Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Facebook lança módulo do kernel para fazer cache do MySQL

O Facebook lançou um módulo para o kernel Linux, chamado Flashcache, já usado por lá para acelerar o MySQL fazendo cache dos dados em discos SSD. O código está disponível no Github, e só foi testado nos kernels 2.6.18 e 2.6.20. Embora tenha sido feito para usar no cache do InnoDB/MySQL, ele foi projetado como um cache genérico, como você pode ver no anúncio de disponibilização. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Barba (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 9:27 am

    E o NoSQL?

    Conan (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 9:54 am

    AS vezes aparecem algumas “tecnologias” que parecem pura perda de tempo.
    Qual é a vantagem de fazer cache dos dados em discos SSD?
    Os caras estão malucos, isso não faz nenhum sentido. Lugar de cache é na memoria RAM, MUITO mais rápida. O que querem? Persistencia de cache?
    Ultimamente tenho trabalhado num projeto pessoal usando MySQL, e posso dizer sem sombra de dúvidas. É um banco de dados bem “sem vergonha”, principalmente no uso de colunas BLOB, tomara que a oracle dê um jeito nele.
    Vale muito mais a pena usar esses discos SSD: Aí sim pode haver algum ganho que justifique.

    http://www.emc.com/about/news/press/us/2008/011408-1.htm

    igor (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 10:24 am

    Conan você não entendeu o propósito.
    No Linux existe uma strutura de dados chamada Page Cache ele realiza o cache das informações que estão em disco. PORÉM a memória nao é suficiente e ele coloca dessas estruturas na swap. So que o acesso ao disco é muiiiiiiiiiiiito lento. O do SSD não é tão rapido quanto o acesso a memória ram, porém muiiiiito mais rápido do que o HD, se eu fosse escolher entre salvar um cache em disco e sdd o que você escolheria? hehehee Basicamente é para isso que funciona o cache na SSD é uma especie de fallback do cache na RAM.

    Igor

    Conan (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 10:30 am

    @Barba,
    NoSQL é para quem quer arriscar o pescoço com novas tecnologias. Só vale a pena se for absolutamente necessário. Daqui a alguns anos, quando estiver suficientemente maduro vais ser mais interessante.

    Conan (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 10:35 am

    Igor, realmente não lí, pois site do facebook está bloqueado aqui. No entanto, hoje em dia qualquer processador de 64bits é capaz de mapear até 16 terabytes de memória RAM. Será que isso não é suficiente?

    Não é apenas uma questão de ser suficiente – imagino que 16TB de RAM fazendo cache de disco ficaria uma bala, mas não é necessário ir tão longe. A RAM disponível sempre será usada plenamente para guardar o conteúdo mais acessado e bem mais rápido, mas quando chega a hora de ampliar o cache em RAM já existente (sejam 8GB ou 16TB…), a questão matemática também precisa considerar o custo por gigabyte.

    Recentemente pesquisei pra um artigo e vi que comprar 160GB de armazenamento SSD custava cerca de 10% do preço de comprar 160GB de RAM. Num cenário destes, e se o ganho de desempenho que o SSD oferecer for suficiente, pagar mais caro para tê-lo ainda mais rápido em RAM não me parece uma boa escolha.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 10:47 am

    No entanto, hoje em dia qualquer processador de 64bits é capaz de mapear até 16 terabytes de memória RAM. Será que isso não é suficiente?

    Pode ser que o servidor não tenha tudo isso de memória. Lembrando que não apenas o Facebook pode usar o novo módulo, mas qualquer um que quiser, como eu ou você, por exemplo, que provavelmente não possui um PC com 16 terabytes de memória. Eu, pelo menos, não tenho, meu notebook tem apenas 3 gigabytes.

    Renato (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 10:51 am

    @Conan

    Acho que você é muito niilista cara, se eles fizeram é por que serve pra eles oras. Pode não haver muitos ambientes que isso será aplicavel, mas no deles foi. E eles estão liberando ai. E sobre o comentário do Barba, faz todo o sentido pois o cassandra foi desenvolvido pelo facebook justamente para uso deles. Mas o que se pode concluir é que o cassandra não faz tudo no facebook ainda, ou nunca fará, não sei…

    Barba (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 11:19 am

    @Renato

    Justamente, eu comentei sobre o NoSQL pelo Cassandra ter sido desenvolvido pelo próprio Facebook.

    http://br-linux.org/2010/crescimento-faz-twitter-trocar-o-mysql-pelo-cassandra/

    Lewis (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 11:22 am

    Cara, como eu sofro como esse Cache Page e pdflush no meu Dell Mini. Ele como o processador todo fazendo flush.

    Sergio Cioban Filho (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 11:47 am

    Na semana passada eu li uma thread sobre um a existência de “cacheador” em SSD para Linux no slashdot http://ask.slashdot.org/story/10/04/22/219211/Software-SSD-Cache-Implementation-For-Linux
    Este tipo de cache é muito bom… Por mais memória RAM que se tenha, quando começa a usar SWAP o sistema fica muito lento. Imagino o ganho de velocidade que eles ganharam com isso.

    Nobody (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 1:36 pm

    MySQL ?
    E o Cassandra, onde fica nessa história ?
    :-P

    erico (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 2:17 pm

    @Nobody é de se imaginar que ambos possa ter usos em aplicações especificas.

    Glauco (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 4:24 pm

    @Nobody, @Barba
    O NoSQL não é soluçao para tudo, como o SQL também não é o ideal para tudo, cada um no seu lugar …

Este post é antigo (2010-04-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.