Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Gnumeric 1.10 – e um comentário sobre o ODF

A primeira versão estável do Gnumeric em quase 2 anos saiu, trazendo várias novidades, incluindo o suporte a planilhas maiores, novas funções (o anúncio tem a listagem), melhorias de desempenho, e um utilitário novo (“ssgrep”) para fazer pesquisas em planilhas a partir da linha de comando.

O suporte a ODF também foi melhorado, mas o anúncio tem um comentário interessante voltando à questão da interoperabilidade de planilhas neste formato, já abordada anteriormente pelos desenvolvedores de outra planilha que suporta o ODF. Traduzo livremente o trecho do anúncio do Gnumeric: “Note que, até que a sintaxe e semântica dos arquivos ODF sejam definidas, a interoperabilidade entre duas implementações quaisquer será limitada. Cinco anos sem nenhuma ação neste front sugerem que isso não acontecerá a curto prazo. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 7:18 pm

    Vixi… parece que tá mals heim :/ Quero saber como vai ser a defesa.

    leonardo (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 9:10 pm

    Bem que eu desconfiava que usar o ODF em larga escala seria um grande problema. Do que adianta a especificação não ter nem 1000 páginas, se falta um componente tão importante para definir como uma formula deve ser gravada em um arquivo. E… lá se vão 5 anos, e nada de concreto nessa área. De certa forma, isso explica por que uma planilha criada no Openoffice, se aberta no koffice perde a formatação completamente.

    Depois tem gente que reclama dos padrões Microsoft. Ponto pro software proprietário… e desvalorização do software livre, novamente.

    devnull (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 9:20 pm

    “E… lá se vão 5 anos, e nada de concreto nessa área.”

    E… mais um que critica e não move um dedo.

    Nada de novo sob o sol.

    Por causa dessas lacunas que o OpenOffice, KOffice, Google Docs, etc não conseguem abrir um arquivo .odf da mesma maneira.

    Infelizmente, o formato mais interoperável até hoje é o da MS. E se esse problema é conhecido há 5 anos e até hoje não resolveram, isso é muito preocupante…

    leonardo (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 9:30 pm

    devnull,,, e vc, que critica “quem critica”, o que fez pra mudar essa realidade?

    Magno (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 9:43 pm

    Em minha pós-graduação tive problemas com arquivos .doc, que eram obrigatórios. Mesmo a faculdade disponibilizando computadores com OpenOffice instalado e permitindo que os arquivos fossem feitos em qualquer SO, na hora do orientador conferir os arquivos, ele reclamava dos milímetros de diferença que dava.

    Concordo com o devnull. Projetos como o Gnumeric sofrem de falta de desenvolvedores. Reclamar é fácil. Inscreva-se no projeto e ajude com a lista de tarefas :-)

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 9:51 pm

    “Infelizmente, o formato mais interoperável até hoje é o da MS. E se esse problema é conhecido há 5 anos e até hoje não resolveram, isso é muito preocupante…”

    Eu tenho um arquivo .xls aqui que discorda de você :-) É um arquivo do Excel cheio de macros e enfeites, perfeito para testar a capacidade dos programas livres trabalharem com os arquivos do Excel. Eu tenho esse arquivo a alguns anos e até agora nenhum OpenOffice ou Koffice foi capaz de fale-lo funcionar corretamente.

    Esse problema com as planilhas poderia ser contornado com as equipes dos projetos adotando uma especificação extra-oficial, como o formato adotado pelo OpenOffice. Se o pessoal do Koffice e Gnumeric procurassem esse caminho, todo mundo sairia ganhando, pois quando uma definição for adotada no futuro, ela poderia se basear em algo já pré-estabelecido.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 10:16 pm

    É isso que eu acho interessante:

    O pessoal do openoffice se esforça o máximo possível para incorporar o padrão MS sem perda de formatação enquanto que não fazem aprimoramentos no padrão odf, afim de torná-lo o mais interoperavel possível.

    Caramba! ODF não é padrão reconhecido pela w3c então, se é um padrão deveria ser recriado em todos os aplicativos que aceitassem esse padrão sem perda de formatação. Talvez as regras do odf não estejam sendo respeitadas pelas swites, talvez a própria w3c tenha que repensar seus critérios para aceitar padrões. Isso me lembra muito a guerra de pacotes .deb, .rpm e etc. Hoje o que temos é variações de padrões ODF.

    Quanto as falhas no projeto gnumeric, acho que apontar erros já é um grande benefício para o desenvolvedor, desde que esses tomem consciência do problema. Portanto, postem os problemas encontrados no soft que garanto que se esses forem realmente relevantes a equipe corrigirá. Usuários também são fundamentais em um ambiente de desenvolvimento, afinal o soft precisa ser testado.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 10:21 pm

    por favor uma correção onde se lê “w3c” troquem por “ISO”

    psicoppardo (usuário não registrado) em 17/02/2010 às 10:24 pm

    w3c é quem criou um padrão concorrente ao ODF.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 1:33 am

    isso me faz pensar então se o pessoal da iso não tomou uma decisão correta em não adotar o odf! De repente eles acertaram :)

    “Eu tenho um arquivo .xls aqui que discorda de você ”

    Eu não disse que ele era totalmente interoperável, mas ‘o mais interoperável’

    Os problemas que você alega enfrentar são muito mais frequentes entre aplicativos que usam ODF do que os que usam doc ou xls. Isso é fato.

    E o motivo foi explicado: tem muita coisa que não está especificado e deixa margem pra cada um implementar do seu jeito. Vários desenvolvedores reclamam disso.

    João (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 8:07 am

    @marcosalex,

    O ODF 1.2 está próximo de se tornar oficial, não está? Pelo que vi, ele preenche essas lacunas críticas como a falta de um padrão para fórmulas.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 9:28 am

    @Igor o ODF é padráo ISO 26300

    fonte: http://www.broffice.org/node/65

    miranda (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 10:38 am

    Que legal, um padrão despadronizado!!! :?

    Parabens ao padrão da MS que permanece o mesmo desde o Office 97. Era pra ser assim tambem do lado de cá, se não fosse a briga de egos….

    “Parabens ao padrão da MS que permanece o mesmo desde o Office 97″

    isso é alguma brincadeira?

    @miranda, mesmo desde 97? Tente abrir um documento do Office 2003 no Office 97.

    O formato antigo (binário) da Microsoft é interoperável entre todas as versões do Office dela. Mas isto não é interoperabilidade :-)

    O problema com o ODF é que o padrão aprovado não é o utilizado no OpenOffice, por exemplo. Já o Symphony usa a versão aprovada na ISO. Mas no OpenOffice é possível fazer com que utilize só o ODF 1.1 (ISO). Ou eu poderia reformular e dizer que o problema do OpenOffice é não usar o formato aprovado pela ISO.

    Entre o Symphony, o OpenOffice e o Google Docs um documento bem feito não perde nenhuma informação ou formatação. O problema são aqueles documentos mal-feitos. O cara não aplica estilo, coloca um monte de gambiarras em tabelas… É horrível abrir um documento destes no OpenOffice criado pelo Word.

    Falar que o formato da MS é mais interoperável por ser melhor? Não, foi por pressão dos usuários que os desenvolvedores das suítes alternativas perderam horas e horas com engenharia reversa em cima daquele monte de 0s e 1s que são os arquivos .doc, .ppt .etc. Tempo que, se o formato da MS fosse aberto, poderia ser utilizado para outras melhorias.

    Lembrem-se que o Koffice ainda não está pronto. Ainda não dá pra falar que, se não funciona nele, é ruim.

    Jomar Silva (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 12:02 pm

    Que festival de bobagens… parabéns mesmo a todos !

    Prá começo de conversa, sugiram que vocês leiam mais sobre ODF antes de sair por aí replicando FUD feito papagaio de pirata. Uma boa referência para isso pode ser meu blog, pois escrevo sobre o assunto há muitos anos.

    Como membro do OASIS ODF TC (comitê internacional que desenvolve o ODF), tenho a dizer que o ODF 1.2 possui uma especificação de fórmulas para planilhas chamada de OpenFormula, e que uma pessoa ligada ao projeto do Gnumeric é co-autora da especificação e membro do ODF TC. O ODF 1.2 deve ficar pronto até a metade deste ano (a especificação do OpenFormula deve entrar em consulta pública nas próximas semanas e sugiro que vocês participem dela, prá ver se a especificação tem ou não solidez).

    O ODF é norma ISO desde 2006, e esta história de problema conhecido há cinco anos sem solução é conversa de ignorante que não acompanha o desenvolvimento do ODF (aliás, vou investigar este comentário feito no release do Gnumeric).

    Gostaria de propor ainda que vocês façam um teste aí para ver se a interoperabilidade de planilhas ODF existe ou não. Ela vai ser péssima com o Office 2007, pois a Microsoft fez questão de desenvolver uma implementação não interoperável.

    Me impressiona ainda ver gente falando do OpenXML como se ele fosse a salvação de alguma coisa. Eu participei de todo o processo internacional de avaliação dele e lhes garanto: é uma porcaria cheia de defeitos que não para em pé !

    Vi que um comentário postado ontem foi “oculto” e ele fazia elogios a uma certa pessoa envolvida com o OpenXML e por isso, recomendo que procurem saber mais sobre as pessoas antes de fazer comentários elogiosos a elas. Leiam isso e isso que vão entender o que eu estou falando.

    Procurem se informar mais antes de sair por aí escrevendo bobagens nos comentários de blogs. Vocês acabam propagando e alimentando FUDs que são contra vocês mesmos ! E o lado de lá agradece a vossa colaboração !

    Jomar, o fato de você começar qualificando, de forma genérica, todas as opiniões anteriormente expressas como “festival de bobagens, parabéns a todos” já me indica que você deve considerar a questão como não estando aberta para debate ou divergência.

    Mesmo assim quero frisar que a crítica à interoperabilidade de planilhas em ODF foi reproduzida diretamente do anúncio da versão 1.10 na lista dos desenvolvedores do Gnumeric, datado do início desta semana, e ao menos por lá não surgiu ninguém para colocar em dúvida o que se afirmou. Até sugiro que você o faça, se a intenção for esclarecer a razão da divergência.

    No futuro, caso você acredite que há algo de incorreto ou impreciso em alguma notícia publicada por aqui (e dessa vez creio não ser o caso, apesar da aparente divergência dos proponentes do padrão – a notícia reproduz é sobre a afirmação da fonte, que é desenvolvedor do projeto noticiado, e me parece ter sido reproduzida fielmente), fique à vontade para me procurar através do link de contato e propor uma correção, ou mesmo uma notícia adicional trazendo o seu ponto de vista.

    Creio que será bem mais efetivo, além de mais elegante, do que o estilo de sua intervenção acima – ainda que traga exatamente as mesmas informações.

    magic (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 12:45 pm

    Minha breve analogia (“penso eu”) que podemos comparar com o padrão HTML regido pela w3c, que existe ja a bastante tempo, e mesmo até hoje existe diferenças entre os navegadores, por divergencias sobre cada um querer seguir seu metodo. Foi criado ate testes de referencia como o Acid 2, Acid 3. Ao meu ver o padão ODF precisa fazer o mesmo, não dando margem para segundas interpretações da especificação e combatendo os imprementações ruins.

    self_liar (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 2:11 pm

    É interessante notar que meu comentário não foi fora do tema.Mas não quero reclamar pois o augusto pensa que não concordo com isso.

    Alex brown é um cretino pago pela microsoft para destruir a ISO.O brasileiro estúpido chamado fernando cima também vive de mesadas da microsoft .

    O gnumeric tem a participação do miguel de icaza.E só ver lá em “about gnumeric”. Eles antigamente já não apoiavam o odf e queriam apoiar o OOXML. Assim como o miguel sempre fez.

    Zero_Col (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 2:41 pm

    Eu prefiro a máxima de um professor meu: “Quer bem feito, faça em Tex” …

    João (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 9:14 am

    @Jomar,

    O ODF 1.2 não entrou em consulta pública em Dezembro do ano passado?

    devnull (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 9:53 am

    “devnull,,, e vc, que critica “quem critica”, o que fez pra mudar essa realidade?”

    Acho o ODF bem projetado (e muito melhor do que os formatos propriotários equivalentes), porque eu iria querer mudar?

    Lewis (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 11:18 am
    elias (usuário não registrado) em 21/02/2010 às 3:45 pm

    o link ta quebrado. nao eh http://lwn.net/Articles/374531/ ou http://lwn.net/Articles/374531/rss , eh http://lwn.net/Articles/374397/

Este post é antigo (2010-02-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.