Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BrOffice.org anuncia adoção pelo governo de Goiás

Enviado por Marco (marcodefreitasΘgmail·com):

“Em breve, todos os usuários dos computadores dos órgãos estaduais estarão utilizando o novo sistema de Software Livre. O processo de migração para o Software Livre no Estado acontecerá em três etapas: a primeira e imediata prevê a substituição dos programas básicos pelo BrOffice.org e ainda a implantação de softwares ligados a produção visual, como Gimp e Inkscape, que são as opções livres para o tratamento de imagens e a produção gráfica.

Na segunda fase, haverá o treinamento para o suporte técnico; e, por último, acontece a etapa mais complexa: a substituição dos softwares corporativos, que são os voltados para áreas específicas, por opções livres. A migração para este sistema na esfera pública está amparada pela lei Nº 15.425/2005 que dispõe sobre a utilização de Software Livre na administração pública do Estado de Goiás.

Segundo o coordenador tecnológico da UEG, André Soares, que está à frente deste projeto, a substituição do sistema operacional pelo Linux e dos softwares de escritório pelo BrOffice.org proporcionará uma grande economia em licenças por computador. Dentre outras vantagens, o BrOffice.org é o primeiro editor de textos a já vir com as novas regras da reforma ortográfica.

Para orientar os usuários, a equipe da UEG, em parceria com a Secretaria da Fazenda, desenvolveu o portal SoftwareLivre.Goiás (portal goiano do Software Livre), no início deste ano. Além de orientar os usuários, o portal é um instrumento de convergência e troca de informações, conhecimentos e iniciativas voltadas para o Software Livre na administração pública do Estado.

O usuário poderá se cadastrar e postar conteúdo de notícias, eventos, artigos e dicas. O novo site disponibiliza ainda um boletim periódico com as últimas atualizações, que será enviado para os usuários cadastrados. Confira, acessando o seguinte endereço: www.softwarelivre.goias.gov.br.

Fonte: Portal 730. Disponível em: http://www.radio730.com.br/materia-principal-1/164-software.html” [referência: broffice.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jean (usuário não registrado) em 1/05/2010 às 2:23 pm

    Não adianta fazer uma substituição imediata dos softwares,já instalados por software livre,Sem um treinamento antes e todos os documentos em uso já convertidos para o odf.

    guigui (usuário não registrado) em 1/05/2010 às 9:02 pm

    Com essa grande migração de usuários para SL já começo a imaginar uma coisa muito legal que poderia ter daqui alguns anos.

    Imagine um tipo de “GSOC” so que do governo, a fim de manter atualizado os programas mais usados, seria muito bom.Remuneram os desenvolvedores e ao mesmo tempo incentivam estudantes e profissionais a produzir melhores soluções.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 2/05/2010 às 1:21 pm

    Espero que entre dinheiro para o projeto BrOffice pra melhorarem a versão brasileira.

    Tabela2 (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 9:45 am

    No lugar de encher o bolso do monkey Ballmer, gasta-se com suporte e (de início) treinamentos onde empresas locais são beneficiadas “irrigando” as economias locais com o dinheiro que iria embora.

    Acredito que não seja uma grande baixa para a MS, mais é um exemplo que vem a se juntar a outras migrações de porte (ao menos para o BrOffice) e que estão em diversas fases: como a CEF, Banco do Brasil, Correios, Petrobras…

Este post é antigo (2010-05-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.