Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


3G: TIM extingue plano de de dados ilimitado

A TIM anunciou na segunda-feira um novo modelo de tarifas para os planos de dados. O novo formato é tarifado por tempo em vez de pacote de megas. A empresa também extinguiu o plano ilimitado.

Com isso, a empresa passa a oferecer quatro pacotes de 20h, 60h, 90h e 120h mensais. O pacote de 20 horas está disponível em todo o Brasil. Os pacotes de 60, 90 e 120 horas serão ofertados somente nos municípios com cobertura 3G.

“A estratégia de não vender mais os planos ilimitados foi tomada após pesquisas internas apontarem que a maioria dos nossos clientes de planos ilimitados utilizavam os serviços por um número limitado de horas e pagavam o mesmo preço que aqueles que faziam uso intensivo em tempo e volume de dados”, afirma Rogerio Takayanagi, diretor de Marketing da TIM. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Erick (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 6:01 am

    Não existe algo assim em nenhum lugar do mundo. Afinal, dispositivos 3G (smartphones como o Android e o iPhone, por exemplo) ficam conectados o tempo todo. Não é como no tempo da “internet discada” que você tinha que “conectar/discar” e quando terminava de navegar tinha que “disconectar”.

    Espero que as outras operadoras não sigam este caminho e fico curioso para ver como esses planos serão implementados.

    Erick (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 6:11 am

    E olhando os preços, nossa, como está caro. E o que acontece se você estiver “conectado” mas não estiver navegando ou transferindo qualquer dados? Quanto mais eu penso nesses planos, mas absurdos ficam.

    Para fazer uma comparação: Aqui no Canada eu pago $30 por 6GB mensais no meu iPhone. E com direito a “thethering” gratis. Nos EUA eu acho que custa $25 por 2GB, sem thethering. Eu nunca usei mais de 1GB em um mês.

    João (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 7:54 am

    Acho que esse plano vale só para o TimWeb, com o modem 3G. Afinal, seria patético cobrar horas de uso de Internet em um celular, considerando o fato de que é muito comum o cliente deixar o celular conectado a MSN, redes sociais, etc.

    Cristiano Ricardo Peixoto Pena (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 8:14 am

    Até agora a única banda larga que está prestando no Brasil é a GVT.
    Meu plano é de 10Mbits de download e 1 Mbits de upload + 300 Minutos de telefone. Isto por R$ 125,00 (aqui em Belo Horizonte). A latência é muito baixa, não só por usar a tecnologia ADSL+, mas por eles possuirem uma infraestrutura de roteamento só deles.
    Porém, como nem tudo são flores, depois que eu começei a ser seed no Utorrent por semanas, agora o up e o down caiu um pouco e os vídeos no youtube estão custando a carregar, parando e voltando a transmitir e ou simplesmente parando e tendo que recarregar e começar do zero. (Traffic sharpping???) ehh… nem tudo são flores. Mas ainda é a única solução prestável de internet tanto em preço quanto em qualidade, tirando o problema citado acima que antes não existia.

    Ricardo (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 9:14 am

    PÔÔÔÔÔ meuuuuuu!!! Eu usava Tim só por causa de ser ilimitado, será que isto vai atingir os planos ja ativos?

    Paulo (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 9:20 am

    Que mentirinha estúpida essa deles de dizer que “as pessoas não usam” por mais de 20h…

    A verdade é que eles não tem a capacidade de prover um serviço ilimitado que funcione.. É só digitar Tim web ilimitado no google que você vai ver inúmeras reclamações de quedas em conexão, de ter que ligar e desligar o 3g para funcionar etc..

    Erik (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 10:03 am

    Na surdina, a Vivo também alterou seus pacotes.
    Estamos na era da intenet discada móvel. Nesse novo plano da TIM tem até algo que me lembrou o tal do “um pulso de madrugada”: Você não paga pra navegar da meia noite às 8h. E nem dá pra voltar atrás, e pegar uma discada fixa: computadores e notebooks estão saindo de fábrica sem o modem tradicional.
    Troquei de Vivo para Tim justamente por causa do plano ilimitado nos dados, com limitação na velocidade (300kbps, o mais barato), pois estas redes 2G são muito lerdas e 3G entra naquela lista de coisas que todo mundo sabe que existe mas ninguém nunca viu…

    Interessante: 20 horas custam R$ 39,90, mas se você ativar o pacote 24h, pode ter 24h por 2,90. Será que dá pra colocar um chip de pré-pago no modem? Vou testar…

    Webmarlin (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 11:52 am

    Mais uma vez os melhores consumidores, que pela necessidade de uso são clientes certos, saem prejudicados. Pela lógica de mercado, quanto mais vc usa/compra mais vc obtém descontos. Na Tim é o contrário. Quanto mais vc usa, mais caro vc paga. Eu sou um que tenho o Tim Web. Eu comprei o pacote ilimitado e é iso que eu quero. Se vierem de gracinha eu cancelo.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 12:06 pm

    TIM, VOCÊ COM FRONTEIRAS de ridículas 20h, 60h, 90h e 120h mensais.

    Marcelo (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 12:11 pm

    @Webmarlin

    Não cancele não. Se você tem contrato, exiga o cumprimento. Muitas empresas alteram seu planos a reveria dos clientes sabendo que a quebra do contrato não tem consequências.

    Diogo Santos (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 12:18 pm

    Temos que fazer uma denuncia na Anatel. Por mais que demore ou não resolva, não podemos simplemente ficar quietos. Esse tipo de plano eh um absurdo!

    A noticia deixa claro que planos ja contratados não serão alterados.

    Planos já contratados não podem ser afetados por força de lei. Seria mudança unidirecional e como estes contratos não tem prazo determinado, não podem ser alterados sem a anuência das duas partes.

    André Caldas (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 12:59 pm

    TIM, VOCÊ COM FRONTEIRAS de ridículas 20h, 60h, 90h e 120h mensais.

    Adorei isso!!!!!

    O mais ridículo é o cara dizer que estão fazendo isso para o bem dos usuários. Fiquei até comovido com tanta atenção a mim dispensada.

    Ricardo (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:07 pm

    Será por quanto tempo vamos conseguir manter nossos planos ilimitados antigos????

    André Caldas (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:29 pm

    @Ricardo,

    Ao que me consta (não sou advogado), o contrato é de adesão. Dentre outras coisas, significa que não pode ser cancelado pela operadora. Não sei se contrato de adesão pode ter “validade”… o seu contrato tem algum prazo de vigência? Se não tiver, acho que você pode ficar com ele até aparecer algo mais vantajoso.

    Rayzen (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:43 pm

    Uma duvida: fiz o plano d 600kb ilimitado, porém defrutei dele por apenas 6 meses, pois fiquei desempregado e tive q “trancar” as mensalidades. Quando eu regularizar, vou ter que mudar de plano?

    Rodnei (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 3:07 pm

    Minha namorada usa um plano da Vivo e fica pendurada no MSN/Orkut várias horas por dia, quase todos os dias. Raramente estoura a quota de tráfego, mas queria trocar por conta do péssimo serviço da Vivo.

    Na casa dela não passa NET e a Velox cobra 1 olho da cara e 2 unhas do pé.

    Com concorrentes estúpidos assim, fica difícil. Essa da TIM é ridícula, lembrei até da propaganda da Mandic com suas espetaculares 20 horas por mês (99/00).

    self_liar (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 4:24 pm

    E ainda as pessoas falam que a privatização trouxe grandes maravilhas.

    André Caldas (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 4:30 pm

    @Rayzen,

    Eles podem terminar o contrato se você descumpri-lo. Quando eles querem acabar com um plano se aproveitam do que for possível pra poder terminar o contrato.

    Tilt (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 5:22 pm

    A melhor parte é “para o bem do usuário”.

    Bom, partindo deste principio, deveriam manter os pacotes com estão e criar outro, limitados. Aí sim estariam pensando nos usuários.

    Daniel Lobo (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 8:15 pm

    Que pena. Tava esperando a carência do meu plano da Claro (lixo) acabar para migrar para TIM. Agora o sonho de ter 3G se foi. Essas empresas de telefonia são uma droga mesmo. Sempre odiare-as.

    Renyer (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 8:59 pm

    Que piada!

    malboromen (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 2:36 am

    Eu fiz uma pesquisa interna e descobri que usuario de operadora usa nariz vermelho postico. :)
    Agora a moda eh “fazer pesquisa interna”
    Deus nos ajude !

    Lewis (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 11:11 am

    Que lixo!

    Tudo bem que 3G no Brasil é piada, mas não precisa exagerar!

    Bremm (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 6:48 pm

    Sejam bem-vindos a 1995, quando a internet era por “hora de acesso”. Lembro como se fosse ontem:

    csl.nutecnet.com.br

    Coloquem http://www. na frente e vejam onde vai dar. haha

    self_liar (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 7:26 pm

    Isso é somente uma consequencia do capitalismo atual.Onde por pressões de concorrencia e deslealdade , o sistema aumenta ainda mais os preços para manter taxas de lucro . E como lucro é dinheiro roubado….

    Se vocês desconfiam da ideia do lucro,perguntem como nos temos uma internet inferior a outros países,mas ainda é mais cara que eles.

    E assim se cria um circulo vicioso de podridão , onde o monopólio é o fim .Pois se eu tenho mais lucro ,então eu posso comprar e comprar mais coisas, praticar de novo esse sistema de lucro .Ai eu compro mais e mais coisa,pratico o lucro de novo ,e compro mais e mais coisas…….

    Isso não é perfeitamente linear devido as barreiras. Mas o lucro é isso.Ele é o roubo legalizado.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 9:20 am

    @self_liar:

    “Isso é somente uma consequencia do capitalismo atual.Onde por pressões de concorrencia e deslealdade , o sistema aumenta ainda mais os preços para manter taxas de lucro . E como lucro é dinheiro roubado….”

    Mas o problema é justamente não existir pressões de concorrência. Os preços são estudados e combinados entre eles. É cartel mesmo, com as bençãos da titia Anatel. Vide as operadoras de telefonia móvel com essa campanha do Torpedão do Milhão. Se houvesse concorrência tais operadoras não se uniriam para fazer tamanha arrecadação de dinheiro. Eles elaboram pacotes com “vantagens” e desvantagens que na balança acabam tendo o mesmo peso de uma operadora 3g para outra. Os usuários se iludem entre a preferência a uma “vantagem” e outra e as operadoras vão dividindo os clientes e os altos lucros entre si.

    Fabiano (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 10:35 am

    Uma pena que o boicote seja inviável, acho que seria uma boa maneira de colocar as coisas nos eixos.

    Fabiano (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 10:37 am

    E acho mais, em serviços essenciais, em que o boicote é, de fato, inviável e impraticável, acho que as agências reguladoras deveriam tratar as empresas com mão de ferro, ou faz direito ou fecha.

    Fabiano (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 10:54 am

    São 09:51, liguei na TIM agora, inicialmente ofereceram o plano ilimitado, mas depois veio a confirmação de que somente o pacote de horas estava disponível e que o ilimitado tinha sido extinto. Eu respondi a coisa mais honesta que me veio à cabeça: – Isso é ridículo. E desliguei.

    Fabiano (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 10:55 am

    Esqueci de comentar um detalhe. O fuso horário é -4

    pedrolucas (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 12:24 pm

    @malboromen

    KKKKKKKKKKKKKK
    Tem também aquele sorriso até as orelhas maqueado pow.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 12:14 pm

    Eu tenho uma idéia. Vamos mandar um email pra todos os nossos contatos pedindo para passar adiante que, como protesto aos maus serviços prestados pelas operadoras de internet no Brasil, todos nós deixaremos de pagar as contas por 25 dias, o suficiente para não cortarem o serviço. Imagine esse pessoal sem entrada de caixa por mais de 25 dias? Mais de 25 dias???? Sim, pois a minha vence dia 20 a sua dia 30 e por aí vai. A receita deles vai ficar prejudicada e eles vão se coçar para melhorar. Não melhorou? Faz de novo e de novo até eles tomarem jeito. Para nós, os juros são pequenos, mas os compromissos financeiros deles são em muito maior escala, consequentemente pagarão juros altos pelos atrasos.

    Isso é que dá a falta de concorrência, caímos em um oligopólio que faz o que bem entende.

    Antigamente eu acreditava que privatizar por si só resolvia a questão, mas os setores privatizados que melhoraram foram os que criaram concorrência. E os setores públicos que enfrentam maior concorrência conseguem ter eficiência.

Este post é antigo (2010-07-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.