Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google nega acusações da Oracle sobre código do Java no Android

A Google negou a alegação da Oracle de que tenha copiado explicitamente linhas de código do Java original para montar seu sistema operacional móvel Android, conforme apontam documento entregue na quarta-feira (10/11) à Justiça dos Estados Unidos.

A Oracle processou a Google em agosto sob a acusação de violações de propriedade intelectual no Android. Em 27 de outubro, a Oracle atualizou o processo com mais documentos, com a intenção de mostrar uma cópia de código “linha a linha” que teria sido feita pela Google.

Na resposta, a Google “nega que tenha infringido ou que seja responsável por qualquer violação de qualquer direito válido e protegido por lei que a Oracle detenha”. A empresa também nega que um dos documentos da Oracle “contenha uma cópia verdadeira e correta de um arquivo de classe do Java do Android ou da ‘Oracle America’”.

Uma porta-voz da Oracle recusou-se a comentar o assunto. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Junin (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 9:12 am

    Acho que essa briga já está para acabar…

    pimentel (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 10:02 am

    Será que se o Android tivesse sido um fiasco,a Oracle estaria avançando com essa fome de “grana” para cima do Google???

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 10:13 am

    Olha , o que importa é que se a Google está utilizando algo sem pagar os devidos royaltes (como TODO MUNDO que tem j2me no celelular faz) , ela deve ser processada SIM…não é prq é a Google que ela pode desrespeitar a lei e sair “de boa”… ela tem GRANA suficiente para não fazer esse tipo de sacanagem…

    lembre-se… dont be evil…

    E cobrar por algo que é seu não é ser ‘evil’ :)

    Parabéns ao Projeto e ao Google por mais essa iniciativa aberta para seus usuários!

    Particularmente, só consigo acessar o youtube em HTML5 no meu notebook, com OpenSUSE. Ainda não sei por que no PC (Kubuntu) está ainda acessando os mesmos vídeos em flash. O navegador é o mesmo: chrome (que aliás é mais um projeto Google que se tornou meu padrão).

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 10:25 am

    Quando a Oracle adquiriu a Sun, ela já estava de olho no Android… o Java ou qualquer outra coisa pouco importa para ela…

    Marcos (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 10:44 am

    @Marcio, essa pendencia o Google já disse que veio da Sun, a Oracle só continuou.
    O Google deu uma de espertinho, pegou código do JDK no lugar de pegar do OpenJDK. Agora quer aproveitar o mimimi em torno da Oracle pra tirar o dele da reta.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 11:12 am

    Para variar o brasileiro adora isso…

    dependendo de quem rouba … é até aplaudido.

    Depois vem falar em justiça…

    pimentel (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 11:24 am

    Marcos,essa suposta “esperteza” do Google pode ser provada sem contestação pela Oracle? Contra provas não haveria argumento.
    Não pode ser uma contestação frágil e divergente.

    A gente fica do lado de cá imaginando: “Pôxa vida,se a Oracle está acusando com tanta certeza é porque o Google tem mesmo culpa no cartório”
    Mas por outro lado a gente também pode imaginar: “Se o Google está negando com tanta ênfase é porque o argumento da sua oponente gera dúvidas e não é tão incontestável assim”
    São os dois lados da moeda.

    Acho que a questão essencial do julgamento é justamente essa: a Oracle acusou de violação de patentes e de cópia de código. A resposta do Google é no sentido de que nenhuma das patentes mencionadas pode ser usada pro que a Oracle usou, e que nos trechos em que buscou provar cópia de código, a Oracle fez edições e alterações de modo a dar a impressão de que havia cópia, e não há.

    Se há violação de licenciamento, claro que precisará haver correção e penalidade, mas acho que é cedo pra julgarmos aqui se é este mesmo o caso: ambos os lados fizeram suas afirmações, e o judiciário verificará se podem comprovar o que afirmam.

    Quem já leu a acusação feita pela Oracle fará bem se ler a nova resposta dada pelo Google no processo, para saber os 2 lados.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 11:37 am

    “A gente fica do lado de cá imaginando: “Pôxa vida,se a Oracle está acusando com tanta certeza é porque o Google tem mesmo culpa no cartório”
    Mas por outro lado a gente também pode imaginar: “Se o Google está negando com tanta ênfase é porque o argumento da sua oponente gera dúvidas e não é tão incontestável assim”
    São os dois lados da moeda.”

    Pois é, o povo mal tem as alegações de cada empresa e já sai julgando e dando veredito, o que ainda pior, só quem vai dar a certeza de quem está certo é o juiz do caso e ponto. Ou então eles se acertam por fora, ai, nesse caso, nunca ninguem vai saber quem está realmente com a razão, pois tanto o Google pode fazer um acordo pra tirar o da reta ou a Oracle aceitar um acorda apenas pra faturar um extra.

    Marcos (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 12:18 pm

    “só quem vai dar a certeza de quem está certo é o juiz do caso e ponto”

    Não nem se a opinião dele vai ser a certa, ja que houve casos de assuntos decididos errados ou decididos por critérios “alternativos”.

    A Oracle pelo menos mostrou o código pra que seja investigado. E o Google disse que o código referido veio do Harmony, que sabiamente não quis nem chegar perto da discussão.

    Minha opinião pessoal é que nenhuma das envolvidas é 100% santa no caso. Mas como uma é a heroína do momento e a outra é a malvada do momento…

    MaxRaven (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 12:56 pm

    @Marcos, decisões judiciais tem menos haver com certo e errado do que o povo imagina, na realidade trata-se de ver qual parte convence o magistrado de que seu lado o correto perante a legislação, sendo este o correto mesmo ou não. Confuso, meio tosco, mas a pura verdade. E é neste sentido que quero dizer que ele que dará a certeza, ou seja, o que ele decidir, independente de quem realmente tinha a razão, é o que prevalecerá.

    benjamim (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 1:07 pm

    Não entendo uma coisa. O Java não é opensource ?? então qual o problema em copiar o código ? Se não queriam que fizessem cópia do código não publicassem ele em domínio público ! Onde estou errando ?

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 1:11 pm

    Nenhum problema…

    Java é GPL , e Copiar codigo , alterar e FECHAR como produto é proibido. A GPL proibe este tipo de abordagem.

    pimentel (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 1:17 pm

    Eu como a maioria das pessoas,não acompanho muito se tal empresa é bem ou mal vista perante o público,com excessão da MS,não sei de mais nenhuma,nem sabia que a Oracle era considerada “malvada”,acompanho muito mais o andamento dos meus softwares preferidos (Ubuntu,Firefox) do que os acontecimentos paralelos que os cercam.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 1:41 pm

    @Marcos, o juiz decide a luz da legislação, quem estiver mais perto disto como afirmou o colega acima leva a razão, se justa ou não aí são outros quinhentos.

    Nenhuma empresa é santa ou tão é o demônio, mas as leis sobre patentes americanas são tão toscas que é capaz de sair uma decisão nenhum de nós aprove, prefiro ler acusação e defesa, analisar como a Lei é aplicada naquele país, para depois fazer um mal juízo.

    O pessoal daqui fala um ditado:

    “Uma coisa é a Lei outra é a justiça!”

    Os meios de comunicação querem misturar as duas coisas, mas são diferentes.

    Todos Gostaríamos que elas andassem juntas, o legal e o justo, mas temos que evoluir muito como humanidade neste aspecto.

    Ozzy (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 1:57 pm

    Ainda continuo com a forte impressão que o grande plano da Oracle não é destruir nada nem dominar nada, é apenas ser comprada pelo Google. Isso seria bom ou não ? Não faço idéia, mas não sei porquê sempre que vejos estes “mimimis” tenho esta “impressão”…

    O.O.

    Marcos (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 2:53 pm

    @benjamim, o Java tem duas licenças, a GPL e a CDDL. A CDDL foi criada pela Sun e não é considerada livre pela FSF. O código licenciado pela GPL poderia ser usado se ele for compatível com a Apache License, que é a que o Google adotou, por ser a mesma do Harmony.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:38 pm

    @Ozzy:

    Google não poderia comprar a Oracle hoje. Veja o valor de mercado das duas e entenderá o porquê. No máximo, seria o caso de uma fusão entre as duas mas compra mesmo, só se a Oracle “não tivesse o preço tão salgado”.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:41 pm

    …complementando: eles querem é $$$ mesmo. Como o colega afirmou acima, se o Android não tivesse feito tanto sucesso, eles nem se importariam.

    Marcos, a CDDL é sim considerada livre (e com copyleft) pela FSF.

    erico (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:20 pm

    @benjamin parece que o problema está na máquina virtual, não na linguagem per si.

    @marcos alex, atualiza aí porque a CDDl é considerada free pela FSF http://www.gnu.org/licenses/license-list.html#NonFreeSoftwareLicense a questão é que ela é incompatível com a GPL.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:39 pm

    A oracle está me afastando do java cada dia mais!

    self_liar (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 6:00 pm

    Sei que existe dois problemas .A oracle abusou nos dois .

    O problema de copyright se existe, deve ser corrigido.A Oracle poderia avisar antes para processar depois,mas não fez isso.

    Agora problema de patentes nem a Sun nem a Oracle poderia processar a Google .É muita restrição e abuso de patentes de software ,que nem mesmo deveriam existir.

    Java deve ser livre em todos os sentidos.

Este post é antigo (2010-11-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.