Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GCMap – Editor de mapas conceituais em PHP-GTK

Enviado por Pablo Dall Oglio (pabloΘdalloglio·net):

“GCMap é um pequeno editor de mapas conceituais escrito em PHP-GTK. A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. A ferramenta permite criar, editar e salvar os mapas conceituais em um formato próprio (em XML), bem como exportar para formato de imagem (PNG). Além de permitir relacionar os nodos, a ferramenta permite atribuir cores aos mesmos.” [referência: php-gtk.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 25/12/2010 às 2:44 pm

    Qual a diferença entre mapas conceituais e mapas mentais? Para mapas mentais uso o freemind.

    gustavo (usuário não registrado) em 25/12/2010 às 2:48 pm

    Uma pena que não é uma ferramenta Free.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 25/12/2010 às 4:34 pm

    @gustavo:

    Uma pena que não é uma ferramenta Free.

    Gustavo, software livre não é a mesma coisa que freeware.Freewares são conhecidos por serem distribuídos livremente pelo autor, sem obrigar o destinatário a fazer alguma coisa para utilizá-lo.

    Softwares livres, por sua vez, são aqueles em que, junto com o binário, você obtém o código-fonte, e pode fazer o que quiser com o código. A cobrança de preços ou a exigência do destinatário informar o seu e-mail (o caso do GCMap) não tornam o software menos livre. A liberdade aqui não é para obter o software, e sim para, com o codigo-fonte na mão, fazer o que desejar a partir dele.

    Mas, para confirmar se o GCMap é um software livre ou não, só baixando o pacote que o autor fez (coloquei o meu e-mail no site dele, e estou aguardando o link para download). Se o código em PHP não estiver embaralhado e dentro do pacote tiver um arquivo de licença que mostre a “liberdade” do software, então teremos um SL no fim das contas.

    xisberto (usuário não registrado) em 26/12/2010 às 9:24 am

    GCMAP! não tem pretensões de ser uma ferramenta profissional, mas sim de ajudar as pessoas a aprender programar em PHP-GTK.

    Não tem pretensões explícitas, mas tem pretensões veladas. Coletando e-mail de quem tenta baixá-lo, inserindo um processo limitando a possibilidade de download.

    Agradeço a quem verificar a licença do software e, sendo uma licença livre, disponibilizar o download do mesmo em outra fonte.

    Pablo (usuário não registrado) em 26/12/2010 às 5:28 pm

    O software é livre sim.

    Patola (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 2:51 am

    E qual a licença?

Este post é antigo (2010-12-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.