Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google vai mesmo enterrar o projeto Gears

A chegada iminente do HTML 5 já começa a mudar alguns cenários, e a bola da vez (embora já anunciada desde novembro) são os aplicativos que fazem uso do Google Gears, software que oferece alguns recursos adicionais importantes para o ambiente de execução disponível nos navegadores web, antecipando recursos que o HTML 5 também oferecerá.

Como usuário do produto em alguns aplicativos, lamento a possibilidade de ficar sem suporte aos recursos dele por algum tempo enquanto seus desenvolvedores evoluem, mas dou as boas-vindas à disponibilidade dos mesmos recursos via HTML5.

Trecho da Info:

O Google decidiu abandonar o seu projeto de aplicação multiplataforma conhecido como Gears.

Segundo Ian Fette, um dos desenvolvedores do Gears Team, os esforços da equipe estão concentrados em adaptar o material existente para o padrão HTML 5. (…) Fette sinalizou que o suporte às aplicações deve continuar até que toda a migração esteja completa, mas que poucos recursos serão investidos na tarefa. “Não vamos fazer mais investimentos em desenvolvimento”. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 4:38 pm

    Oops, fui descoberto!!!

    http://www.publico.es/ciencias/297622/eje/mal/software/libre

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 4:55 pm

    Enquanto isso… Adobe sendo acusada de tentar sabotar/atrasar o andamento do HTML5 na W3C.

    Outra empresa tenta espalhar em tudo que é lugar seu produto clone de outro…

    Lucrar, ganhar ou manter mercado, todo mundo quer e não há mal nisso, mas aparecem as diferenças na forma como cada empresa deseja atingir isso.

    erico (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 6:19 pm

    eixo do mal, adorei essa, a consciencia dos daqui é o medo dos homens de lá….

    Com o html5 o esforço de desenvolvimento dessa funcionalidade fica transferida do google para os desenvolvedores dos browsers, realmente não tinha como eles continuarem bancando esse recurso.

    Recurso esse que ainda deverá ser a tônica do chromium os, para garantir acesso aos documentos nos momentos em que seus usuários não estiverem conectados.

    Falando no Chromium OS, na minha máquina ele não funcionou o teclado USB e no meu serviço, depois de logar com o usuário ele reinicia.

    Alguem já conseguiu usar?

    @Weber Jr., a Adobe de sabotar e a Microsoft de nem levantar um dedo para a melhoria dos padrões Web. E nem é difícil imaginar porque (Adobe tem Flash e a MS tem Silverlight).

    Pelo menos neste quesito a Apple está sendo honesta, já que uma das que mais investem no HTML5, tanto que este recurso de armazenamento local do HTML5 já é suportado no WebKit e no Safari.

    Flávio Gomes Coutinho (usuário não registrado) em 28/02/2010 às 5:46 pm

    É tenchi,

    honestidade não é o ponto forte da Microsoft e da Adobe.

    E, francamente, a Apple investe no HTML5 por barrar o crescimento do Flash/Silverlight.

    Os padrões abertos deviam avançar com mais velocidade. Existe tanta coisa a ser feita e fica essa briga ai, cada um querendo patentiar mais que o outro para ganhar royaltes.

    @Flávio, pois é. A Apple está fazendo isto unicamente para seu bem. Mas está fazendo de uma maneira honesta (neste caso, pq em outras áreas ela faz cada cag*da).

    Com padrões abertos é possível ser competitivo mas sem recorrer à necessidade de monopólios, principalmente em se tratando do monopólio nos meios de informação.

Este post é antigo (2010-02-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.