Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: liberdade para a glibc, Motofail, nada de Steam

No IDGNow: “Não conte com a Oracle para manter vivo o OpenOffice: Na minha opinião, quem conta com os outros para “manter vivo” o desenvolvimento de algum software do qual pretende fazer uso está sempre se arriscando a descobrir que viveu uma ilusão – seja aberto ou proprietário, desde o mais humilde controle de videolocadora até o mais avançado sistema de biomedicina.

Oracle muda licença do Sun RPC, e assim torna livre o código da glibc: Portanto quem não migrava para o GNU dizendo que não concordava com a presença de código não-livre na glibc agora já pode mudar ;-) Mas a história é longa e se estende ao longo de mais de 25 anos, portanto vamos contar cronologicamente.

Game over: Valve confirma não estar trabalhando em versão do Steam para Linux: Depois de muitas idas e vindas, confirmações e dúvidas, agora um vice-presidente da Valve respondeu à pergunta “O que há de verdade nos rumores de que vocês também estão trabalhando em uma versão para Linux do Steam.

Vírus impediu registro de falhas em avião que caiu e matou 154 pessoas: Mais um exemplo a ser registrado sobre a gravidade bastante concreta do problema dos códigos maliciosos.

Microsoft diz: “Nós amamos o código aberto”: Trecho da longa matéria do IDGNow, enviada por Mateus Barsotti (mateusbarsottiΘgmail·com): “Todos do mundo Linux lembram-se do famoso comentário do CEO da Microsoft, Steve Ballmer, de que o Linux era um “câncer” que ameaçava a propriedade intelectual da Microsoft. (…)

Análise do Ekin M001, o tablet de 90 dólares com Android, por Carlos Morimoto: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Por Carlos E. Morimoto, uma análise sobre o curioso tablet de 90 dólares, que carrega o Android como sistema.

Motofail: No Brasil, Motorola Milestone não será atualizado para Android 2.2: A cobertura do Gizmodo Brasil está interessante, descrevendo a reação on-line dos usuários, usando a palavra “blablablá” para se referir ao pronunciamento da empresa, e trazendo à baila até a expressão “obsolescência programada”.

Motofail: Usuários brasileiros da Motorola buscam upgrade alternativo para o Android 2.2: Trecho inicial da nota da Info expandindo nossa nota de ontem: Depois da decisão da Motorola de não atualizar smartphones com Android no país, usuários buscam soluções alternativas para realizar o upgrade de aparelhos Dext, Backflip e Milestone.

Extrajudicial: Motorola notifica sites para que tirem do ar ROMs alternativas do Android 2.2 para o aparelho Droid X: No mundo Android, quando os fabricantes ou operadoras demoram, muitas vezes os geeks prestam o serviço que está sendo negado – e foi o caso com o Droid X, da Motorola, cujo upgrade para o Android 2.2 estava demorando, e não deu outra: logo começaram a surgir sites com ROMs comunitárias prontinhas para instalar.

TIM anuncia internet pré-paga para celulares por cinquenta centavos ao dia: Retalhos da cobertura no Gizmodo: Cinquenta centavos por dia, com quase nenhuma firula. (…)

As novidades do kernel 2.6.35: Enviado por Pablo Hess (pabloΘhess·net·br): “Com um pequeno atraso, publiquei no meu blog no IBM developerWorks um artigo com as principais novidades do desanimado kernel Linux 2.6.35.

Artigo: A nova “onda” dos repositórios de pacotes: Enviado por Ednei Pacheco (ednei·pachecoΘgmail·com): “Nestas últimas semanas, foram publicados alguns rumores sobre o que seria reservado pelo futuro Windows 8. (…)

Banco do Brasil já tem 20.000 terminais de autoatendimento com Linux: Por alguma razão que não apurei, a matéria do Convergência Digital tratando do assunto parece não achar esse um bom número – descreveu como “apenas 20.000″.

‘Pai do Java’ diz que pressão [de clientes] pode fazer com que Oracle mude: Trecho inicial da nota do IDG Now: A comunidade Java está bastante preocupada com o futuro da linguagem de programação, especialmente depois que a Oracle processou o Google por infringir patentes da tecnologia no sistema operacional Android.

H.264 x WebM: MJPEG-LA torna perpétua a duração de sua “licença de cortesia”: Enviado por Ednaldo José de Almeida (ednaldojalmeidaΘgmail·com): “A MPEG Licensing Association anunciou que não cobrará “para sempre” os royalties do codec H.264, deixando gratuita a reprodução de vídeos via streaming no formato para uso não comercial (via streaming pela Internet, apenas).

DLL Hijacking também afetaria algumas distribuições Linux: Enviado por Alexandro Silva (alexosΘalexos·org): “Durante esta semana vimos o “caos” reinando no império do tio Bill. (…)

Sensor de presença com Bluetooth: ativando/desativando o bloqueio de tela: Enviado por Marcelo Moreira de Mello (marceloΘmmello·org): “Já imaginou que interessante você se aproximar de seu computador e a proteção de tela ser automaticamente desbloqueada.

Tutorial: Entendendo o Android, parte 3, por Carlos Morimoto: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Terceira e última (no momento) parte da série de tutoriais de Carlos E.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-08-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.