Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


FreeType 2.4 agora livre de restrições por patentes

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“Tradução livre:

“O time de desenvolvimento da FreeType lançou a versão 2.4 da biblioteca de renderização para fontes TrueType e PostScript. A FreeType é usada em quase todos os sistemas Linux e Unix de código aberto. A última versão é também muito mais estável quando lida com arquivos de fontes quebrados ou danificados.

A mudança mais importante é provavelmente o fim dos obstáculos legais de uso do interpretador de bytecode para fontes TrueType. O interpretador melhora significantemente a representação de fontes TrueType, mas estava sob proteção por patente. Consequentemente, ativar o interpretador de bytecode para fontes TrueType anteriormente requeria que a opção de compilação correspondente fosse explicitamente ativada na compilação da biblioteca.

Mas como as patentes globais expiraram em Maio, a Libfreetype versão 2.4 e posteriores agora compilarão com o interpretador de bytecode ativado como padrão. Isso não deverá afetar os usuários diretamente, porque a maioria das distribuições Linux têm há muito tempo fornecido a Libfreetype com o interpretador de bytecode ativado.”” [referência: h-online.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 11:36 am

    Quanto tempo dura uma patente?

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 11:51 am

    Acho que 20 anos.

    Pedro Pedigoni Gonçalves (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 11:56 am

    Depende do país. No Brasil, conforme a lei n. 9.279/96, são 10 anos, prorrogáveis por igual período.

    Lembre-se, é claro, que software aqui é tratado com obra autoral, conforme as leis 9.609/98 e 9.610/98.

    Importante, ainda, dar uma lida no TRIPs ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_TRIPs ).

    self_liar (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 3:42 pm

    Interessante como a sociedade se encaminha .Com o nosso dinheiro ,as grandes corporações patenteiam tecnologia no nome delas . E como sempre ,a patente é uma lei como provada neste caso do freetype.Se a apple declara que é dona de algo, então todo mundo deve obedecer. E isso piora com acordos internacionais.

    Patentes ,de todos os tipos são problemáticas.As pessoas hoje patenteiam tudo e não guardam mais segredo pois é mais lucrativo.E o pior é obter lucro no conhecimento,sendo o próprio lucro uma injustiça. Hoje a regra é patentear tudo sem necessidade,para roubar a sociedade depois.

    Hoje patenteadoras como monsanto ,patenteiam genes de plantas trangenicas e como as plantas passam facilmente para outros lugares, ela processa os fazendeiros que possuem alimentos transgenicos.Sem mesmo que o trabalhador tenha comprado sementes da monsanto.

    E o pior patentear genes,afff. É a apropriação da vida .É devastador.

    OFF:Não compre alimentos trangenicos.Se voce os compra ,voce ajuda direta e indiretamente este sistema podre .Isso vale para sistemas operacionais também.

    Oleos de soja já são trangenicos,TODOS os produtos da marca wal mart também .Procurem a lista do greenpeace

    Livre1 (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 2:05 am

    Oleo de soja a maioria e transgenico infelizmente. e o pior e que em minha casa são do tipo “porque faz mal, a alguma prova?” e continuam comprando…

    Transgenico e bom passar longe, eu prefiro alimentos sem modificações geneticas.

    Desvirgulado (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 5:28 pm

    O bytecode interpreter, exceto pra quem usa KDE, é inútil sem os patches na libcairo e libXft, que nunca violaram nenhuma patente e que praticamente nenhuma distribuição inclui – a velha guerra distribuição x upstream. Enquanto uma das partes não assumir a responsabilidade, os usuários vão ter que continuar se virando pra usar o recurso.

Este post é antigo (2010-07-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.