Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Edição de textos colaborativa em tempo real

Meu novo post no IBM DeveloperWorks trata de uma aplicação frequentemente anunciada, mas raramente bem implementada. Trecho:

 A edição de textos colaborativa em tempo real é uma espécie de “santo graal” da automação de escritório e do desenvolvimento em equipes, pois é vista (e incessantemente buscada) como a solução definitiva para o trabalho coletivo.

Como de costume com as ferramentas que recebem o título de “a solução definitiva”, há um porém, na forma de um detalhe importante: não existe ainda uma forma consolidada de colocá-la em prática que se adeque à maioria dos casos de uso comuns, e as implementações existentes têm suas restrições, geralmente impostas pelos limites de velocidade de comunicação entre os computadores participantes. (via IBM DeveloperWorks)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 27/10/2010 às 2:01 pm

    De ferramenta de edição de documentos colaborativa, eu tinha ouvido falar do OpenGoo(agora FengOffice) que apresentamos pra um cliente, mas o projeto foi jogado de lado.
    http://www.fengoffice.com/web/

    Vou ver as outras opções desta matéria do Augusto…

    Alex Bars (usuário não registrado) em 27/10/2010 às 2:51 pm

    Uso Google Docs…e acredito ser suficiente, boas implementações para colaboração em tempo real!!

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 27/10/2010 às 3:58 pm

    there’s no silver bullets

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 27/10/2010 às 4:05 pm

    Até o Emacs faz edição de texto colaborativa em tempo real. Cadê os fâs do vi nessas horas? :P

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 27/10/2010 às 4:39 pm

    @Tércio Martins

    Lança o “screen” e usa o “vim”
    EHUEHEUEHEUEHEUHEUEHEUHE
    [ /piada ]

    Bem, talvez uma solução seja a criação de um protocolo aberto para aplicações de edição colaborativa. A ideia é a coisa funcionar independente de plataforma ou formato de arquivo. Isso permitiria que OpenOffice, MS Office, Google Docs e companhia pudessem se comunicar melhor.

    O OpenOffice ao meu ver tem todo o potencial para isso. Ainda mais agora com o projeto LibreOffice, que conta com o apoio também do google (que poderia colaborar com esta parte de edições simultâneas e integração com o google docs)

    Um, quem diria. O Abiword, o editor esquecido (mesmo sendo leve e cheio de recursos, parece até o Opera :-)), tem um serviço de colaboração. E o OpenOffice não. Mancada da Sun e agora da Oracle.

Este post é antigo (2010-10-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.