Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Atualizando o Ubuntu via CD alternativo

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Quem usa o Ubuntu, a distribuição Linux mais popular do momento, sabe: a cada seis meses, lá vem uma nova versão, trazendo mil novidades. E, para usufruir das melhorias e correções de bugs, o final de abril e de outubro marcam os meses de seu ritual sagrado de atualização do seu querido sistema Linux. Mas usando a ferramenta de upgrade que vem incluída na imagem ISO alternate, nunca mais precisei mexer em entranha nenhuma. É só rodar o script, reiniciar, pronto: sistema atualizado e redondo.

Leia a dica em: http://www.guiadohardware.net/dicas/atualizar-ubuntu-alternate.html” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 1:57 pm

    Estranho… A única coisa que faço há anos para atualizar o Ubuntu é clicar num botão da janela de atualizações. Nem baixar iso, nem formatar, nem mexer nas entranhas, nada! Um reles clique de botão.

    Antônio José (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 2:02 pm

    Também achei estranho esse artigo, pq, desde 2007 que não sei o que é mexer nas entranhas do ubuntu para atualizar.

    E dizer que a cada 6 meses vc tem que fazer isso é ridículo, faz quem quer. Para falar a verdade, só tive problema mesmo na ataulização da 8.04 para 10.04, pois o meu sistema era o kubuntu e fiz direto a atualização. Nada q

    Antônio José (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 2:03 pm

    Detesto quando o sistema envia a mensagem sem eu pedir. Bom terminando o post anterior.

    Nada que umas pequenas correções nos pacotes não resolvessem o problema, mas nada de entrar na entranhas do sistema

    Julio Cesar (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 2:24 pm

    Esse pessoal não lê com atenção mesmo! haha…

    No início da dica eu explico o porquê de atualizar usando o CD alternate, e coloco ainda uma nota dizendo que há a possibilidade fácil de se fazer isso com o update-manager.

    Mas julgam só lendo o título, e no máximo a descrição né… hehe

    O título da dica não é “O jeito mais fácil de atualizar o Ubuntu”, e sim “O jeito mais fácil de atualizar o Ubuntu através do CD alternativo”.

    Abraços

    Gabriel (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 10:19 pm

    “No início da dica eu explico o porquê de atualizar usando o CD alternate.”

    Julio Cesar, confesso que reli o seu texto, mas ainda não entendi bem qual a vantagem de usar o CD Alternate e não o update-manager como você mesmo também propõe em nota. Não entendi o tal “porquê” que você sugeriu agora no comentário?

    Qual seriam as vantagens ou diferenças?

    Gabriel (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 10:21 pm

    correção: No meu comentário anterior, a primeira interrogação deveria ser um ponto.

    André Fonseca (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 11:34 pm

    Caros,

    As vantagens de se utilizar o Alternate se tornam óbvias quando se necessita atualizar mais de uma máquina. Os pacotes está praticamente todos já baixados (o que foi feito uma única vez) e não será preciso baixar toda a atualização pela internet a cada máquina a ser atualizada. Por exemplo, tenho em minha casa um desktop, um netbook e dois notes, todos rodando o ubuntu. O que é mais fácil: fazer o update-manager em cada uma delas ou usar o alternate?

    Gabriel (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 12:35 am

    André, talvez seja mais prático com o Alternate, mas dá pra fazer isso usando o update-manager, já que todo pacote baixo via apt fica arquivado no diretório “/var/cache/apt/archives”, então basta baixar na primeira máquina, e nas outras substituir essa pasta por links na rede. Ou copiar diretamente os arquivos se quiser.

    Antônio José (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 1:19 am

    @André Fonseca

    Acho que o único cenário em que vejo utilizando o alternate CD é quando a máquina que vc quer atualizar o sistema possui uma conexão com a net muito lenta e vc tem a disposição, em algum lugar, uma net bem mais rápida e que não possua um ubuntu equivalente rodando.

    Em outras situações, é mais fácil fazer como o amigo Gabriel disse, copia tudo para o diretório “/var/cache/apt/archives” e executa o do-release-upgrade

    Lauro César (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 10:53 am

    Tem um programa para o Ubuntu, e acho que tem origem brasileira que faz este tipo de coisa: pode-se criar um cd, dvd ou pasta com os pacotes baixados na máquina, tudo de forma simples e intuitiva (e no modo gráfico). Só não estou lembrando o nome agora…

    Em tempo, a dica de se usar o Cd alternate tb é válida pois em alguns casos possuímos o dito cd e com ele podemos atualizar várias máquinas sem ter de fazer nada além de seguir o passo-a-passo proposto por nosso amigo @André Fonseca. ;)

    Abraços!

Este post é antigo (2010-12-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.