Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Empresa suiça diz que vai demonstrar aumento de até 3X na velocidade de execução de aplicações no Android

A empresa Myriad anunciou que vai demonstrar em um evento no dia 15 a sua máquina virtual que poderia ser usada em substituição à oficial do Android (chamada Dalvik, disponibilizada sob uma importante licença livre*), e promete aumentar muito a velocidade de execução de aplicativos, sem exigir muito mais memória, e ainda com alguma vantagem no consumo de bateria.

Detalhes ainda são escassos, mas creio que na semana que vem seremos melhor informados a respeito. (via mobile.slashdot.org)

* Nota: há outras licenças livres importantes no mundo, além dessa.

• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 10:32 am

    — main.c.orig2010-02-10 10:32:01.015568609 -0200
    +++ main.c2010-02-10 10:32:38.296193689 -0200
    @@ -1 +1,2 @@
    -sleep(3);
    +/* sleep(3); */
    +

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 10:34 am

    Eu tenho achado o desempenho dos dispositivos Android que eu tenho usado bem satisfatório, mas melhorias são sempre bem vindas num mundo de sites e aplicações cada vez mais pesados.
    Mas, essa alternativa ao Dalvik será livre/aberta? Interessa uma máquina virtual não livre em uma plataforma que pretende atender vários fabricantes e uma grande comunidade?

    Uma importante licença, mas é verdadeiramente livre? (isso foi uma piada, se você não entendeu não comente)

    olh (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 11:12 am

    Run Delorean, run! Cuz time travel will fix that issue.

    magic (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 11:35 am

    Cesar, riairiairariariaria la ta escrito só “importante” desta vez, então acho que não! No mais “Eu não estou nem aqui”. ;D

    Maquina virtual pseudo Java

    Elessar (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 3:36 pm

    O que o Augusto não faz pra eliminar as trollagens e mal-entendidos que andam acontecendo aqui..

    :]

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 7:37 pm

    @Augusto:
    Queria lhe fazer uma pergunta simples para entender o seu posicionamento e o do Br-linux. Se não quiser responder, respeitarei e não tocarei no assunto outra vez.

    - Você considera GPL (2, 3, etc) uma “licença livre” ou uma “licença verdadeiramente livre”?

    [ ]s

    GNU Fanboy: sim! (e de fato foi uma pergunta simples!)

    Esclarecendo ainda mais, sou grande fã da GPLv2 quando se trata de código cujos autores preferem contar com cláusulas de copyleft. Quando o copyleft não é a opção dos autores, aí minha preferência é por um conjunto maior de licenças, algumas das quais eu tive oportunidade de mencionar em notícias recentes.

    Hoje em dia o conteúdo que eu mesmo crio é mais textual, e para ele adoto a licença FDL.

    Tem muita gente que acredita que livre mesmo é só a GPL. As brincadeiras do Augusto serve pra mostrar que existem várias também consideradas livres pela FSF.

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 8:17 am

    @Augusto: de fato foi uma pergunta simples, do tipo “maça” ou “banana”. Pergunta que meu sobrinho de 7 anos responderia simples e diretamente: “banana, tio!” Mas vc não tem 7 anos, tem?! ;-D

    Eu compreendo o seu posicionamento neutro e porque é melhor não assumir o compromisso de responder claramente (mas deixar subliminarmente “no ar”, como a maioria).

    Não precisa responder a este comentário também, se preferir. Todos já entendemos.

    Sem mais delongas.

    [ ]s

    Bem, nesta situação, ao meu ver, se a empresa quer mesmo que esta vm seja adotada como padrão no Android (ou vai ver não queira, não li nada a respeito), deve liberá-la sob uma licença compatível. Grandes empresas têm se envolvido – mesmo que somente na forma de distribuidoras – com o Android, e creio que repentinamente criar uma vm para ele que não possa ser incorporada ao sistema só afastaria distribuidores.

    GNU Fanboy, mas que neutralidade há no que eu falei? Eu respondi sua pergunta booleana favoravelmente à GPL (nada de neutro aqui), e ainda acrescentei o que você não perguntou, sendo específico e bem positivo (nada de neutro aqui) sobre a GPL.

    Neutralidade seria deixar de responder. Eu respondi (de forma favorável à GPL) a pergunta que você optou por me apresentar, e ainda me alonguei detalhando o que penso sobre a GPL, achando inclusive que a resposta o satisfaria. E já esclareci qual o conceito de liberdade de licença que é adotado por aqui. Espero que você não tenha dúvida sobre se a GPL está neste conceito ou não. Se tiver, a FSF tem uma lista das licenças que ela considera incluídas. E a GPL consta lá, verdadeiramente.

    Provavelmente o seu sobrinho de 7 anos não passou 2 dias seguidos sendo questionado incessantemente sobre um mesmo adjetivo (que nem dizia respeito à GPL…), nem recebeu uma crítica sobre verbosidade, relacionada ao mesmo assunto, menos de 24h antes de receber a sua pergunta booleana. Se ele tivesse passado por isso, é provável que a resposta dele não seria a que você imaginou, e que ele não estivesse cooperativo nem desejoso de continuar satisfazendo a curiosidade alheia sobre um assunto que não foi ele que abordou.

Este post é antigo (2010-02-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.