Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox é o novo browser padrão da IBM

Trechos do iG Tecnologia:

Apesar de ter ocupado o primeiro lugar, ano após ano, como o browser mais utilizado do mundo, o Explorer acaba de sofrer um grande golpe: a IBM anunciou ontem a adoção do Firefox como novo navegador padrão da empresa.

Em seu site, Bob Sutor, vice-presidente de Open Source e Linux da empresa, confirma a preferência pelo Firefox, o que significa um ganho de 400 mil usuários. A base atual do browser é de 400 milhões, ou seja, a IBM corresponderia a 0,1% do total – o que pode parecer pouco, mas é um número impressionante, explica o site Download Squad.

(…) Entre os motivos que levaram a empresa a adotar o browser, estão sua versatilidade e interoperabilidade via padrões abertos (de grande interesse da IBM), o fato de ser open source e ser gerenciado por um grupo de desenvolvedores (e não uma entidade comercial), sua segurança, sempre em atualização e garantida por um grupo de especialistas do mundo todo, seu suporte às extensões, podendo ser personalizado para empresas como a IBM, além de estar sempre se aprimorando – forçando também seus concorrentes a fazê-lo, especialmente em relação à sua velocidade e funcionamento. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 9:30 am

    Isso seria uma notícia interessante a muitos anos atrás, quando a empresa ainda era relevante.

    Se bem que não acho legal as comunidades de Software Livre se preocupam com a aceitação por parte de empresas de software proprietário. Isso é o mesmo que se preocupar com a aceitação dos argentinos em relação a escalação da seleção brasileira…

    self_liar (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 9:55 am

    Sempre estou ao lado do firefox pelo mesmo motivo citado acima.Independencia forte de qualquer empresa.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 10:03 am

    “Se bem que não acho legal as comunidades de Software Livre se preocupam com a aceitação por parte de empresas de software proprietário. Isso é o mesmo que se preocupar com a aceitação dos argentinos em relação a escalação da seleção brasileira…”

    Bá, nada a ver uma coisa com outra.

    Seguindo essa visão distorcida, então a empresa tem de largar tudo proprietário que tem em um dia ou não “vale”.

    O Santo (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 10:03 am

    Analogia muito falha. O browser será usado, testado, aumentará o número de utilizadores e necessidade de suporte pelos sites que forem visitados por estes e mais de (merecida) revolta contra sites “IE only”.

    Quanto a essa política da IBM, tardia ao meu ver, são empresas concorrentes em muito setores. E já deveriam ter se livrado de qq windows que exista lá, que não seja no setor de desenvolvimento e testes de adequação de produtos da IBM para estes sistemas. Produtos estes que devem ser sempre multiplataforma, diga-se de passagem.

    Para que ficar financiando e dependendo de um concorrente?

    rm -f Microsoft

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 10:14 am

    “rm -f Microsoft”

    Precisa colocar -Rf :D

    Eu achei que é uma notícia válida sim e muito boa.

    Não dá para esquecer do estilo de chefe de TI tapado que não lê nada, só vive de referências.

    Para esse tipo, quase sem salvação, e mesmo os mais conscientes, é importante mostrar esse tipo de case.

    Juliano (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 10:38 am

    “Isso seria uma notícia interessante a muitos anos atrás, quando a empresa ainda era relevante.”

    Que besteira…

    BTW, demorou mas rolou!

    Mauricio Rodrigues (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 10:40 am

    Legal, agora quero ver o Timesheet funcionando no firefox hein IBM!

    Desculpe-me, IBM, mas só agora?! Acho que esta decisão deveria ter sido feita há bastante tempo, não?

    a noticia é muito boa, não pelo tamanhoooo da ibm, mas pelo que significa o aval “ibm”, não que Sl precise desesperadamente disso, mas é sem dúvida um bom sinal para corporações e governos.

    Empresas e governos, como se sabe, movem-se paquidermicamente devagar, ainda mais a ibm, daí porque o firefox cumpriu mesmo um ciclo virtuoso de conquista de usuários, e que esses agora querem continuar usando o software que confiam no seu trabalho.

    claro que o pêndulo de foecault ainda pode ser aplicado, há muita coisa sobre symphony, rational….que pode ser discutida.

    Lewis (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 10:49 am

    Ainda em tempo, quando trabalhei na IBM a dois anos eu testei uma modificação do Ubuntu para uso interno com as ferramentas que os funcionarios usavam. Era muito muito bem feita e o lider do projeto era um brasileiro, ainda não entendi porque não virou o padrão ainda e continuam usando Windows.

    Paul (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 11:33 am

    Bom, agora só falta portarem o tanto de aplicativos internos baseados em IE pra funcionar no FF. Chega a ser vergonhoso.

    E o email interno que recebi diz que o uso de FF será incentivado, não obrigatório.

    News só pra aparecer na mídia.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 1:15 pm

    @paul concordo com vc.

    Apesar disso, é mais uma referência para aqueles SEOs chatos do governo que tendem a desenvolver soluções web para IE. Chega a ser irritante um governo desenvolver soluções que só funcionam em um determinado browser.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 1:40 pm

    Pros que disseram que a migração foi tardia: Ninguém nunca trabalhou em uma empresa de médio ou grande porte, né? Afinal é bem fácil remover um software instalado em 30 mil computadores (chutei) e trocar por outro. Nem precisa se preocupar com homologação, correção de bugs, compatibilidade com o (fuckin’) legado e outras coisas que empresas de verdade precisam se preocupar.

    Mas é claro, a maioria dos usuários do Firefox estão mais preocupados em “evangelizar” o uso do mesmo do que trabalhar na causa verdadeira, isso é, a adoção do mesmo onde ele pode rodar e desenvolvimento de RECURSOS (não as extensões), aí dá nisso. Antes a guerra santa era contra o IE6, atualmente é contra o Chrome, amanhã será contra o Skynet Browser, e o mundo continua girando.

    Na empresa que trabalho, o Internet Explorer continua sendo o browser padrão, por que temos sistemas complexos feitos para esse navegador, e que crasham com outros. E no nosso caso é simplesmente inviável migrar, o “investimento” (se bem que nesse caso é custo mesmo) não justifica.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 2:10 pm

    :D legal!

    marcosalex (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 2:17 pm

    Não acho que vai ser um “grande golpe”. Até mesmo porque dessas 400 mil máquinas, muitas já rodam FF hoje. E a IBM já perdeu o glamour há mais de 10 anos.

    O Santo (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 2:51 pm

    @Lucas, eu fui um dos que falei. E eu trabalho numa empresa grande, bem grande.

    É por essa de legado que eles estão até agora precisando do IE6, mas tomaram a decisão correta de instalar o FF e deixá-lo como browser padrão. Deixando tudo compatível com o Firefox e usando o IEtab nas aplicações ainda não totalmente compatíveis, até que seja eliminada totalmente essa dependência do IE6.

    Ficar com a cabeça enterrada não vai salvar quando o IE6 finalmente for descontinuado e a Microsoft mandar migrar, mais uma vez (uma hora eles vão conseguir impor).

    Se na sua empresa quem diz quando se compra computadores é a Microsoft, não parece ser uma situação muito confortável. Pois essa é uma sócia daquelas que sempre lucra, independente da situação da sua empresa. O certo é deixar a Microsoft com poder de 0% nas suas decisões estratégicas. Migrar quando se quer, ou pq quer e não pq a Microsoft mandou. Como se faz isso? Escanteando os produtos dessa empresa, preferindo outros que tenham protocolos/formatos abertos.

    Juan (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 3:28 pm

    Toda empresa grande demora para tomar decisões de padronização. Se por um lado temos uma base instalada na casa dos milhares, também há o problema de licenças. Ninguém vai processar o zezinho da esquina por um software pirata ou usado em desacordo com o EULA, mas todo mundo quer processar quem tem dinheiro. Outro problema são os seus clientes, você deve fazer software que se adeque com o ambiente dele. Enfim, qualquer movimento feito por uma empresa do porte da IBM, deve ser feito com bastante cautela.

    Anderson Freitas (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 3:44 pm

    Sempre chamei o navegador da empresa M de ”Ridículo explorer”

    Ivan (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 5:14 pm

    Será que eles tomaram essa decisão porque o Augusto começou a escrever para o blog Developerworks ?

    Conan (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 5:19 pm

    Tem muito louco nesse site.
    Tem um doido aí que falou que a IBM é irrelevante.
    Outro que fala que a IBM perdeu o glamour (o que é glamour no mudo dos negócios?)

    Daqui a pouco aparece algum maluco dizendo que a RedHat é maior que a IBM.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 5:28 pm

    RedHat > IBM;

    marcosalex (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 5:46 pm

    “o que é glamour no mudo dos negócios?”

    Conhece uma empresa pequeninha chamada “Apple”? E “Google”?

    Adao (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 8:44 pm

    Ok pessoal, o Firefox é uma legítima jóia da coroa do software livre. Mas seus desenvolvedores têm que faze-lo comer menos memória depois de dias de uso. Antes que alguém pergunte, canso de deixar o Firefox dias aberto só colocando o note em suspensão. *Claramente* existe muito vazamento de memória no código… de resto o Fx é muito bom. A nova interface da versão 4.0 agradou bastante para mim.

    Conan (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 9:47 pm

    @marcosalex,
    oque tem de glamouroso usar o gmail ou o iphone? ainda não entendi.
    Se você fala sobre as fábricas da apple, recomendo ler sobre a onda de suicídios nas fábricas que produzem o IPhone, acho que o pessoal que anda literalmente se matando de tanto trabalhar não acha a Apple muito glamourosa.

    Marcos (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 10:23 pm

    @Conan, acho que você entendeu exatamente o que eu quis dizer. Se quiser. Agora, ficar fazendo mimimi e interpretando ao pé da letra, seja livre pra continuar, mas sozinho porque eu não alimento trolls.

    devnull (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 11:29 pm

    “Seguindo essa visão distorcida, então a empresa tem de largar tudo proprietário que tem em um dia ou não “vale”.”

    Não, essa é a sua visão distorcida do que eu escrevi. Uma empresa tubarão que nem a IBM não faz diferença se usa SL ou não. Ela não compreende o que isso significa mesmo.

    “a noticia é muito boa, não pelo tamanhoooo da ibm, mas pelo que significa o aval “ibm”, não que Sl precise desesperadamente disso, mas é sem dúvida um bom sinal para corporações e governos.”

    Não precisa, seja desesperadamente ou não. Achar que precisa é sinal claro de imaturidade emocional (vários projetos SL vão muito bem sem o aval dessa empresa, então não precisa), como vários comentários que foram escritos aqui e na atitude de moderar o meu primeiro comentário – coisa de gente que não aceita a opinião alheia, então boicota os outros. Simples assim.

    Patola (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 6:51 am

    “o que é glamour no mudo dos negócios?”

    Conhece uma empresa pequeninha chamada “Apple”? E “Google”?

    Você é mais um daqueles que confundem “mundo da computação pessoal” com “mundo da computação” (genérico)? Não sabia que muito mais dinheiro rola no mundo da computação corporativa, em que a IBM reina e tem mais glamor (sem “u”, por favor) que Google + Apple + Microsoft (?) juntas?

    1 – Eu também trabalho numa empresa muito grande e ainda acho a migração da IBM tardia. Se eles tivessem se preocupado com a interoperabilidade no momento certo, esta migração poderia ter sido feita há muito mais tempo… Quando eu trabalhei no SERPRO (empresa pequena?!) em 2005 e 2006, o Firefox já era o navegador padrão.

    2 – IBM continua relevante sim no mundo corporativo, por pior que sejam seus softwares. Por este motivo, a notícia ainda é relevante, por mais que eu ache que não deveria ser, pois a IBM não foi nenhum pouco inovadora…

    O Santo (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 8:51 am

    @devnull, é ruim ter um comentário moderado, mas não adianta ficar com chorumelas. Analise o que vc escreveu e o que o pessoal replicou para ter uma ideia pq seu comentario foi moderado. Veja que nessa segunda msg vc até se explicou mais, e, talvez se tivesse falado desse jeito, não tivesse sido moderado na 1a. msg.

    Mas nessa 2a. msg vc atacou o pessoal que lhe moderou e talvez tenha seu comentário moderado novamente. Da mesma forma que cada um tem opinião, cada um também pode moderar, que é uma forma válida de expressar opinião sobre o comentário feito pelos comentaristas, queira vc ou não, goste ou não.

    Sobre a outra ideia expressa no seu comentário, acredito que o pessoal que faz o SL não o faça para ter aprovação da empresa A ou B, entretanto, se têm, não deixa de ser um incentivo bem vindo e uma propaganda para atrair mais apoio. Em outras palavras: bola fora nesse seu 2o. comentário tb.

    devnull (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 5:51 pm

    @Santo

    Não posso questionar a moderação também? Eu não modero ninguém porque isso não é expressar opinião, isso é uma forma de censura velada. A ditadura militar voltou ao poder e eu não vi?

    Bola fora é achar a IBM relevante hoje em dia. Tirando a área de processadores, ela não criou nada que se destacou nos últimos 10 anos. Para uma empresa que já foi número 1 na área, isso é uma bola fora maior ainda.

    O Santo (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 9:55 pm

    OFF-TOPIC

    @devnull, ditadura é o governo de “um” impondo sua vontade sobre todos, democracia é o poder de todos se impondo (o que pode tolher a vontade de ‘um’), democracia é a ditadura da maioria.

    Acho que a auto moderação imposta pelo @Augusto é muito mais próxima da democracia. Se ele mesmo fizesse a moderação ou elegesse moderadores, ele(s) teria(m) poder ditatorial sobre os comentários. Vc tem que ter senso para poder criticar de forma a que a maioria que lê o post (e que podem moderar) não se sinta atacada injustamente, por argumentos falaciosos ou mesmo xingamentos.

    Entendo sua revolta, mas são regras/features do blog, exite a moderação, conviva com isso.

    Eu revidei seus comentários com argumentos, tente fazer o mesmo. Na hora de fazer comentário que possa ser entendido como “ofencivo”/”injusto”/”sei lá que critério”, tente explicar o motivo com argumentos.

Este post é antigo (2010-07-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.