Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


China defende censura após ameaça do Google de abandonar o país

Ministro do Conselho Estatal da Informação chinês disse que o seu país “está em estágio crucial de reforma e desenvolvimento, e este é um período de conflitos sociais fortes”, e assim “orientar devidamente a opinião na internet é uma medida importante para proteger a segurança das informações na on-line”. Me lembrou o que andam tentando fazer com a imprensa em outro país que conheço melhor.

Segue trecho do G1, com um caco (em itálico) meu:

A China defendeu seu extenso regime de censura e descartou as alegações quanto a ataque de hackers, alertando as empresas a não tentar escapar ao controle estatal da internet, depois que o Google ameaçou abandonar o país.

(…) O desafio do Google a Pequim surge enquanto empresas estrangeiras expressam crescente frustração quanto ao ambiente para negócios na China, ainda que o crescimento econômico chinês supere o do restante do mundo.

O Google, maior serviço mundial de buscas na web, disse que pode fechar seu site em chinês, o “google.cn”, e seus escritórios no país, depois que um ataque de hackers originado da China [já há quem não apenas insinue, mas também afirme que a origem é o próprio governo chinês], e que também tomou outras companhias como alvo, foi dirigido a ativistas de direitos humanos que usam o serviço de e-mail Gmail da empresa.  (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jerônimo Alves (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 9:06 am

    O problema é que não existe imprensa livre em nenhum pais do mundo, muito menos no Brasil, o que existe é uma mídia corrompida e comprometida com o capital, e não com a livre expressão e verdade dos fatos. A verdade é que muitos dos que não leem jornais ou assistem televisão, são bem mais informados do que os que o fazem.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 9:28 am

    @Jerônimo

    Pelo seu discurso posso te chamar de camarada? hehe

    Brincadeiras à parte, isso é verdade sim, mas ao menos aqui ninguém é assassinado ou preso por expressar a sua opinião, e ninguém é impedido de publicar o que quiser.

    Na verdade esse método ditatorial de controle da informação é absurdamente ineficiente.. Todos sabem que é só colocar no ar um BBB e um gordo com umas gostosas dançando no fundo que a massa não vai se preocupar nenhum pouco com o resto

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 9:30 am

    Há um erro no texto, entre a quarta e a quinta linha: “segurança das informações na online”. Aliás, também está assim na fonte…

    diggao (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 9:32 am

    @Jerônimo Alves

    Concordo plenamente.

    Marcos (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 9:53 am

    Eu sinceramente acho que as empresas só deveriam se instalar onde há democracia pois regime totálitario faz o que quer quando quer e ninguem vai contra (quando vai sofre repressão), é só olhar o que Hugo Chávez está fazendo com as empresas da Venezuela.

    Gustavo (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 10:10 am

    Vamos aos fatos, pelo andar da carruagem, a China não está sendo (sorry) mais economicamente viável ao Google, por isso o ultimato.

    Não é por conta da forma de governo ou da censura, e sim do dinheiro. Sim, o danado do dinheiro.

    emo_csharp_developer (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 10:17 am

    “ao menos aqui ninguém é assassinado ou preso por expressar a sua opinião, e ninguém é impedido de publicar o que quiser. ”

    Acho que não é bem assim não…

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=569CID006
    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL32837-5605,00.html”

    Experimenta dar uma procurada no “Comitê para a Proteção dos Jornalistas” no Observatório da Imprensa, pra ver outros casos semelhantes no Brasil.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 10:18 am

    Isso mesmo, o Google já censura muitas coisas a pedido da elite e já vi relatos de agentes da CIA que dizem que o google faz dossies para a elite americana.

    A Vinda de Nibiru foi censurada pelo google.

    Falaram até mesmo que fotos do rodoanel foram censuradas pelo google.

    Toda corporação é um lixo .Mas só que tem umas mais podres que as outras.

    A questão tem vários níveis, mas o econômico também é válido. Qual o risco e o prejuízo potencial de fazer negócios nessas condições?

    Eu também não acharia economicamente viável operar internacionalmente em um país grande (mesmo que fosse a economia em maior crescimento do mundo, e o maior mercado potencial de Internet) cujo governo tivesse a capacidade e interesse de invadir minha infra-estrutura (fora dele) sem amparo legal nem permissão, e colocasse essa idéia em prática. É mais caro tentar me defender dele do que abrir mão de fazer negócios no país dele – mais vale deixar de realizar a operação que atrai a atenção dele para mim.

    Mas creio que isto está mais para uma esfera de análise estratégica de cenários do que para a idéia tradicional de viabilidade definida pela expectativa de faturamento X projeção de custos. Afinal, empresas norte-americanas menores do que o Google neste segmento continuam atuando no mercado chinês da mesma maneira que na semana passada, com a censura local e tudo, mesmo sabendo (ou tendo sido vítima) das invasões.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 10:31 am

    Ah de boa Gustavo, poderia me dizer por favor de onde você tirou esse “fato”? Por acaso a China faliu e eu não fiquei sabendo?

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 10:35 am

    @self_liar:

    Sobre o planeta Nibiru:
    “The idea was first proposed in 1995 by Nancy Lieder, founder of the website ZetaTalk. Lieder describes herself as a contactee with the ability to receive messages from extra-terrestrials from the Zeta Reticuli star system through an implant in her brain.”

    Você está de brincadeira comigo né?

    Dinner (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 10:41 am

    Esse self_liar é uma piada! Paranóico nivel 100! HUhuahuhahuhau…

    Celso (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 10:41 am

    @Paulo Cesar

    Pergunta pro estadao se ninguem vai preso ou processado no Brasil

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:01 am

    Impressionante como o pessoal confunde liberdade de expressão com a expressão das opiniões que eles acham certas.

    As Empresas e Corporações não são seres auto-suficientes com mente própria, são feitas de seres humanos, que estão exatamente exercendo sua liberdade de expressar as opiniões que querem, sejam elas vendidas ou não.

    Você tem toda a liberdade de acreditar ou não, tem toda liberdade de utilizar seus meios para mostrar a sua opinião, do mesmo jeito que eles fazem, liberdade essa que você não teria em países como a China.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:03 am

    Ah tá, não deveria usar o Nome Nibiru para um planeta desconhecido que passa pelo sistema solar esses dias .Nem para um planeta que fica na constelação de Orion.

    Mas se você pesquisar adequadamente verá que tenho certa razão .E que o google já faz vários relatos de pessoas para a CIA e que ele censura seus sistemas de visualização interplanetários .

    Principalmente a constelação de Orion.

    http://nibiruendplanetx.blogspot.com/2008/06/o-google-e-microsoft-escodem-algo-sobre.html

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:09 am

    Os unicos individuos que exercem sua liberdade de expressão são os patronos das corporações. Todo resto, deve aceitar a ideologia da corporação ,senão rua.

    UlaUla (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:11 am

    @Celso

    Ou então, pergunta para o Estadão quantos colaboradores tiveram que ser demitidos para que eles pudessem pegar dinheiro emprestado com o governo.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:19 am

    Acho que todo o sistema de corporação é falho porque existe somente um ponto de controle .Na antiga ditadura brasileira, era muito fácil contatar uns 5 ou 6 grupos da midia através dos seus patronos para que assim todo a imprensa brasileira seja censurada.

    A corporação é centralizada demais demais e demais INTENCIONALMENTE.É como se fosse um triângulo.Simplesmente contatar o patrão para que o patrão paase a ordem para seus auxiliares e tudo se faz.Quem não quiser acreditar ou fazer o que o patrão manda ,RUA.

    Você acha que as pessoas vão sacrificar seus cargos .Não, infelizmente não ,mesmo que elas saibam que estão fazendo algo ruim.

    ale (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 11:55 am

    “@self_liar:
    Sobre o planeta Nibiru:
    “The idea was first proposed in 1995 by Nancy Lieder, founder of the website ZetaTalk. Lieder describes herself as a contactee with the ability to receive messages from extra-terrestrials from the Zeta Reticuli star system through an implant in her brain.”
    Você está de brincadeira comigo né?”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Perdão pelo flood/off topic mais não deu Nibiru HEUAHSUEHSUAHEUSHSAHAUSHEUSHASE self_liar É O CARA KKKKKKKKKKKK

    Juan (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 12:23 pm

    A guerra cibernética já começou (basta ver o relatório da McAfee) e a China não poderia ficar de fora, mobilizando seu exército de hackers. A preocupação não é somente com software, já que existe um movimento no senado americano para financiar a produção de chips dentro dos EUA, já que eles desconfiam que alguns deles vem com o hardware alterado e poderiam afetar seus sistemas de defesa.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 12:25 pm

    Planeta Nibiru passando pelo sistema solar com o Google censurando isso?

    Google espionando para a CIA… (como se a CIA precisasse da ajuda do Google)

    Google censurando fotos do rodoanel????? (não entendi o porquê. será que é para não deixar o Paulo Maluf se eleger nunca mais e assim interferir em nossas eleições??!!)

    Google censurando seu sistema de visualizações interplanetárias??? (hãm???)

    E sabe-se lá Deus como alguém vai conseguir seguir a sugestão do self_liar:

    “Mas se você pesquisar adequadamente verá que tenho certa razão .E que o google já faz vários relatos de pessoas para a CIA e que ele censura seus sistemas de visualização interplanetários .”

    Afinal, onde vou pesquisar hoje em dia que a CIA usa o Google como informante? Tá publicamente disponível uma informação dessas???

    Na boa: O que foi isso que passou???

    O self_liar bateu o recorde hoje. hehehehe

    Sobre o post, finalmente, A china não compensa o perigo e o trabalho que dá. Hoje em dia, não mais.

    Não existe garantia alguma. E pior, o estado chinês é diferente demais daquilo com que estamos acostumados no ocidente. Esse controle todo já teria provocado uma revolta generalizada em vários outros países, mas na China funciona mais ou menos bem até hoje.

    Vai entender… Eu não entendo.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 12:43 pm

    A CIA está a serviço das corporaçoes.E as corporações ajudam a CIA também.

    CIA e google
    http://www.threadwatch.org/node/9612

    Rodoanel e google

    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/01/438408.shtml

    Acho que sou paranoico demais ?! Então o Ali Kamel já foi ator de Porno!

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 1:02 pm

    Rodoanel e google

    http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=22747

    foobob (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 1:38 pm

    self_liar delusional… nibiru é o karái.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 1:41 pm

    Em parte deste planeta existir ou não ,quis dizer que o google pratica tanta censura quanto.E coloquei algumas outras referencias como a da CIA e do Rodoanel.

    Ou você acha que a microsoft também não ajuda a CIA?

    Não existem corporações boazinhas.

    foobob (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 1:55 pm

    Onde quer que não haja nada, há sempre oportunidade para teoristas da conspiração.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:01 pm

    Infelizmente é o termo pejorativo utilizado para essas pessoas.

    Mas poderia ser resolvido facilmente se as pessoas pesquisassem pelo menos 1 horinha da sua vida.

    Aproveitem enquanto a internet está livre .Procurem evidencias pelo menos .

    A elite infelizmente criou um termo pejorativa para cada classe oponente a ela.

    Terroristas
    Comunistas
    Trolls
    Conspiracionistas
    Paranoicos

    e afins.

    Mas agora quem assiste a televisão novela ,futebol e jornal mentiroso não é tachado de nada disso.

    São todos “normais”.

    emo_csharp_developer (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:14 pm

    http://en.wikipedia.org/wiki/CIA

    “The CIA’s primary function is to collect information about foreign governments, corporations, and individuals, and to advise public policymakers.”

    Uhm… deixa eu pensar….
    coletar informações sobre governos estrangeiros, corporações e indivíduos…. Google… uhm… informações…. Google….

    Acho que a teoria do self_liar sobre Google e CIA tem sentido, sim.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:17 pm

    csharp

    É só pesquisar no google heheh.

    E é logico , o google coleta um monte de informações ,e logicamente usa para o uso pessoal dele,mesmo que seja escondido.

    foobob (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:28 pm

    não vejo TV faz anos. Costumo passear pela usenet e o que tem de paranóico, troll e conspiracionistas por lá faz o meiobit parecer um parque infantil.

    dá uma olhada em alt.astronomy que vc vai gostar. De repente vc se dá bem com o insano Brad Guth de Vênus.

    Cyber Punk (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:35 pm

    http://info.abril.com.br/noticias/mercado/microsoft-planeja-continuar-na-china-15012010-21.shl
    .
    .
    .
    =D ja era de se esperar

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:40 pm

    Fooboob

    A usenet é bela,mas está sendo destruida tanto pelos trolls quanto pelo bloqueio dos provedores de acesso.

    Tenta começar a ver documentários que nunca vão passar na tv:

    http://www.docverdade.blogspot.com/

    foobob (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:43 pm

    Um documentário não é mais verdade ou menos verdade só porque não está na TV. Tem que ter bom senso.

    foobob (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:44 pm

    Microsoft tem que abastecer o mercado local de bucaneiros senão eles migram para Red Flag Linux. ;)

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:49 pm

    foobob

    Sim pode ser ,mas prefiro assistir um documentário do que acreditar na tv.

    Os documentários quase sempre tem evidencias mais solidas.Sobre o 11 de setembro por exemplo . Acredito muito mais nos documentários e nas midias independentes do que no lixo televisivo que mente na cara dura sobre os fatos.

Este post é antigo (2010-01-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.