Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Fedora: estabilidade ou inovação?

Enviado por Henrique “LonelySpooky” Junior (lspookyΘfedoraproject·org):

“De tem­pos em tem­pos o Pro­jeto Fedora se agita devido a algum acon­te­ci­mento que leva a intenso debate e até a alguns ânimos exal­ta­dos no calor da dis­cus­são. O mais recente tópico, que afeta diver­sos aspec­tos da dis­tro e atinge for­te­mente o usuá­rio final é a “esta­bi­li­dade” do Fedora. Toda a dis­cus­são foi cata­li­sada por uma reu­nião onde o FESCo (comitê de engenharia do Fedora) mostrou-se incli­nado a não mais per­mi­tir que man­te­ne­do­res de paco­tes envi­as­sem softwa­res dire­ta­mente para o repo­si­tó­rio “sta­ble”.

A incli­na­ção do FESCo gerou uma thread de quase 500 men­sa­gens e diver­sos des­do­bra­men­tos, mui­tos deles extre­ma­mente deli­ca­dos, como o bom senso dos empa­co­ta­do­res, a arbi­tra­ri­e­dade das deci­sões e, claro, se usar sem­pre os softwa­res mais moder­nos é mesmo o com­pro­misso do Fedora. Esta dis­cus­são pode e vai, de fato, esta­be­le­cer como o Fedora será muito em breve. Vote e dê sua opinião” [referência: lonelyspooky.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 8/03/2010 às 5:07 pm

    O Fedora sempre buscou a inovação e isso é sua marca, quem quer uma distro estável, existem outras na família Red Hat.

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 8/03/2010 às 6:01 pm

    Pow, lá vem de novo esse papo. Tem usuários do fedora que gostariam de usar ubuntu, mas não migram… mas tentam criar a cultura do LTS no fedora! Basta.

    Deixem o fedora como está, é melhor assim. Gostamos de usar sempre o último release do software. Aliás, posso numerar umas razões de que o último pacote (ou mesmo um beta) é melhor do que a abordagem que o ubuntu usa ou outras distros usam.

    Um exemplo é o networkmanager + redes GSM: no último ubuntu eu tenho que rebotar se eu tirar e por o device na USB, pois não pega rede nem por decreto! mas no fedora funciona redondinho: espeta, tira, espeta e sempre tenho rede ahahaha

    LTS no fedora, mais estabilidade, enfim: esse papo tá chato já! eu quero é o último pacote sempre :-D

    [ ]s

    Linux boy (usuário não registrado) em 8/03/2010 às 6:17 pm

    O Fedora mais estável e um pouco mais conservador chama-se Mandriva.

    O Fedora é feito para ser uma distribuição onde se testam mudanças estruturais mais profundas mesmo, que serão aproveitadas no Red Hat, Mandriva, Opensuse e em quase todas as outras distribuições, como foi o caso do pulseaudio.

    shpnft (usuário não registrado) em 8/03/2010 às 6:30 pm

    Já votei! Sou a favor de um Fedora ousado e desafiador!

    Na verdade o Projeto Fedora não está interessado num LTS (o LTS do Fedora chama-se CentOS/RHEL). O que a medida propõe é umapolítica mais rigorosa para permitir updates de pacotes.

    O propósito central de eu ter divulgado esse post é porque os brasileiros devem ser ouvidos. Vou levar o resultado da enquete para a discussão e adicionar os dados à enquete que já está sendo feita no fórum em inglês.

    Rafael Gomes (usuário não registrado) em 8/03/2010 às 7:48 pm

    Henrique,

    Não concordo que o LTS do Fedora seja o CentOS/RHEL que são distros bem diferentes…

    Veja que não há sentido em ter LTS no Fedora e ponto! Não há forma de comparar o que foi dito!

    Rafael, se você levar em conta que o Centos/RHEL é o Fedora Core 6 e que o Centos/RHEL 6 vai ser o Fedora 13 isso de serem o LTS faz muito sentido.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/03/2010 às 9:57 pm

    Larguei o Fedora por causa dessa questão.

    Na boa, não me importo de usar softwares antigos, mas me irrita MUITO usar software instável. Não foi por isso que, um dia, abandonei o Windows XP. E desde Setembro (ou Agosto, não lembro, não importa) do ano passado, troquei o Fedora pelo CentOS em meu desktop, este que vai muito bem. Obrigado. =]

    /off Mas oww RHEL6 que tá demorando… -_-’

    Marcos (usuário não registrado) em 8/03/2010 às 10:23 pm

    Distro com pacotes antigos e estáveis é o RHEL e o CentOS, concordo plenamente.
    O Fedora é pra inovar, experimentar e testar os pacotes novos. É natural que vez ou outra surja algo instável, mas quem usa Fedora tem de estar ciente disso.

    Uma solução intermediária é fazer com o Mandriva, ter um pequeno “núcleo de pacotes” um pouco mais conservadores e arriscar mais nos demais pacotes.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/03/2010 às 10:51 pm

    Larguei o Fedora por que, nos últimos releases que usei (Fedora 9 e 10) a situação estava invertida: Vez ou outra eu achava um pacote estável. Não o contrário. :-)

    Rafael Gomes (usuário não registrado) em 8/03/2010 às 11:34 pm

    Perante um comentário desse eu me abstenho de qualquer argumentação e deixo os trolls iniciarem seu ritual!!!

    Lucas, esses comentários realmente me fazem crer que isso é uma questão de sorte. Uso o Fedora desde 2003 e ele raramente me deu dores de cabeça… apenas muito recentemente o NetworkManager apresentou um bug bastante chato, mas já reportei e recebi resposta dos mantenedores.
    Não digo isso apenas por usar o Fedora na minha casa e ter uma ligação com o Projeto Fedora; uso Ubuntu e Fedora no trabalho (suporte) e estatisticamente a distro da Canonical gera mais chamadas.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 7:56 am

    Não sei se era realmente questão de sorte. Usei o Fedora de 2007 a 2009, e do Fedora 6 ao 8 eu realmente não tive problemas. Mas do Fedora 9 pra frente, tive problemas também com o NetworkManager e com a PulseAudio (e ela levava o sistema junto). Resolveu em parte quando eu troquei a PulseAudio pelo OSS, mas aí eu tive que recompilar um monte de aplicações e procurar muitos “-oss”, e ainda assim fiquei sem gstreamer. :-)

    Então eu agradeci e humildemente fui pro CentOS.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 8:21 am

    Dificil acreditar que quem usou o fedora 9 com kde4 nao sofreu com bugs.

    Sou usuário fedora e estou ciente desses possíveis problemas, porém gostaria que eles fossem um pouco mais cuidadosos.

    Abs!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 11:39 am

    @ MarcusJabber

    Pois é, desde que essa “onda” de ter a última versão de cada software começou, tenho visto que o Linux (pelo menos em desktop) tem perdido muito em qualidade. É verdade que usar software pré-histórico realmente não faz sentido, mas até que ponto um software desatualizado te é prejudicial como usuário? Os usuários realmente USAM as novidades que cada software coloca? Bah…

    Meu desktop mesmo, funciona perfeitamente bem com o kernel 2.6.18 do CentOS, com o Gnome 2.16, continuo com boa parte do KDE 3.5 nos meus aplicativos (e isso inclui o saudoso AmaroK 1.4, até acho melhor que o 2.x, também o Kopete) e etc.

    Na minha wishlist tem apenas o Chrome (não compilou e o pacote não funciona) e o Gnome 2.18 por conta de um recurso incluído nele que eu gostei – isso é, personalizar totalmente as cores dos estilos existentes – e bem melhor integração com o Mono. Porém, a ausência disso não me mata.

    Eu também tenho softwares em última versão em meu desktop, mas são poucos: Firefox (by MHarris), Pidgin, aMSN, Opera, aBiblia e OpenOffice (só pra abrir os documentos em formato OOXML, que o SoftMaker Office não suporta).

    Como disse, não tenho reclamação.

    Guilherme Augusto de Macedo (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 11:42 pm

    O Fedora perderá seu propósito preferir a estabilidade em detrimento da inovação. Então… isso não vai acontecer!

    Não sei se não mais permitir que mantenedores de pacotes enviem softwares diretamente para o repositório “stable” significa isso.

    Pessoalmente, eu prefiro distribuições como o ArchLinux, que tem sempre as últimas versões dos pacotes, vc não precisa ficar reinstalando o sistema de 6 em 6 meses e se frustar com aqueles bugs que nunca são corrigidos… e tudo o que vc precisa pra usar é gostar do Linux.

Este post é antigo (2010-03-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.