Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cygwin: script de backup com rsync rodando no Windows

Enviado por Marcos Francisco Longo (marcoslongoΘgmail·com):

“Estes dias precisei montar um backup em um servidor rondando Windows 2003. Qual não foi a minha surpresa em descobrir que posso utilizar o meu script de backup padrão do Linux no Windows, com Rsync e o Cygwin, quase sem alteração nenhuma? Segue no link http://www.fix.inf.br/?p=14 um tutorial de como fazer. Achei extremamente interessante saber que mesmo quando estamos limitados ao Windows, ainda podemos utilizar as ferramentas que estamos acostumados no Linux. Vitória do Open Source, que está cada vez mais disponível e mostrando sua versatilidade sem igual.” [referência: fix.inf.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    xadouron (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 2:51 pm

    Boa iniciativa.

    O Windows Server 2003 e superiores tem um recurso interessante chamado Shadow Coypy. Ele não substitui o backup, mas quebra um galhão para voltar arquivos recentes deletados acidentalmente.

    Abs,

    Marcos Longo (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 3:26 pm

    Bah, escreví rondando em vez de rodando. Tem como arrumar isto?
    @Xadouron estive vendo o shadow copy do Windows. Ferramenta interessante, pena que não é boa para copiar vários arquivos ao mesmo tempo. Mas mesmo assim, interessante.
    O bom do Rsync é que pode ser usado como “shadow copy” e backup ao mesmo tempo. E meu cliente não precisa saber muito para recuperar o backup quando precisar.

    Uma outra forma é usar o cwrsync

    http://www.itefix.no/i2/cwrsync

    ou, melhor ainda (para windows) usar o deltacopy

    http://www.aboutmyip.com/AboutMyXApp/DeltaCopy.jsp

    “DeltaCopy is an open source, fast incremental backup program….
    In technical terms, DeltaCopy is a “Windows Friendly” wrapper around the Rsync program, currently maintained by Wayne Davison. “rsync” is primarily designed for Unix/Linux/BSD systems. Although ports are available for Windows, they typically require downloading Cygwin libraries and manual configuration. ”

    http://www.aboutmyip.com/AboutMyXApp/DisplayFAQ.do?fid=7

    “Question: Can I use DeltaCopy with Linux/UNIX

    Answer: Although the binaries for DeltaCopy are only available on Windows, you can use DeltaCopy to transfer files to an from a Linux/UNIX machine running rsync. “

    Marcos Longo (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 8:44 pm

    @Manoel Pinho Já usei o DeltaCopy e ele é legal (Inclusive usa o rsync com o cygwin), mas não encontrei forma de utilizar ele com os hard-links nem dele fazer o backup em uma pasta direto. Pelo que eu ví, ele somente faz o backup para um daemon do rsync (em uma máquina linux ou em uma máquina windows rodando o deltacopy server).
    O cwrsync eu não conhecia. É legal, é um empacotamento do cygwin/rsync, facilita a instalação do rsync no windows. Bem legal.

    Luis Fernando Kieça (usuário não registrado) em 11/03/2010 às 8:32 am

    Conforme citado anteriormente sobre o cwrsync, eu já tinha passado por problema similar, mas no meu caso, envolviam servidores mistos (Linux, FreeBSD e Windows). Na época havia até mesmo escrito sobre o assunto em aqui e aqui.

    Patola (usuário não registrado) em 12/03/2010 às 12:31 am

    Se fosse vitória do Open Source mesmo, seu desktop não seria Windows…

    Marcos Longo (usuário não registrado) em 12/03/2010 às 11:19 am

    Interessante como pessoas fazem comentários sem conhecer absolutamente nada da situação. Primeiro, não é um Desktop e sim um server, que é de um cliente, que não pode mudar para linux, pelo menos não ainda. E se ele precisa de uma solução de backup, porque não utilizar ferramentas open source? É sim um vitória, porque demonstra que o open source tem melhores ferramentas e que elas podem inclusíve ser usadas no Windows. Se ele não pode mudar o sistema todo, pode começar utilizando algumas ferramentas. Nenhuma mudança acontece inteiramente da noite para o dia. Não é simples mudar um servidor inteiro que utiliza pelo menos 9 aplicativos personalizados para Windows.

Este post é antigo (2010-03-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.