no gerenciador do kde você pode pesquisar diretamente pela palavra do conteúdo do arquivo.

    hoje, opinião minha, o KDE é mais maduro que o gnome, mas pesado, talvez, mais bonito, com certeza, aplicativos por padrão que vem com o ambiente, o Kde vem com o amarok, K3b e etc, que na minha opnião são projetos superiores aos do gnome.

    sobre a ser poluído, o botão central do gnome resolve tudo isso, você digita o nome do aplicativo e voalá, lá esta ele, ao melhor estilo KDE que hoje faz sucesso no win7.

    Mas isso é uma opinião minha.

    Heaven (usuário não registrado) em 10/06/2010 às 6:54 am

    @Rodrigo Carvalho Silva

    Jamais faça uma comparação tão estúpida pois o gnome consegue ficar idêntico ao windows eu mesmo já havia feito isso para o gnome-xp e gnome-seven.

    Entretanto o poder de customização do gnome é baixo nível que ainda se depende do gconf para muitas configurações (regedit do gnome?) enquanto que no KDE toda e qualquer customização por padrão já torna possível sua configuração graficamente mesmo.

    Apesar de usar gnome (por causa do Ubuntu) sempre gostei mais do KDE pois além de permitir recursos ainda é muito poderoso.

    Pelo que me recordo o KDE desde de suas versões mais antigas sempre fora considerado pesado, nunca vi alguém dizer que o mesmo era leve, mas sempre diziam que a versão anterior era mais leve que a versão atual, sinceramente essa é uma das deduções mais estúpidas que já vi, fora comparar o nível de polimento do desktop se esquecem de comparar o nível de possibilidades do mesmo.

    O KDE 4 está muito bom, que um dia voltar a usa-lo como antes e verificar as novidades de recursos deste super framework que é o KDE/Qt.

    Lewis (usuário não registrado) em 10/06/2010 às 2:54 pm

    A partir do KDE 4 eu larguei o Gnome e não me arrependo, o KDE esta em outro patamar com um Desktop muito mais integrado e com features que estão 5 anos a frente.

    Eu nunca consegui ligar o KDE ao Windows, talvez por não usar Windows. Na verdade a simplicidade do Windows parece ser muito antagonica a como o KDE é customizavel!

    DarkCoder (usuário não registrado) em 10/06/2010 às 5:42 pm

    Sim o KDE eh muito superior aos ambientes concorrentes e tambem ao Windows (graficamente falando) quanto a peso isso nao importa muito pois o preco do hardware vem caindo a cada vez !

Este post é antigo (2010-06-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.