Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: Primeiras impressões do Ubuntu 10.04

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Fresquinho: tradução, por Roberto Bech, do DistroWath Weekly desta segunda-feira, sobre o novíssimo Ubuntu 10.04: “Seja você fã ou não do Ubuntu, o fato é que essa criação da Canonical no momento é a distribuição Linux para desktops mais popular do planeta. A versão mais recente, a 10.04, é uma versão de suporte a longo prazo (ou LTS), ou seja, ela vai receber atualizações até 2013 (a edição para servidores ainda conta com mais dois anos). Várias mudanças foram feitas no Ubuntu 10.04 “Lucid Lynx”, e eu estava curioso para ver o que a equipe do Ubuntu havia preparado. Antes de experimentar a nova versão, tive a oportunidade de conversar com Gerry Carr, chefe de marketing de plataforma da Canonical. Por Jesse Smith”” [referência: guiadohardware.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Helvio Mota (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 1:56 pm

    Como quase sempre, vou acabar experimentando… já instalei numa VM, mas quero ver ‘na vera’.
    Vamos ver se fico no Gnome dessa vez.

    Marco (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 3:00 pm

    Pelo o que eu pude testar e comprovar é que esta nova versão do Ubuntu não merecia receber o títuo de versão final. Ainda esta cheia de pequenos bugs. Mas como o Ubuntu obrigatoriamente tem que lançar uma nova versão a cada 6 meses, não tem jeito mesmo. De qualquer maneira a versão está bem legal.

    Sds,

    Marcos (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 3:19 pm

    Eu testei está versão, apesar de alguns pequenos bugs, está muito bem feito o trabalho, não se tem mais trabalho com flash, java, codecs, drivers, etc… tudo a um clique de distância no ubuntu software center. Bem mais veloz no boot também, e o visual está arrasador.

    Ivo N. (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 4:04 pm

    Estou usando a versão final desde o lançamento, há alguns pequenos
    bugs, como por exemplo a tela de login que hora aparece o logo do
    ubuntu e hora fica tudo preto, algumas vezes o tema padrão sumia
    mas depois da primeira atualização parou de sumir…
    O que está chato mesmo é a compatibilidade com alguns programas,
    por exemplo o Handbreak, IBM Lotus, Cheese…

    Mas definitivamente está muito melhor que o 9.10, muito mais rápido
    e fácil…
    Recomendo…

    Leonardo (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 5:18 pm

    Não notei bug nenhum e estou usando desde a beta 2.
    Bom ai depende da aplicação de cada um.
    Como usuário final de desktop do dia a dia está ótima.

    Ozzy (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 5:43 pm

    Desta vez a versão 64 bits (Kubuntu) – que antes me dava uns problemas – funcionou de cara nesta versão, só não dá pra deixar aqueles efeitos “psicodélicos” ativos pois o drive drm da Radeon tá derrubando o X aleatoriamente. Já tem bug aberto lá. Vamos continuar testando.

    O.O.

    Edinho (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 7:23 pm

    Ubuntu como sempre está ótimo, o único problema depois muitas versões sem problema é boot pra quem usa nvidia, ele fica com uma resolução baixa, de resto é só tenho elogios.

    DF (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 8:14 pm

    As impressões do kubuntu 10.04 não foram muito boas

    http://www.itnewstoday.com/?p=1498

    Esqueçam o uso de KDE no ubuntu. A Canonical não dá a mínima para o KDE e daqui a pouco nem para o Gnome. O objetivo deles é fazer um Mac para pobres. Vão copiar tudo e modificar demais o Gnome até ele virar um fork bem diferente do Gnome.

    Curioso (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 8:55 pm

    O objetivo deles é fazer um Mac para pobres. Vão copiar tudo e modificar demais o Gnome até ele virar um fork bem diferente do Gnome

    Se o Ubuntu conseguir fazer isso vai dominar o mundo dos Desktops, somente isso.

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 9:58 pm

    Mais do mesmo. Uma porcaria como sempre. Ainda prefiro o gentoo que não fica fazendo alarde (puro marketing) a cada seis meses.

    Heaven (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 10:18 pm

    @DF

    Na realidade o Ubuntu esta mais seguindo uma trajetória própria, as mudanças mais drasticas virão na versão 10.10, principalmente por causa do gnome shell, como também as atividades ficarem nas aplicações ao invés de ficar no painel superior, entre outras.

    Kubric (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 10:23 pm

    Registei com agrado melhorias ao nível do audio (o pulseaudio já não dá problemas com certas aplicações, como o Second Life, por exemplo). Por outro lado, as máquinas menos potentes têm mais dificuldade em rodar o Ubuntu 10.04 do que as versões anteriores (com 512mb de RAM percebe-se que está mais pesado e lento). O novo visual é uma ilusão, trata-se de um simples tema e não corresponde a nenhuma mudança estética de vulto. Esperava mais da nova versão mas estou satisfeito com o desempenho estável do sistema. No futuro, desejo que o Ubuntu recupere a sua tradicional leveza que lhe permitia ser instalado em quase qualquer máquina, mesmo nas mais modestas e antigas.

    PoolS (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 9:55 am

    Relato minhas impressões:

    Boas:

    - Bom visual e mais diversidade de temas
    - Boot mais rápido (desde que se desative o disquete na BIOS caso não se possua um: http://swiss.ubuntuforums.org/showthread.php?t=1467365&page=2)
    - Som finalmente funciona bem (Muito confuso na versão anterior para habilitar 5.1 sem distorções)

    Ruins:

    - Nvidia (briga Driver livre x proprietário). Deixasse essa discussão fora do LTS!

    Em relação a estar ou não parecido com outros sistemas operacionais, acho que o Ubuntu deve sim copiar aquilo que deve ser copiado. Boas práticas e outras sacadas que ajudem no dia a dia. Perfumaria agrada novos usuários e leigos.

    Minhas opiniões!

    Até mais,

    “Seja você fã ou não do Ubuntu, o fato é que essa criação da Canonical no momento é a distribuição Linux para desktops mais popular do planeta.” – É realmente triste ver uma distro popular bem como os seus seguidores tendo atitudes arrogantes como esta frase. O fato de ser no momento o líder no mercado de Linux não torna o Ubuntu uma boa distro.

    O problema maior é que quando essa distro cair o Linux, para os que o conhecem pouco, vai ficar muito depreciado. Vale lembrar que a RedHat e seus usuários (eu já fui um deles) nunca se mostraram tão arrogantes como os usuários do Ubuntu.

    Essa nova versão mais parece um tema novo. Não testei mas não vejo nada que as outras não façam mais fácil e melhor.

Este post é antigo (2010-05-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.