Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ekaaty Linux 4: Yanomami

Enviado por CristianoFurtado (cristianoΘekaaty·org):

“Após um período de trabalho árduo, a equipe do Ekaaty Linux Desktop tem o prazer de anunciar à comunidade a quarta versão da distribuição, denominada Yanomami. Foram oito meses de pesquisas, migrações e correções de bugs no Ekaaty para chegar à atual estabilidade e eficiência. Nessa versão, grandes melhorias foram implementadas, como a adoção do ambiente gráfico KDE SC 4.3.4, atualização do Firefox para versão 3.6, suporte ao Thunderbird 3, BrOffice 3.1.1, entre outras.

Mais detalhes abaixo e em http://www.ekaaty.org/v4/” [referência: ekaaty.org]

Além disso, estamos inaugurando nosso sistema de suporte gratuito, com a finalidade de aproximar ainda mais os usuários finais da equipe de desenvolvedores. Com isso buscamos a satisfação dos nossos usuários, oferecendo mais um diferencial. Com apenas 3 anos e meio de existência, a distribuição Ekaaty Linux tem conquistado seu espaço entre as principais distribuições nacionais de GNU/Linux, procurando sempre atender as necessidades específicas dos usuários brasileiros, com um sistema enxuto – menos espaço em disco e menos recursos da máquina – mas nem por isso deixando a desejar ao gosto dos mais exigentes usuários.

A distribuição, voltada sobretudo ao uso em desktops, disponibiliza aos seus usuários programas básicos necessários para o uso diário, pessoal ou profissional: editores de textos, planilhas, navegador Web, editor de imagem, mensageiro eletrônico e muito mais. E agora num ambiente de trabalho mais bonito e completo.

O que há de novo? Muitas melhorias foram implementadas nesta versão, a começar pelo agente de configuração pós-instalação do Ekaaty: agora o Firstboot permite, além da costumeira configuração das contas de usuários do sistema, a possibilidade de configuração de autenticação de rede via Samba, Kerberos, LDAP e outros. Também é possível configurar os repositórios de softwares de acordo com suas necessidades já na primeira inicialização. A instalação de codecs de vídeo e áudio pode ser feita durante a escolha de pacotes da instalação. Com a distribuição instalada e configurada, outra boa notícia: a inicialização do sistema nunca esteve tão rápida. Em pouco mais de 20 segundos é possível ter o ambiente de trabalho carregado e totalmente funcional.

A distribuição adota nesta versão, em definitivo, o KDE 4 como ambiente gráfico principal. O tema padrão do Ekaaty, baseado no engine QT/GTK QtCurve, está mais polido e permite uma excelente integração dos aplicativos com o ambiente de trabalho, fornecendo uma aparência uniforme aos widgets de diferentes toolkits. Os modems 3G mais comuns agora são suportados e automaticamente reconhecidos ao serem conectados, e já é possível fazer o controle dos gastos com a conexão através do KPPP. Também foi aprimorada a camada de compatibilidade com os repositórios do Fedora e RPMFusion, provendo melhor controle sobre as atualizações e segurança ao sistema.

Ekaaty Educacional – Com a nova versão, a inserção da distribuição em telecentros e ambientes educacionais, seja via palestras ou por meio de instalações, ganha mais força. O Ekaaty Educacional, um projeto específico voltado a esses ambientes e ao seus públicos-alvo, com o intuito de divulgar o software livre e a sua aplicação no âmbito acadêmico, possibilita aos usuários – neste caso professores e alunos – melhorias e inovações nas metodologias utilizadas no dia-a-dia da sala de aula. A versão disponível para esta finalidade, Ekaaty Acadêmico, é voltada a alunos de 5ª a 8ª série e para jovens que estejam cursando faculdades e cursos técnicos, capacitando-os a conhecer e trabalhar com ferramentas livres e preparando-os assim para o mercado de trabalho. Em breve será lançada a versão Infantil, a qual se dirige para crianças de 3 a 13 anos com acompanhamento pedagógico. A idéia é melhorar o conhecimento e aprendizado das crianças utilizando software livre.

Yanomami – Yanomami é uma das tribos indígenas mais primitivas da América do Sul e uma das que menos tiveram contato com o homem branco no Brasil. Até hoje eles mantêm vivos os seus costumes, língua e tradições e vivem como uma grande família sob um mesmo teto, formando uma união para o bem comum. Esse é o espírito que direciona o trabalho da equipe do Ekaaty Linux, uma distribuição feita por brasileiros. “Nossa motivação é trabalhar em prol dos usuários do Ekaaty, formando assim uma grande comunidade que se apoia mutuamente. Por isso, convidamos a todos a, junto conosco, participar do desenvolvimento e suporte das próximas versões, fortalecendo a ideologia inicial do projeto nessa ‘Busca por União’ (Ekaaty)”, finaliza Cristiano Furtado, coordenador de Marketing do Ekaaty Linux.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    erickgoes (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 12:41 pm

    Olá pessoal

    Testei a nova versão do Ekaaty 4 e gostei demais da experiência
    fantástica que tive.

    Há falhas claro, mas existem mais acertos.

    Tudo que é foco do meu trabalho (artwork e design) funcionou de
    primeira:

    - Blender 2.49b sem travamentos.

    - Gimp e Inkscape atualizados e funcionais.

    - A presença do KDEnlive para edição de video me supreendeu. É uma
    ótima solução para quem pretende usar o Ekaaty em edição de videos e
    apresentações.

    - Encontrei um pacote de drive de tablet Wacom nas opções (Êêêba). Mas não testei ainda.Se alguém tem tablet desta marca e funcionou no Ekaaty por favor entre em contato comigo.

    A instalação foi rápida e a distro está realmente muito leve com os
    pacotes que escolhi.

    Parabéns a todos que contribuiram para a conclusão deste trabalho
    primoroso.

    O Ekaaty 4 passará a ser usado, a partir de agora, no núcleo de
    animação que inauguramos aqui em Palmas-TO.

    Abraço geral

    __/
    (oo)
    _|||_
    erick

    Neto (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 12:46 pm

    O Time do ekaaty está de parabéns, por que o sistema esta otimo , gostei muito. Depois de um grande trabalho vem sempre uma grande recompensa.

    Abraços..

    Roberto Jr (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 12:51 pm

    Pude ter o prazer de testar o Ekaaty 4, o sistema está enxuto e ágil. Tenho uma maquina com as especificações ligeiramente superiores à da maquina que usei no teste do Ekaaty e mesmo assim o sistema se comportou de modo mais dinamico e fluido que meu desktop que roda outra distro (devidamente configurada) com kde4.

    Ao time do Ekaaty meus parabéns, ao meu ver acertaram novamente e com mais essa vitória vão chegar longe e com sucesso.

    Welington (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 12:51 pm

    Fedora++ versão 4?

    Carlos Veiga (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 1:05 pm

    Estou gostando de utilizar a distribuição e gostei muito a parte de suporte de vocês. Uma pergunta que não me deixa calar quantas pessoas atualmente estão trabalhando nesse suporte? vocês deram a solução em menos de 20 minutos :). Parabens e continuem assim.

    @Welington,

    De qualquer forma a sua opinião é valida. Somente lembre que um ubuntu da vida e outras distros nasceram assim e o que mais importa para nós é além da distribuição o importante é a atenção e compromisso com os usuários. Espero que você pelo menos instale numa maquina virtual e veja que nós não somos uma copia do Fedora, utilizamos a sua base somente como o ubuntu fez no inicio de tudo. Parabens para as distros que vem e fazem a diferença. Abraços e obrigado pelo comentário.

    Henrique (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 1:12 pm

    Sistema de fácil instalação, boot muito rápido e leve. Comecei a utilizar agora e estou gostando. recomendo…

    DNK (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 1:22 pm

    nao pude ter a honra de testar o SO ainda, mas quero fazer isso logo logo pq pelo q li aki tem mta coisa boa no SO, continuem assim pessoal e logo logo quero entrar pra equipe pra ajudar, mas antes preciso me organizar. daki um tempo voces vao poder contar comigo.

    Vargas (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 1:42 pm

    Não vejo sentido nessa distribuição.

    @Vargas
    Você todo o direito de achar isso Vargas mais é bom quando a pessoa leu algo sobre a distro pelo menos. Abraços e saudações livres.

    nadilsonsantana (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 1:53 pm

    Parabens a todos pelo trabalho feito em cima do ekaaty, e fico feliz em participar deste incrivel projeto. E vamos atender as necessidades de todos os usuarios que aparecer. E UM POR TODOS E TODOS POR UM!!

    ale (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 1:54 pm

    Nossa é uma distro mantida/apoiada por monges budistas :)

    @ale

    hehehe obrigado ale pelo comentário. Dê uma lida sobre a idéia e uma acessada ao nosso site para ver ok? Abraços e obrigado pelo comentário.

    demerval (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 2:47 pm

    Pelo jeito todos os desenvolvedores vieram comentar aqui… :

    Garcia (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 3:09 pm

    Conheço pessoalmente o Cristiano e em uma de nossas conversas lá no início do projeto Ekaaty (acho que foi no FISL 2007) já senti o entusiasmo do pessoal. Sou usuário Redhat e Fedora desde as primeiras versões de ambos, e acho que vocês escolheram a distro certa para usar como base.

    Ainda não usei o Ekaaty, mas pelo que notei pelo texto há muitas funcionalidades que não tem no Fedora, principalmente quanto as features anexadas ao firstboot. Vou fazer uns testes aqui em uma vmware, acho que valerá a pena.

    Abraços

    @Garcia

    Muito obrigado pelo comentário, o que tentamos fazer no ekaaty linux é exatamente o que o usuário gostaria de ter nuam distribuição. Acho que estamos seguindo o caminho certo pois estamos recebendo bastante emails positivos e muito poucos negativos. Nós do Time Ekaaty Linux somos bastante unidos e é muito importante informar que um desenvolvedor tambem é um usuário e obviamente é muito importante o comentários de cada um. Espero garcia que você possa baixar a distro utilizar e criticar pesado caso necessário pos se chegamos até onde chegamos foi em cima de criticas. Caso precisem de algo é somente mandar email para suporte@ekaaty.org onde tenho certeza que é um dos nossos carro-chefes do projeto e espero que futuramente as grandes distribuições sigam o mesmo caminho. Abraços Livressssssssss.

    Paulo Henrique (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 4:57 pm

    Nossa.. ainda estão nessa de reinventar a roda ?

    Quando sera que os brasileiros vao parar de perder tempo com essas distribuicoes q nao servem pra nada.

    Pegam um fedora.. ubuntu, mudam a carinha, dão novo nome e viva a MINHA DISTRO!!!

    É muita gente a toa mesmo!

    Gustavo (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 5:09 pm

    Leiam isso.

    http://www.guiadohardware.net/artigos/gnobsd/

    @Paulo Henrique

    Obrigado pelo comentário mais tenho certeza que tudo que vc informou é irreal. Não somente brasileiros fazem isso mais qualquer outro grupo que tem suas proprias opiniões :). Teste a distro e veja se é exatamente o que vc esta dizendo :) Abraços.

    @ Gustavo

    Todas as colocações dele é real, porem tem uma coisa bem colocada, distros que nascem e morrem. Esse não é o caso do Ekaaty Linux que esta no mercado desde 2006 e cada dia mais forte. Um outro detalhe colocado por ele é “Inovações e Novas idéias” Isso é o que mas o Ekaaty Linux esta fazendo e buscando. Nós não nos importamos se acham que uma nova distro acabou de nascer e o importante é que nascam e fiquem. Se fosse assim não existiria ubuntu e sim somente Debian, Não existiria Fedora, Centos, entre outros e sim somente RedHat e se for seguindo isso vamos ver que as distribuições que mais se destacam são as que aparecem como foi o caso do ubuntu que dominou o mercado e respeitado em todo o mundo. Agora pense se o criador (investidor na realidade) achasse que não valia a pena ja que tinha o Debian? Respeito totalmente a opinião de cada um mais nós temos o nosso foco e cada dia e versão prova-se que estamos mais maduros como projeto e distribuição. Peço que baixe a iso teste numa maquina virtual e ai sim critique pois nós aceitamos qualquer critica assim cresceremos muito mais. Obrigado pela dica e leitura.

    rogerio (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 8:26 pm

    Baixei a versao live 2 vezes, queimei 4 midias, por que estava dando um erro e não bootava, enfim consegui que funcionasse, achei legal mas nada intuitivo ter que criar o usuário a senha para o live cd , inclusive senti a falta de um botão ok. Gostei do visual parece ser realmente leve, porem o versao live que subiu veio com muitos defeitos, nem tem FF nem Kopete e eu não descobri como instalar a partir do live, já enviei um e e-mail e estou no aguardo da resposta (há bem mais de vinte minutos hehe). Assim que (se)conseguir instalar eu volto e digo o que achei.

    Tosta (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 8:33 pm

    @Paulo Henrique

    Sugiro que leia o FAQ do Ekaaty antes de fazer comentários como “reinventam a roda: http://www.ekaaty.org/v4/index.php/projeto/perguntas-frequentes

    @ale
    Fico feliz em ser um monge budista… não é a toa que tenho o TAO bem sob o meu travesseiro :-)

    Tosta (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 8:38 pm

    @rogerio

    Opa cara… vou verificar seu reporte. Talvez possa ter ocorrido algum erro de upload para o mirror, uma vez que conexões como temos por aqui são um desafio para publicar qualquer coisa maior que 300 MB.

    @rogerio

    Pedi ao time de suporte para te dar uma atenção especial certo? O tosta é o desenvolvedor senior e estara junto com a equipe de suporte resolvendo seus problemas.

    @rogerio

    Ja vi inclusive que ja foi respondido pelo Time de 3 Nivel. Acabou de inaugurar a linha de desenvolvedores :

    rogerio (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 11:59 pm

    @cristianofurtado
    Bele recebi o suporte sim, vamos ver o que conseguimos, por equanto obrigado.

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 9:11 am

    @rogerio

    Após a solução seria interessante você informar o que achou aqui mesmo para mostrar a credibilidade em nosso projeto ok? Obrigado.

    Excelente projeto, sinceros parabéns ao grupo.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 13/02/2010 às 7:19 pm

    Substituí o Kubuntu 9.10 que estava instalado no desktop de minha esposa pelo Ekaaty 4 e fiquei surpreso com a facilidade de instalação e os recursos incluídos por padrão pelo sistema! Inclusive tive menos problemas do que com o Kubuntu, a carga do SO é mais rápida e a interface é mais agradável. Melhor ainda: o suporte oferecido gratuitamente me ajudou bastante a fazer alguns ajustes finos que eu passei dias tentando fazer com a outra distro, procurando por dezenas de fóruns e blogs. Gostei tanto que assim que voltar de viagem vou migrar meu notebook com Ubuntu 9.10 para o Ekaaty 4, com certeza! Parabéns a toda a equipe do Ekaaty pelo trabalho sério e responsável.

    @Alessandro de Oliveira Faria

    Muito obrigado pela confiança no Projeto. Queremos ser sempre assim o mais perfeito possivel e entender que usuário precisa der tratad como um usuário. Suporte e projeto é o que temos de diferente e pretendemos continuar assim.

    @Sri_Dhryko
    Muito obrigado pelo reconhecimento e queremos ser sempre assim pró ativos, ouvir e entende qual é a real dificculdade de um usuário e prepara-lo para o mercado brasileiro e caseiro. O time do Ekaaty Linux agradeçe o reconhecimento.

Este post é antigo (2010-02-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.