Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Click: Cybercafé com Mandriva Linux e um pouco de história

Enviado por Diogo (diogotrcΘgmail·com):

“Desde quando conheci o Linux (1997 ou 1998), tomei um carinho muito grande pelo sistema operacional, quando instalei pela primeira vez, foi como uma aventura, nunca havia visto o Linux rodando em máquina alguma, a pouca informação que tinha sobre esse novíssimo S.O. eram algumas matérias da revista Geek nos seus primeiros números. Então era um caminho que eu realmente não sabia até onde iria. Até hoje lembro do equipamento, um AMD 5×86 133 Mhz com 64MB de memória RAM, mas infelizmente não lembro ao certo qual era a versão do Red Hat, não sei se era 6 ou 4. Lembro que a instalação era muito diferente do que é hoje, muitas opções novas, um visual muito diferente! Mas não é que a minha primeira instalação deu certo? Em algum tempo eu tinha o Red Hat instalado e funcionando em meu modesto computador! Logo chamei os amigos, que mal tinham entrosamento com o Windows, para conhecer o Linux.

De lá pra cá foram vários anos acompanhando o seu desenvolvimento. Quando tive acesso à internet em casa a coisa melhorou, pude entender a história, do que se tratava aquele bonito e interessante sistema operacional. Logo tentei convencer todos os amigos a terem o Red Hat em dual-boot com o Windows 98 ou Me e a usarem o Netscape Navigator. Mas naquele tempo não era tão fácil convencer pessoas “normais” usarem Linux.

Então conheci o Conectiva Linux, primeira versão usada foi a 6.0, era um visual bem agradável, boa documentação e o melhor de tudo, um trabalho genuinamente brasileiro! O Conectiva foi a minha distro até a fusão com a Mandrake Soft, onde passei a usar o Mandriva. Confesso que o Mandriva 10 e 2006 não foram bons suficientes para me fazer tirar o Conectiva 10 do computador, portanto, só passei a ser usuário Mandriva na versão 2007.

com o Mandriva 2007, tive a certeza de que o Linux era bom e fácil o suficiente para ser usado por todos! Então voltei a mostrar aos amigos as vantagens e agora também, as facilidades de usar Linux. O resultado foi bem melhor, as pessoas já viam com outros olhos, já não era difícil e já tinha programa para tudo o que precisavam! Muitos se convenceram a manter o Mandriva em uma outra partição, dividindo lugar com o Windows XP.

Agora é 2010, meu presente é uma realização! Finalmente estou levando o Linux ao alcance das pessoas! Desde crianças, passando pelos jovens que adoram jogos e até mesmo aos mais velhos, todos estão tendo a experiência de usar o Linux.

No dia 23/08/2010 inaugurei uma loja de hardware que também faz manutenção de computadores e é um Cyber Café, a diferença é que esse Cyber usa apenas o Mandriva Linux 2010.1 como sistema operacional, seja para jogos, seja para navegar na internet, tudo é feito com o Linux!” [referência: diogoparker.wordpress.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Danilo (usuário não registrado) em 4/09/2010 às 8:33 pm

    Nossa, que interessante, ainda mata(mais ou menos) o problema dos virus que devem existir aos montes em CyberCafés, pena que algumas(a maioria) empresas não portam seus jogos para linux, seria algo muito viável para as Lan-houses, pela economia e segurança.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 4/09/2010 às 9:38 pm

    Eu durante muito tempo tentei convencer meus amigos a usarem linux, mas hoje eu não tento mais isto, se alguém tiver interessado eu ajudo com prazer, se não, não faz diferença. :)

    Felipe (usuário não registrado) em 4/09/2010 às 10:31 pm

    @Igor Cavalcante

    Faço o mesmo que você, ou melhor … creio que passei pelo mesmo processo e dificuldades de você. Hoje em dia não tento convencer as pessoas a usar Linux, porque não é um Windows grátis e livre … é OUTRO sistema operacional. A pessoa tem que ter vontade de aprender, não basta simpatizar e tudo acontece como passo de mágica…
    Para os amigos que simpatizam com o software livre E que querem aprender, eu ajudo na boa vontade

    rubson (usuário não registrado) em 4/09/2010 às 11:34 pm

    resolvi usar linux por curiosidade, não achava nada legal utilizar um s.o.
    que estava sempre me dando problemas, começei a usar o linux por conta própria, knoppix, usei um dual boat com o mandriva, kubuntu,
    gutsy gibon – foi muito bom, depois hardy heron, uma recaida para o ubuntu no gnome, finalmente decidi utilizar cad e ganhar a vida com linux, não deu outra voltei para o mandriva….daqui não saio, daqui ninguém me tira. risos.
    Paguei com satisfação um “upgrade” o powerpack, viva o linux, mandriva, kde, gnome, viva o Linux/GNU

    baco (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 1:27 am

    @rubson, vc traiu o movimento do SOFTWARE LIVRE DIGRATIS, véio.
    Mandriva nao é FREE entao, tem que pagar!!!

    -modo troll ON -
    alguém sabe de algum software FREE que faça a mesma coisa que o powerpack do mandriva?
    - modo troll OFF –


    este comentário é um sarcasmo com os … usuarios .. do site que vivem querendo CERVEJA FREE.
    rsrsrsrssrrs

    isaac (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 9:04 am

    Meu primeiro contato com Linux, foi no Mandriva 2005 LE, que veio extinta revista Geek (parece que foi ontem).
    No começo não gostei muito, mas depois tive que dar o braço a torcer…rs
    Depois não parei mais, virou vício…rs

    Ivan (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 10:26 am

    Diogo , parabéns, imagino que esta loja e a forma como ela está estruturada deve ter sido um sonho, muito, acalentado e buscado durante anos.
    Desejo sucesso e lucros para você, quem sabe daqui a mais algum tempo com seu sucesso outros se sintam inspirados a seguir pelo mesmo caminho, e Linux seja visto, cada vez mais, como algo comum de uso do dia a dia.
    Atitude e trabalho como o seu é que realmente fazem a diferença.

    Diogo (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 12:31 pm

    Obrigado a todos, realmente tornar o uso do Linux popular é um sonho que aos poucos, consigo realizar. Sei que o número de pessoas que se convenceram que não existe esse mito de que não é possível usar o linux para as suas atividades, é muito pequeno, quase que insignificante, mas é maior do que o que era ontem, e amanhã será maior ainda! Nós, usuários Linux, somos diferenciados, somos um pequeno número que não chega a 5%, mas acreditem, somos formadores de opinião exatamente por sermos ousados.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 1:43 pm

    @Igor Cavalcante, comigo também foi a mesma coisa. Hoje deixo o meu Linux o mais amigável possível pra quando alguém da família for usar a minha máquina, mas não tento convencer ninguém a usar.

    Se alguém quiser, ajudo com prazer, mas não sou mais evangelizador.

    gamer (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 1:48 pm

    Navegar na internet com o mandriva eh realmente muito bom sem duvidas a maneira mais rapida d navegar pois o S.O. libera poder d processamento pro navegador,mas pra jogos eu acho dificil,ainda mais q muita gente por ai mesmo tendo pc em casa vai na lan house pra ver como eh um jogo em dx10 ou dx11,o linux roda jogos bem,mas soh se for opengl ou com o wine pra fazer o jogo ficar lento ateh no pc da nasa sem falar q o wine soh funciona se o jogo for no maximo dx9,bom pelo menos pra manter a lan se gasta pouco e por isso o preço pra o cliente pode ser mais baixo
    linux na lan pra internet eh uma maravilha mas pra jogos soh se for pra jogar pong,tetris,paciencia,etc

    Diogo (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 6:54 pm

    @gamer,
    Acho que você está um pouco enganado quanto ao poder do wine e até mesmo quanto aos jogos nativos do Linux, já viu os gráficos do Penumbra ou do Enemy Territory: Quake Wars? E posso te falar que o gerenciamento de hardware superior do Linux faz o jogo rodar bem melhor num hardware modesto.
    Linux é melhor pra jogos que o Windows, só precisa ter mais jogos.

    São atitudes que nem esta, desmistificadoras por excelência, que tornam o LINUX, e em particular a preciosa MANDRIVA, uma nova opção para o usuário comum que, na verdade, não tem oportunidade para aprender que outros sistemas operacionais existem e podem ser até melhores. PARABÉNS!!!

    @Diogo

    Sucesso e parabéns pelo novo empreendimento movido à Linux!

Este post é antigo (2010-09-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.