Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Alfa 1 do Ubuntu 11.04

Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com):

“Está no ar o primeiro alfa da próxima versão do Ubuntu, o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal Alfa 1 que sairá em abril. Ainda é versão alfa, então só use se você for desenvolvedor ou quiser dar uma olhada e acompanhar desenvolvimento, mesmo sabendo que pode haver vários bugs. Não é aconselhável o uso em máquina de produção. Nessa versão já dá para ver o Unity.” [referência: andregondim.eti.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 1:33 pm

    Gostei do UNITY para netbook do ubuntu, so nao gostei de nao ter a opçao de ocultar inteligentemente, mas com certeza sera implementado, como a transparencia q ja esta ae… e nao gostei do desempenho quando instalado no ubuntu classic o unity fica mais pesado… mas com certeza ficou mais legal q o classic, como o shell tambem vai ficar… nao gostei tambem dos arquivos acessados recentemente aparecer bem na frente quando vc abre pastas… as vezes nao queremos q os outros veem o q acessamos pouco tempo atras… essa sessao tem q ser clicavel para abrir… !!! e claro a configuraçao da barra lateral e do painel superior q nao é possivel fazer alteraçoes a nao ser retirar icones ou mudar de posiçao na lateral… isso tem q ser totalmente customizavel, liberdade!!!

    Eden (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 1:42 pm

    Esses ícones aí do lado me dão a impressão de tomarem espaço desnecessáio. Já não tem a barra superior toda para ícones? Veja lá, está toda vazia.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 2:01 pm

    Estou curioso pra ver a nova cara e comportamento do ubuntu

    Curioso (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 2:10 pm

    Na verdade o Ubuntu quer se diferenciar das outras distribuições criando uma interface própria. Acho que isso vai afastar mais os usuários.

    Os ambientes gráficos do Linux estão criando uma confusão visual muito grande o que acaba afastando os usuários. Vemos hoje em dia o XP reinando no desktop, com seu mesmo visual a 8 anos, quando surgiu o Vista foi uma choradeira muito grande dos usuários sendo que até hoje ha resistência a esta mudança, mesmo o Seven sendo bem melhor.

    Ja no Linux vemos vários ambientes gráficos, várias distribuições, varias maneiras de configurar ou rodar algo, … isso confunde e acaba afastando o mesmo da maioria do usuários, e até mesmo das empresas.

    O Ubuntu esta procurando uma identidade visual diferente do restante das distribuições, se der certo, isso vai ser bom somente para o Ubuntu.

    Vejo hoje cada vez mais a comunidade do software livre se dividindo, isso não é bom, porque acabamos ficando mais fracos.

    Smaug (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 2:15 pm

    Mandou bem, Curioso. Penso o mesmo. Não consegui atrair meus irmãos para o Linux por causa de toda essa decantada “diversidade”. Eles ficaram perdidinhos e esqueceram o pinguim.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 2:29 pm

    Para esses usuários mais tapados é baixar um tema e transformar e transformar visualmente no que eles estão bitolados e pronto.

    @Curioso e @Smaug

    Basta instalar o default para esses usuários.

    Eles não vão mudar nunca de ambiente gráfico mesmo.

    E duvido que eles próprios instalam ou re-instalam qualquer SO que seja. Então vão usar o que estiver na máquina.

    Não tem confusão nenhuma.

    lekegf (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 2:38 pm

    Os desenvolvedores não podem interromper seu ciclo de evolução por causa das pessoas que não tem (ou não querem?) a capacidade de se adaptar (evoluir?).

    O Unity vai estar rox até abril de 2011.

    Curioso (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 3:03 pm

    Também concordo com a evolução, novas interfaces, novos projetos,… mas tudo isso em projetos experimentais.

    Nas distribuições hoje a experiência é feita em cima dos usuários normais, em lançamentos estáveis. Foi isso que afugentou os usuários do KDE na versão 4, foi lançado um projeto beta, como estável. E até hoje ainda esta inacabado.

    No fundo, ao que parece, o Linux ainda não descobriu a interface certa, o ambiente gráfico certo, por isso tantas mudanças em pouco tempo. Agora querem mudar até o X, se ocorrer quanto tempo até todos os programas forem compatíveis?

    Um amigo me falou uma coisa, e em parte ele ta certo, “O ambiente gráfico do Linux vai ser um eterno beta”.

    As desculpas que deram em comentários acima são para que os usuários são preguiçosos, e são mesmo, nem todo mundo tem facilidade de adaptação. E para quem se escreve um ambiente gráfico? não são para os usuários? Então?

    Acho que o Linux deveria focar numa identidade visual e configurações padronizadas para ganhar terreno no desktop, depois sim ir inovando em cima.

    Talvez isso ja esteja acontecendo, procurando o ambiente gráfico ideal, se for, estamos apenas engatinhando.

    Temos um ótimo SO, um ótimo Kernel, mas sem rosto. Isso que explica o 2% que o Linux ocupa no mercado de desktops.

    Amarok (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 4:00 pm

    Quem se confunde com a troca de uma interface gráfica por outra e deixa de usar um sistema operacional por causa disso não sabe usar um computador de verdade e deveria usar uma máquina de escrever !

    anderson freitas (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 4:14 pm

    O ambiente gráfico do Linux vai ser ”como o usuário quiser que ele seja”

    Curioso (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 4:18 pm

    @Amarok – Me desculpa então, mas tu esta se referindo a mais de 90% dos usuários do mundo.

    Temos que entender que a maioria dos usuários só utiliza, não configura, não instala, não conserta,…

    Estamos num site de tecnologia, não podemos ter por base os usuários que frequentam o mesmo. E não podemos exigir de quem dirige um carro, que possa muda-lo ou conserta-lo. Queremos apenas andar. Quando ha algo errado levamos na oficina.

    Sou desenvolvedor, e trabalho com várias empresas, muitos usuários, e falo isso por experiência própria. Também sei se a empresa realmente desejar fazer uma mudança, digamos de SO, os usuários demoram mais se adaptam. O problema é convencer os donos da empresa que também são usuários a fazer esta mudança.

    Estamos aqui discutindo algo que daqui a alguns anos vai ser apenas um navegador, isso vai ser inevitável, dai sim teremos igualdade de forças e vai ganhar o melhor.

    @Curioso

    A maioria dos usuários finais vai usar apenas a interface default mesmo.

    Por isso, eles vão usar o que for instalado para eles. Não há confusão nisso.

    Fica automaticamente tudo padronizado.

    E outra: usuário comum em Linux, sem privilégios administrativos, nem pode instalar outra interface mesmo.

    O que a empresa padronizar, fica padronizado e todos usam igual.

    Já usuários caseiros, esses podem escolher. Mas hoje, por exemplo, a maioria absoluta usa o padrão tanto do Ubuntu, quando do OpenSUSE, Fedora etc.

    Então na prática, para usuários menos sofisticados, cada distribuição já se padronizou.

    Mesmo o Ubuntu mudando o padrão para o Unity, quem já tem o Ubuntu instalado e só fizer o upgrade no 11.04, não vai mudar nada.

    Quem instalar o Ubuntu 11.04 do zero vai ter o Unity por padrão, mas vai poder instalat/escolher o GNOME clássico facilmente.

    Quem não conhece nada do sistema vai acabar usando o Unity e nem vai saber que o GNOME clássico existe.

    Usuários avançados sim, vão fazer a escolha, como já fazem hoje.

    Curioso (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 5:00 pm

    Concordo, mas a maioria dos usuários caseiros acabam indo pro Windows mesmo, isso não tem jeito. Para falar a verdade não conheço nenhum usuário normal, não experiente, que utilize o Linux em casa.

    Que a nova geração, que ja nasceu com internet, mude este cenário.

    rodrigo (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 5:42 pm

    Meu pai usava Windows há mais de 14 anos. Cansado de tantos problemas com o Windows, instalei Ubuntu. Faz um mês isso. Trabalha com Openoffice sem problemas, imprime seus trabalhos e ama o programa de scan simples do Ubuntu.
    Nas palavras dele: “Não volto para Windows nunca”.

    Ele é considerado usuário “normal”. E aí? Outra teoria agora?

    Curioso (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 6:09 pm

    Teoria não, mas o teu pai tem você para instalar e configurar o Linux para ele, e sanar qualquer dúvida.

    Ja os outros usuários tem o vizinho, o tio, o amigo da escola,… que só sabem usar o Windows, e a como fica?

    Outro problema é que na compra de um computador novo ou vem com o Windows ou com uma distribuição Linux qualquer, só para dizer que vem com SO, neste caso o que fazer, se até o vendedor da loja te da um cartão com o telefone de um amigo que por 30,00 instala o Windows, MSOffice, jogos,…

    O Linux está em uma fase em que o crescimento dele está atrelado à indicações e à usuários avançados, que escolhem seus próprios OSs.

    Isso ocorreu lá na década de 80 com o DOS também.

    Para o Linux demora mais pra se sair dessa fase, pois existe hoje um monopólio de fato do Windows.

    Mas se o crescimento lento e constante continuar, chegará o momento em que ele passará a atingir usuário espontaneamente.

    Quando isso irá ocorrer, ninguém sabe.

    Enquanto isso, o crescimento por indicação está bem. O Ubuntu por exemplo é indicado na internet toda. Indicamos aos nossos clientes.

    Nossos clientes possuem mais de 40.000 desktops, laptops e netbooks hoje rodando Ubuntu.

    E isso continua crescendo. E a diretoria dessas empresas é categórica: não voltam para o Windows por nada no mundo.

    Eles nem lembravam mais que vírus não é uma coisa normal. Não lembravam como é bom o sistema reforçar as politicas de segurança a ponto de não deixar os usuários instalarem as tranqueiras que querem.

    Ficam encantados com a queda no custo de manutenção.

    Ícaro (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 6:29 pm

    O problema é que a Microsoft colocou seu Windows em tudo que é laptop/desktop.

    Hoje as lojas só vendem com Windows e todos os computadores com GNU/Linux são para cortar custos. Difícil achar um computador acima de R$ 2.000 com GNU/Linux.

    rodrigo (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 6:31 pm

    Sabia que ia ser esse o seu argumento, que continua simplório e vazio. Mas vamos lá, é a última vez que digito aqui nesse site:
    Citei meu pai, mas quem fala que moro com ele? Tenho contato raro com ele, e apenas instalei porque apresentei ele essa opção, depois de tanto tempo.
    Outra coisa, sua falta de padronização não existe como já foi explicado diversas vezes aqui. Posso SEMPRE instalar o ambiente gráfico ao qual o cliente está acostumado.
    Instalei para 12 clientes, até agora (sim, eu atendo usuários “normais”) que pedem Ubuntu. Passo contado apenas 2 horas explicando como ver mp3, dvd, e finalmente como tirar dúvida usando a excelente documentação online do Ubuntu. Com orientação concisa qualquer adquire a independência desejada.

    E nenhum até agora voltou para Windows.

    Passar bem.

    Jeremias (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 6:54 pm

    Realmente a falta de padronização que estrangula o crescimento do Linux. Sinceramente acredito que o Ubuntu está no caminho certo. Mas o ideal mesmo seria se pudéssemos alcançar uma única distribuição com o melhor que o Linux tem a oferecer.
    Por exemplo o Meu Linux ideal seria assim:
    * Kernel personalizado com as especificações do meu hardware, preferencialmente utilizando uma ferramenta que automatizasse e facilitasse as configurações.
    * Portage e o apt-get como gerenciadores de pacotes (um sistema automatizado e gráfico que escolhesse automaticamente a melhor forma de instalar um aplicativo, exemplo se o programa é importante, como o Gnome ou o Xorg ele irá compilar dentro das especificações do PC, se for um programa mais simples ele permitiria ao usuário escolher entre o .deb ou compilar).
    * Um Mix com o melhor que o Gnome, KDE, e afins tem a oferecer. Focando na ergonomia do usuário.

    Felipe (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 7:04 pm

    Ubuntu não acerta na aparência.

    Curioso (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 7:04 pm

    @rodrigo – Infelizmente pessoas como você são poucas, que podem instalar e ainda ficar 2 horas explicando o funcionamento do sistema. Pelo menos você faz a sua parte, parabéns.

    Quanto aos argumentos simplórios posso te falar o seguinte: mais de 90% dos usuários no mundo utilizam o windows, isso é um fato.

    Sei o quanto o Linux é superior, mas contra fatos não existem argumentos. Na empresa que trabalho sou obrigado a engolir o windows porque a aplicação que utilizamos só roda neste SO.

    Mas sou um feliz usuário Linux, agora usando o Mandriva.

    Renyer (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 7:13 pm

    @Curioso e @Smaug

    O que eu mais vejo é: a primeira coisa que um usuário Windows faz depois de instalar aquele Windows XP Pirata é mudar o tema, na maioria das vezes, para um igual ao Vista ou Sete.

    Curioso (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 7:20 pm

    @Renyer – Realmente o tema do XP é bem antigo. Se os usuários fazem isso é porque o tema do Seven é bonito e os agrada. Com isso fica mais fácil uma eventual mudança de SO, sendo que o usuário ja vai estar familiarizado com o visual do sistema.

    Na minha opinião o Seven é a melhor versão do windows, as outras são um queixo suíço de tantos furos, bugs, … Na verdade as versões anteriores ao Seven foram alfas do windows Seven.

    Curioso (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 7:59 pm

    Realmente, expressar opinião aqui não é fácil, logo somos moderados.

    Uma pena…

    Vou continuar a ler as noticias por aqui, e lendo os comentários de alguns pois aprendo muito com alguns, mas não comentarei mais a partir de hoje. Não sou o primeiro a ser moderado por expressar minha opinião ja vi vários sofrer por isso.

    Obrigado.

    Discutir se o Ubuntu é bonito ou não é algo muito improdutivo, pois beleza é algo subjetivo.

    Particularmente, acho o Ubuntu muito bonito, ergonômico e se o usuário utilizar o Gnome-Do e a Docky torna-se muito produtivo.

    O tema de cores que é tão criticado, considero-o muito bem escolhido pois são cores que não cansam o usuário, ao contrário o laranja é bastante estimulante.

    loki (usuário não registrado) em 3/12/2010 às 11:24 pm

    curioso e jeremias tem razão toda critica positiva ou não é moderada,eu sou usuario intermediario,vivo em meio a videos,codecs,etc uso o ubuntu junto com o kde pois os gnome e o kde não me agradam totalmente,mas a minha critica é a seguinte:
    um usuario assim q instala alguma distro ele não sabe quais sao as opçoes de ambiente grafico,o kde por exemplo demorei 1 mes pra saber q o linux nao usava só o gnome,acho q seria de bom tamanho que ao instalar o sistema a distro oferece opçoes como a qual ambiente grafico tipo kde,gnome,blackbox,etc depois na tela seguinte perguntasse o usuario quais gerenciadores d pacotes ele quer
    ou entaum a comunidade se reunir e fazer programas q reunam as principais qualidades destes citados o é quase impossivel mas como jah fizeram algo parecido com o wubi e com o instalador do fedora atraves do windows
    que sabe algum dia naum apareca o linux tudo em um

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 4/12/2010 às 12:04 am

    Essa mania de agrupar tudo que roda kernel linux como “Linux”…

    Esse problema de diversidade de visuais das distribuições linux acaba assim que pararem de falar em “distribuições linux”. Chega a ser ridículo querer que todos os sistemas operacionais que usam o kernel linux sejam parecidos. Seguindo essa visão, o Debian poderia inovar sem problemas, mas só se usar o kernel kFreeBSD.

    Tem gente que ainda usa o Windows 2000. XP, Vista e Seven também estão aí e aposto que 98 também. A diversidade de visual das distribuições kernel.exe atrapalham em alguma coisa a adoção do usuário?

    Se você ama o Linux e quer que ele domine o mundo, faça um favor a você mesmo e pare de falar em “Distro”. Seja homem e fale “Ubuntu”, “Fedora”, “Suse”…

    Cada uma…

    HACKER (usuário não registrado) em 4/12/2010 às 12:08 am

    Quem tem o ubuntu ja sabe porque tem, ele e livre ,o nome ja diz ao inves de obsevar interfaces e cores,vejam o que ha de bom e o resto vamos melhorar!nao existe nada igual.

    elias (usuário não registrado) em 4/12/2010 às 8:39 am

    n gostei do tema =( primeira coisa que faço c/ um ubuntu é mudar o tema

    pq tem que ser esse o tema padrão? qual o problema com clearlooks? ou mesmo o antigo human

    ioca100 (usuário não registrado) em 4/12/2010 às 9:13 am

    Participo do Ubuntu PT Fórum há uns anos e vejo a garotada, uns com doze anos,começar a usar Ubuntu, fico feliz em ver que o Linux está penetrando nessa faixa de usuários.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 4/12/2010 às 11:13 am

    Pois é… Adorei o Unity, e acho que o Ubuntu tem a força necessária para impor uma ” cara” para o Linux. Estou na torcida.

    Carlos (usuário não registrado) em 4/12/2010 às 3:00 pm

    É isso que a Microsoft quer, cada vez mais versões de Linux e Desktops diferentes com características distintas.

    Isso só vai matando a possibilidade do Linux poder competir no Desktop algum dia.

    Uma pena, pq não se chega a um acordo e se padroniza essa bagunça toda, logo termos 1 versão de Linux e Desktop para cada usuário.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 4/12/2010 às 5:14 pm

    “Isso só vai matando a possibilidade do Linux poder competir no Desktop algum dia.”

    Ai meu ovo, desde quando “o Linux” quer competir em algo? Quem quer competir é justamente Red Hat, Canonical, Mandriva, etc…
    Ai cada uma delas faz o que acha melhor, se uma tiver afim de colocar windowmaker como ambiente padrão é problema dela e de quem optar por este produto.

    Muitos falam de padrão no linux, mas o que querem mesmo é tudo igual, apenas o mais do mesmo com cores e papel de parede diferentes, pra isso existem remasters.

    henry (usuário não registrado) em 4/12/2010 às 6:59 pm

    Minha ex-namorada é usuária normal, ela so usa orkut e msn. Entreguei para ela um cd de debian a mais de 3 anos, e disse: é so colocar no prato e dar boot, ler em ingles a primeira tela, selecionar portugues. Expliquei “maomeno” pra ela como fazer uma particao de swap e outra de home.
    E ela fez de primeirinha. Outro dia me ligou perguntando se ubuntu é bom, ela quer “atualizar”.

    E ai, alguma outra teoria? O atual namorado dela é uma nulidade em pc, e eu não estou 24h a disposição dela.

    Moral da historia:
    Esse mimimi todo é feito por pessoas que querem a COMODIDADE de estagnarem, igualzinho administradores de windows. Se fulano reclama que tem uma versão nova por ano, pode acreditar, ele vive disso e tem PREGUIÇA de aprender, de se atualizar. Usuário normal so se toca que tem algo novo depois de alguns anos. Vide windowsxp, que levou 10 anos pra ser aposentado. E com ressalvas ainda.

    Abaixo a preguiça.

Este post é antigo (2010-12-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.