Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: MS x MySQL, Big Bang Theory, Google, Facebook e a porta 25

Sangue na água: Microsoft vai “ajudar usuários a migrar do MySQL para o MS SQL Server”: Como naquelas cenas do National Geographic em que há um animal ferido na água e os tubarões ou piranhas logo aparecem, em frenesi alimentar, após perceber de longe o cheiro do sangue, temos agora um novo personagem na longa novela do MySQL (e Sun, e Oracle, e Monty).

Gizmodo: “Estas áreas de trabalho do Linux me deixam com vontade de usar o pinguim”: O artigo do Gizmodo tem 3 screenshots caprichadas, e dicas sobre como reproduzi-las no seu computador.

Miguel de Icaza agora é MVP da Microsoft: Miguel de Icaza, co-fundador do GNOME, atual vice-presidente da Novell e cabeça do projeto Mono, cuja descrição coloca em uma mesma frase o código aberto e o .Net, continua sendo uma pessoa cujos movimentos são acompanhados por parte da comunidade de software livre (incluindo em destaque nesta lista o fundador do movimento que adota este nome), e agora tem um título a mais para descrevê-lo: ele foi nomeado “Most Valuable Professional” (MVP) pela Microsoft.

The Big Bang Theory: Linux no computador do Sheldon: O link abaixo leva à versão legendada em português do momento do seriado The Big Bang Theory em que Sheldon fala sobre a partição Linux para a qual não há espaço em seu computador.

Ext4: Ted T’so agora está no Google: “Estar no Google” significa várias coisas diferentes: de uma forma ou de outra, muitos de nós estamos; mas no caso do desenvolvedor do kernel Linux e mantenedor do sistema de arquivos ext4 Ted T’so, a frase agora tem um significado extra, pois ele passou a ser funcionário do Google, que após longa pesquisa para ver qual seu próximo filesystem, acabou optando pelo ext4 como sucessor do ext2 de seus discos – e teve bala na agulha suficiente para contratar diretamente o mantenedor principal.

O mistério da porta 25: por que provedores bloqueiam o acesso?: Trecho do artigo do IDG Now: Na semana passada mais um grande provedor brasileiro decidiu fechar a porta do protocolo da internet que é utilizada para envio de e-mail.

Vamos parar junto: Blog NokiaBR fecha as portas após notificação extra-judicial da detentora da marca: A diferença é que aqui paramos voluntariamente, e só por uma tarde; o BR-Linux fechou sua programação diária mais cedo em solidariedade ao vizinho blogueiro, após ler a notícia da “notificação extrajudicial” que os advogados que cuidam da marca Nokia enviaram a ele, e da consequência indesejada para ele e para seus leitores.

Trocando em miúdos o “comunicado” da Nokia sobre seu erro no “caso NokiaBR”: O que aconteceu com os vizinhos do NokiaBR continua a ter pouca relação com nosso tema usual, mas merece atenção de quem mantém ou acompanha blogs.

Quebra de chave RSA de 768 bits: A conclusão: abandone suas chaves RSA-1024-bit até 2014.

42 dicas na linha de comando para geeks espertos: O TuxRadar publicou a íntegra de um longo artigo da revista inglesa Linux Format apresentando o cabalístico número de 42 dicas variadas para incrementar o uso do Linux por intermédio da shell.

Facebook agora é Patrocinador Ouro da Fundação Apache: O Facebook, que já participa ativamente de alguns dos projetos da Fundação Apache, deu um passo além no que um representante da empresa descreveu como uma retribuição à comunidade open source: tornou-se um patrocinador Ouro da fundação, o que equivale a dizer que doará US$ 40.000 por ano para a manutenção e expansão das atividades da Apache.

Ubuntu Lucid Lynx Alpha 2: Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com): “Está disponível para baixar o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx Alpha 2.

China defende censura após ameaça do Google de abandonar o país: Ministro do Conselho Estatal da Informação chinês disse que o seu país “está em estágio crucial de reforma e desenvolvimento, e este é um período de conflitos sociais fortes”, e assim “orientar devidamente a opinião na internet é uma medida importante para proteger a segurança das informações na on-line”.

Dreamlinux, fim ou uma pausa?: As informações publicadas são baseadas em uma bastante recente e ativa thread do fórum oficial do Dreamlinux, distribuição originalmente desenvolvida aqui no Brasil.

OpenShot 1.0: editor de vídeo em código aberto: A versão 1.0 de um programa usualmente marca o momento em que seus desenvolvedores o consideram pronto para o “usuário final” (seja ele quem for), e geralmente é um grande marco; o Openshot 1.0 acaba de ser lançado, trazendo consigo uma longa lista de novidades.

ChromiumOS Zero tem boot mais rápido e oferece atualizações automáticas: Curioso para rodar, a partir de boot de um pen drive, a versão corrente do projeto que um dia se transmutará no Google Chrome OS?

Um resolvedor automático de Sudoku – em AWK: Sou fã declarado da linguagem AWK e tenho meu próprio artigo de introdução à linguagem, publicado em 2001, para comprovar.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-01-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.