Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Falha em servidor DNS contamina web com censura adotada na China

Caso algum dia o servidor DNS do seu provedor também sofra algum soluço ou trapalhada, sempre é bom ter anotado em algum lugar seguro os endereços de servidores alternativos como os do OpenDNS ou mesmo os servidores de acesso público do Google, fáceis de decorar, pois não necessariamente a falha se estenderá a eles.

Após a falha, o servidor DNS chinês (mas hospedado na Europa) ligado ao incidente foi desligado, embora conste que os dados inválidos não estavam nele, mas sim eram inseridos em alguma manipulação posterior, em algum lugar da rede chinesa.

Trecho da cobertura do IDG Now:

Ao resolver endereços web em servidor DNS chinês, serviços como Facebook, Twitter e YouTube foram bloqueados nos Estados Unidos e Chile.

Um erro de rede fez computadores do Chile e dos Estados Unidos ficarem sob controle do “Grande Firewall da China”, nome dado aos controles do governo local para filtrar conteúdo da web, redirecionando serviços como Twitter, Facebook e  YouTube  para servidores chineses.

Especialistas de segurança ainda não estão certos de como isso aconteceu. Ao que parece, pelo menos um provedor de internet começou buscar por informações de  DNS de alto nível no que é conhecido como servidor DNS raiz ,baseado na China. O servidor, operado de fora da China por um provedor sueco, retornou informações de DNS criadas para usuários chineses, o que levou a ampliação das políticas usadas naquele país para outras localidades.

(…) Não está claro como o problema se espalhou. Ereche informa que pelo menos três pontos de acesso no Chile e um na Califórnia estavam enfrentando a mesma falha e que na quinta-feira (25/3) o problema deixou de acontecer. (…) A falha ocorreu porque, de alguma forma, pelo menos um provedor de internet direcionou pedidos de DNS para um servidor chinês, de acordo com especialistas de rede. Isso é algo que não deve acontecer, pois o tipo de censura adotado na China pode “vazar” e contaminar outros servidores. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Elias (usuário não registrado) em 29/03/2010 às 8:50 am

    baiiii….

    Paulo Henrique (usuário não registrado) em 29/03/2010 às 9:21 am

    Alguém consegue pensar em um modo mais criativo de realizar um DDoS contra os servidores de censura chineses, pra “testar” até quantos usuários eles conseguem censurar sem cair? Às vezes isso não foi bem um acidente…

    Hawk (usuário não registrado) em 29/03/2010 às 10:09 am

    Que história mal contada. Uma coisa que não deve acontecer, mas aconteceu…

    jrstravino (usuário não registrado) em 29/03/2010 às 11:02 am

    O Paulo Henrique , acho melhor não,,, já pensou num contra-ataque de 1,3 bilhoes de chineses realizando um DDoS ?

    Estariamos em desvantagem…

    A (usuário não registrado) em 29/03/2010 às 2:18 pm

    Ontem estavam dizendo que o Twitter estava fora do ar em alguns estados brasileiros. Seria um sinal ou consequência?

    Me parece que a falha de acesso ao Twitter no final de semana era devido a um problema de roteamento em um provedor dos EUA.

    LKRaider (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 12:02 am

    Ah, DNS… é uma pena que a intenet atual dependa tanto de algo tão random.choice([controlavel, inseguro, centralizado, ineficiente, monopolizavel,]) …

Este post é antigo (2010-03-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.