Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Folha livre: Sistema para folha de pagamento

Enviado por Tiago nobrega (f4r3j4d0rΘgmail·com):

“Ultimamente tenho criado poststentando mostrar alguns projetos livres interessantes que estão parados por falta de contribuições. Ja citamos o Wponto e Sisponto, Kernel pt_br, etc. Dessa vez iremos mostrar o folhalivre, uma alternativa de sistema de folha de pagamento.” [referência: defendendoolinux.blogspot.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Um grande problema desse projeto, a meu ver, foi que ele é focado no Windows desde o início, seja usando a plataforma, seja usando linguagem/ambiente de desenvolvimento. Isso limita o público (desenvolvedor) e sem isso não há massa crítica para ir tocando o projeto ao longo do tempo.

    Se é para criar software livre pegue um SO livre, instale um ambiente de desenvolvimento livre, se o projeto for bom e tiver muito público (consumidor), haverá interesse de portarem para plataformas proprietárias.

    Não acho que seja esse o problema, uma vez que Linux mal tem 1% do mercado e tem muitos softwares pra Linux que também precisam de colaboradores.

    Ah, Object Pascal está cheio de implementações livres, como o Chrome o FreePascal.

    Daigo (usuário não registrado) em 19/05/2010 às 12:54 pm

    Ainda te quem acredite que o Linux tem 1% do mercado?

    É, infelizmente o Delphi, embora possua concorrentes que implementem o Object Pascal (embora, como seja o Delphi que determina o que o o-pascal, esta linguagem mude sempre que é lançada uma nova versão), prende o desenvolvedor à esta plataforma e ao Windows, como por exemplo com units integradas à win32 para a criação de formulários. É o popular “uses windows”, que mata quem quer desenvolver em pascal usando o FreePascal+Lazarus, por exemplo.

    Até acho interessante softwares livres para windows, mas pra mim um software livre que necessita de algum componente proprietário não é essencialmente livre. A propria MS é craque em criar software livre que só roda em Windows. No codeplex a maioria é assim.

    Se bem que nesta linha de raciocínio nem o Linux e as ferramentas abertas que há nele são livres, já que dependem de vários componentes de hardware que são proprietários, mas deixa pra lá :-)

    Hoje em dia é mais fácil desenvolver sistemas multiplataforma do que ficar preso à uma ou outra.

    Exemplos de frameworks para aplicações em c++ completo é o Qt. A maioria das bibliotecas e ferramentas para Linux funcionam em Windows, inclusive, nem que seja com o cygwin…

    Ah sim, a Embarcadero prometeu para 2010 uma versão do Delphi para Linux e Mac. Proprietária, logicamente. E pelo jeito vai ser a mesma ca*ada que aconteceu com o Kylix…

    tiago nobrega (usuário não registrado) em 19/05/2010 às 2:09 pm

    A idéia eh essa, botar o projeto em discussao e atrair contribuidores para esses projetos pequenos porem interessantes.

    Tentar fortalecer a nossa comunidade de software livre é minha meta.

    Víctor (usuário não registrado) em 19/05/2010 às 2:26 pm

    @tenchi, na verdade eles não vão oferecer uma IDE para linux e mac, mas a sua IDE para windows vai ter um compilador para gerar binários para o Linux e Mac.

    Marco (usuário não registrado) em 19/05/2010 às 3:29 pm

    Trabalhar em Pascal parece um exercício de necromancia.

    João Santana (usuário não registrado) em 20/05/2010 às 8:32 am

    Trabalho com departamento pessoal e posso dizer que o maior problema para a sustentabilidade de programas livres de folha de pagamento está nos aplicativos que giram em torno dessa: as aplicações da Caixa Econômica Federal.

    De nada adiantará um sistema de folha no Linux se quando eu for enviar SEFIP, GRRF, fazer acerto de Caged, as aplicações fornecidas rodem apenas no Windows. O Wine já roda alguns programas, porque eles foram desenvolvidos usando APIs mais antigas do Windows; mas aplicações como o CNS, SEFIP ou GRRF simplesmente não abrem. Eu tenho informações confiáveis que o SERPRO pretende portar programas como o GPS e o SICALC para Java e disponibilizá-los, o que já é positivo mas ainda pouco.

    Claro que a iniciativa é boa; mas apenas ter um programa de folha de pagamento é resolver apenas 1/4 da problemática que é você querer portar seu parque para um ambiente livre.

    Portanto, penso que paralelamente ao suporte a uma versão para Linux de um sistema de folha de pagamento, deveria haver uma pressão por parte da comunidade livre para que sejam portados esses programas da CEF. As eleições estão aí; seria bom que as “cabeças pensantes” do SL/CA do Brasil cutuquem os candidatos sobre o assunto.

Este post é antigo (2010-05-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.