Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Commodore 64 renasce como PC tudo-em-um

Renascimento deste clássico da era de ouro da microinformática hobbysta (ao menos na opinião deste escriba) tem hardware estilo PC e pode vir com Linux pré-instalado (ou algum derivado do AmigaOS, ou mesmo o Windows 7).

Boa sorte pra Commodore USA Ltda.! Que consigam encontrar um nicho de mercado interessado. Trecho da cobertura do Zumo, que também traz diversas fotos do exterior e das entranhas do aparelho:

Depois de décadas, a Commodore USA LLC anunciou o lançamento de um novo computador que, fora seu desenho vagamente inspirado no clássico Commodore 64,  não deixa de ser mais um PC all-in-one na praça.

Ao contrário do C64 clássico (baseado no processador MOS 6510) o novo Commodore (cujo sugestivo codinome é “Phoenix”) é um PC genérico baseado na plataforma Intel chipset G31 com soquete LGA 775, até 4 GB de memória DDR2 800 MHz e aceleradora gráfica Intel GMA 3100. O sistema ainda conta com duas portas SATA, porta de rede Gigabit Ethernet, mouse e teclado PS/2 (???), quatro USB 2.0, uma paralela, duas seriais, slot PCI e mini PCI-e (que pode ser usado para interfaces Wi-Fi), leitor de cartões de memória flash, slot para unidade de disco óptico de note, etc.

O curioso é que esse produto aparentemente não oferece nenhuma compatibilidade de hardware ou mesmo de software com o C64 original. Ele pode vir com Windows 7 ou Ubuntu OS pré instalado ou o usuário pode optar por soluções mais exóticas baseadas no AMIGA OS como o Amiga EMU ou AROS, o que pode ser um atrativo para os fãs dessa marca já que para mim esse computador tem mais cara de Amiga 500 do que de C64. (via zumo.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu gostaria muito ver uma versão moderna do Amiga 4000 nos dias de hoje, era uma maquina fantástica mesmo rodando a 25MHz. Mas eu não compraria o C64, exceto por razões históricas.

    E esse novo C64 não vale a pena, mesmo porque se eu arrancar o lid/LCD de um notebook eu não acabo essencialmente com a mesma coisa?

    Alias, ta ai uma coisa interessante para se brincar de case mod com notebooks mais antigos.

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 10:38 am

    Lembra o meu primeiro computador, um CP 400 COLOR.

    Eu gosto do conceito, atende a um nicho.

    Lock (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 10:55 am

    Pô, de certa forma lembrou o msx hotbit também… cpu e teclado integrado… bons tempos, que não voltem mais.

    Nekomata Reikainosuke (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 12:16 pm

    Eu tenho um Amiga 1200 funcionando até hoje.

    Não é por nada, mas não é o sonho dos antigos fãs da linha Commodore ou Amiga. Acho que perde para um projeto de garagem como esse:
    http://www.retrothing.com/2009/04/modding-a-sinclair-zx-spectrum-to-run-linux.html

    Smaug (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:29 pm

    O C64 nunca pegou no Brasil. Aliás, acho que nem foi fabricado nem importado por aqui.

    Heaven (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 10:24 pm

    @Cesar Gimenes

    Ai seria um notebook quebrado e não um Commodore.

    Se chegar aqui no Brasil eu compro, eu já estou babando por esse aqui (http://www.infobox.com.br/produto.aspx?id=2221), agora imagina ter um que é um commodore, seria um sonho.

    Heaven (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 10:36 pm

    Gostei pacas da mascote do AROS OS, só por causa da mascote vou usar e programar neste sistema, quero ver pronto.

    @Heaven eu não considero essa maquina um Commodore, para mim parece um PC comum em um gabinete incomum apenas isso. Mas isso é apenas a minha humilde opinião.

    Eu eu penso o mesmo que o Nekomata sobre essa maquina, o projeto de garagem que ele citou parece bem mais “cool”.

    E eu já ia esquecendo de dizer:
    Only Amiga Makes It Possible.

    Bruno Marota (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 1:53 am

    E pensar que quando eu nasci, meu pai tnha um desses. Passei minha infância jogando sumer games com controle de atari no antigo Comodoro 64

    Ian Clive Kerr Coelho (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 8:48 am

    Only amiga, make it possible! I like this sound, and is true. Only amiga. Bem, para quem gosta, tem o MINIMIG. Ele é um remake de um amiga 500 em FPGA (lógica programavel). http://en.wikipedia.org/wiki/Minimig Já tem gente conseguindo programar o AGA dentro do FPGA. Para quem gosta de desenvolvimento, é um prato cheio para aprender Verilog/VHDL. Para quem gosta de case mod, é pequeno o suficiente para colocar dentro do Comodore( huhummmm PC). Para quem simplesmente sempre quiz ter um amiga e nunca encontrou um a venda, pode ser a solução. A vantagem é que ele usa SDcard para colocar as imagens de disco. Nada mais de usar disquetes. Como diz o colega, “bons tempos, que não voltem mais” by Lock.

    Saboteaur (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 7:31 pm

    Esse “PC” estilo C64 chegou um pouco tarde pois a ASUS já tem um chamado de ASUS Eee PC Keyboard

Este post é antigo (2010-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.