Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: Breve análise do openSUSE 11.3

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Do DistroWatch Weekly, e traduzido pelo R. Bech:

“O projeto openSUSE já tem 16 anos (incluindo mudanças de nome), uma idade respeitável para uma distribuição Linux. Em sua história, ele passou por muitas mudanças e experimentou diversas abordagens diferentes. Distros vêm e vão, com muita pompa e circunstância, mas o openSUSE foi progredindo no seu ritmo, geralmente sem muito alarde. A versão mais recente, a 11.3, foi lançada no meio de julho, e decidi dar uma olhadinha nela. Já faz algum tempo desde que instalei pela última vez o openSUSE nos meus computadores, e fiquei curioso em ver o rumo que as coisas estavam tomado. Por Jesse Smith”” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bremm (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 7:34 am

    O OSNews destacou a notícia da Zdnet inglesa de que cada vez mais agências governamentais da Alemanha (entre 30 3 40 já o fizeram) estão trocando o Suse pelo Debian pelo fato da Suse ter sido adquirida pela empresa americana Novell.

    Alex Bars (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 8:55 am

    Minha nova distro, tambem tive a mesma impressao, e mesmos problemas kkk, mas adorei o Yast o Firewall …(Gnome), sou novato(3 Meses),
    usei apenas o fedora e ubuntu, mas o OSUSE adorei, completo e com ciclo grande, enfim, indentifiquei melhor com ele!!

    E os Alemães estão certos, mas eu quero que eles se l@squ3m!!!

    Já usei uma porrada de distros. As últimas, Ubuntu, Archlinux e estou agora com o Opensuse. Queria uma distro com boa integração com o KDE e o Opensuse até agora se mostrou excelente.

    willian firmino (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 11:53 am

    Sou usuário do Slackware mas instalei o opensuse 11.3 64 bits em um segundo pc que tenho um pentium dual core 1.6 com 3g de ram placa mãe intel e realmente ficou muito bom e muito rapido, vai ser minha segunda distro com certeza.

    Valdery (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 3:10 pm

    Na análise dizia que o o openSUSE rodava bem com apenas 256 MB de memória!

    “Também gostei de ver que o openSUSE roda com apenas 256 MB de
    RAM. Com essa quantidade de memória, eu fiz login no KDE e
    lancei o YaST para mudar configurações. ”

    Funciona mesmo com apenas 256MB ?

    kayohf (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 5:40 pm

    Bro, qualquer distribuição, se você pegar ela de cima a baixo, roda em 256mb. Acredite.

    Alex Maia Sanchez (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 6:30 pm

    Existe uma interface gráfica no opensuse 11.3 que promete mesmo rodar bem com 256 MB, fiz alguns teste e gostei, porém rodei numa máquina virtual ! Tenho um cliente possui máquinas muito antigas, vou testá-lo e posto o resultado ok !

    Wallacy (usuário não registrado) em 6/08/2010 às 10:13 am

    Aqui no openSUSE 11.3 o Sistema inicializa consumindo 182MB de ram….

    O problema são os programas, não seria possível abrir muitas abas do Firefox por exemplo.

    Se bem que o Firefox está bem integrado ao sistema, abre rápido e consome bem pouco. Foi a primeira vez que eu vi o Firefox se comportar melhor no Linux que no Windows, fora que abre estupidamente rápido. E o consumo de memoria da raposa não está ruim não, 80MB com 5 abas? … Bem, já foi pior…

    Lauro César (usuário não registrado) em 9/08/2010 às 11:36 am

    Havia instalado a versão com KDE e 32 bits usando um pendrive, estava consumindo uns 180MB. O Fedora e Ubuntu que tb testei na mesma máquina consumiam quase o dobro! Mas insfelizmente enfrentei alguns bugsinhos chatos e como o teste da mídia havia dado erro resolvi reinstalar. Usei desta vez a versão 64 bits com KDE e instalei via rede. Resolvi os problemas dos bugs mas infelizmente o uso de memória aumentou consederavelmente, passando a “gastar” o mesmo que Ubuntu 10.04 e Fedora 13. Ah, neste minha máquina enfrentei problemas de travamento do KDE nas três distros que testei (Mandriva 2010.1, Ubuntu 10.04, Fedora 13 e OpenSUSE 11.3), não sei se é problema com KDE ou Xorg mas uma coisa parece certa tem a ver com a placa de vídeo Intel de meu note Acer Aspire 4810.

Este post é antigo (2010-08-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.