Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


14 anos de BR-Linux

Neste feriadão o BR-Linux está completando 14 anos – parabéns para todos nós!

Em 1996, nesta data, eu estava digitando (a partir das minhas anotações no caderno de dicas de Linux que deu origem ao site) os primeiros textos que foram publicados por aqui – se não me engano, era algo sobre como imprimir numa impressora Postscript, e também sobre como configurar uma placa de rede ISA – ambas tarefas relativamente complicadas na época, e hoje executadas automaticamente (embora as placas de rede ISA estejam em um passado distante, ao menos para mim!).

O site mudou bastante ao longo dos anos iniciais, mas já a partir da virada do milênio encontrou sua cara atual de blog, com grande número de posts diários com notícias selecionadas por mim, e muitas vezes acompanhadas da minha opinião – seja na forma do texto, na seleção de uma ilustração, nas tags ou mesmo na redação do título.

A participação da comunidade, indicando e enviando material, participando ativamente nos comentários, e sempre registrando seu feedback, ajuda a animar e abastecer o site. Agradeço a todos!

A presença de trolls de estimação, como o que aparece semanalmente para dizer que o Mac é melhor, ou aquele outro que todos os dias se diverte tentando puxar discussões quando subverte conceitos como o lucro, o valor da inovação, a validade das licenças livres não-recíprocas ou a importância da contribuição de empresas ao código aberto, é algo que aparentemente não acabará tão cedo, porque sempre há alguém para morder a isca e recompensá-los com o sucesso de mais uma discussão inútil – mas isso faz parte do processo ;-)

Ao longo desses anos já passei por publicação em páginas estáticas, depois um CMS feito por mim mesmo em PHP, seguido do Movable Type (foi quando surgiram pela primeira vez os comentários por aqui), do Drupal que para mim não deixou saudades, e do atual WordPress, que há anos gerencia o BR-Linux com poucos tropeços e engasgos. Passamos por vários domínios, vários temas visuais, várias hospedagens, tivemos o apoio de muitos parceiros, e caminhamos lado a lado com uma comunidade sempre presente.

O BR-Linux recebeu menção em diversos órgãos de imprensa ao longo destes anos de atividade. Houve episódios de material plagiado (sem menção à fonte ou autoria) em outros websites e até em revistas nacionais, mas aconteceram também vários casos que são motivo de orgulho, incluindo uma longa menção em uma matéria sobre a internacionalização do Linux publicada na revista Linux Format inglesa em outubro de 2000, uma matéria (com foto de página dupla) na revista Isto É (que classificou o BR-Linux como “a página sobre software livre mais procurada no Brasil”), ocasionais menções em sites internacionais como o LWN e o Slashdot, e a frequente citação como fonte reconhecida em matérias sobre Linux em websites de notícias como Terra, UOL e Yahoo Notícias.

Poucas publicações brasileiras voltadas a tecnologia alcançam a adolescência, e estou orgulhoso de o BR-Linux, meu site pessoal mantido nas horas vagas por um amador, estar atingindo os 14 anos com a popularidade que tem em seu nicho, e uma audiência que provavelmente supera a de boa parte dos seus congêneres mantidos profissionalmente que atuam no mesmo nicho.

Portanto, parabéns ao BR-Linux pela data festiva, e muito obrigado a todos por contribuírem para construir essa história de sucesso!


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marco André Lopes Mendes (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:06 pm

    Parabéns e vida longa ao BR-Linux!!!

    alves (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:09 pm

    Parabéns BR-Linux. E deixem os trolls, sem eles não conheceríamos as diferentes temperaturas internas da comunidade.

    Alex Maia Sanchez (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:10 pm

    Parabéns a Comunicade Software Livre Brasileira, a você Augusto com uma iniciativa simples, de longa data, acompanhado por que é e faz da comunidade uma comunidade mais livre, diversa e unida. “Esperem sentados a rendição, nossa vitória não será por acidente ” – Stab, planet hemp. Talvez de pouco em pouco, com muita paciência e inteligência chegaremos lá ! O caminho será árduo, cheio de pedras, e como Fernando Pessoa diria…”Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”, corrigiria isso se permitido fosse, “Pras no caminho? Juntemos todas, um dias contruiremos nosso castelo…”.
    Um salve geral a toda a comunidade Sotware Livre !

    Parabéns Augusto!

    Organizar e manter um blog com a qualidade e amplitude do Br-Linux.org não é uma tarefa simples, mas você a executa com extrema eficácia.

    Ainda me lembro da versão “alfa” do blog, em 1996, com fundo preto e fontes em branco e amarelo. O tempo realmente passa mto rápido.

    Sucesso!

    Abraços!
    Jack

    aule (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:20 pm

    /. e br-linux diariamente!

    Fábio de A. Vilalba (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:22 pm

    Parabéns Augusto.

    73

    Parabéns ao site!
    Eu, como muitos que visitam todos os dias aqui, estamos felizes pelo site alcançar a proporção que é hoje. E que conquiste ainda mais espaço!

    Vida longa ao br-linux!

    Gilson (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:25 pm

    E daqui a 14 anos, estarei lendo uma nova mensagem dessas ! =P
    Parabéns ao br-linux.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:26 pm

    Vida longa e próspera ao BR-Linux! :-)

    Parabéns Augusto, o site é uma importante contribuição á comunidade de software livre brasileira!

    elvis ricardo (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:30 pm

    Parabéns e muitos e muitos anos de vida !

    Victor (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:31 pm

    Parabéns ao Br-Linux e que esse belo trabalho continue por muito tempo.
    Estarei acompanhando essa caminhada diariamente.

    Sucesso!

    Eu (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:31 pm

    DAqui a 14 anos vc estará vendo a noticia dos 28 anos =)… heheh zuera.. Parabéns Br-Linux.

    ioca100 (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:33 pm

    Muita sorte Augusto, parabéns!

    Junin (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:35 pm

    Vida longa ao BR-Linux.

    Parabéns à você Augusto e ao blog BR-Linux.

    Leitura obrigatória ao longo do dia, imagino que para todo profissional de TI que trabalhe com código livre no Brasil.

    Vida longa ao BR-Linux.

    Esdras (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:50 pm

    Uso Linux há quase 12 anos (e quase metade da minha vida), e durante esses anos todos li o BR-Linux, antigo Linux in Brazil. :) Cheguei a mandar até tutorial sobre winmodems que chegaram a gerar e-mails pra mim quando eu nem tinha mais winmodem pra testar (e quem liga pra winmodems hoje?), tive a chance de cumprimentar o Augusto pessoalmente numa viagem pra Floripa, e hoje posso dizer que o BR-Linux fez parte da minha carreira como linuxer, como usuário, colaborador e, hoje, profissional.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Fernando Miranda (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 3:54 pm

    Comecei a visitar o site na época em que iniciei como usuário linux. Desde então foram 10 anos de informação de qualidade sobre linux e software livre.
    Parabéns Augusto.

    Parabens para o blog e para o Linux se expandindo e crescendo, o que faz esse blog cada vez mais interessante!!

    OpenSUSE KDE – Brasilia

    Hangloose (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:07 pm

    Parabéns ao site!
    Vida longa ao BR-Linux!

    Moisés (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:07 pm

    Parabéns, continue um sucesso !!!!

    Ednaldo José de Almeida (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:08 pm

    Parabéns Augusto,são sites como o Br-linux que nos dão a cada dia a alegria de “viver” o software livre e a informática.

    E para comemorar, nada melhor do que rir um pouco :)

    http://www.estudiolivre.org/tiki-download_file.php?fileId=209&highlight=linha%20de%20comando%20musica

    http://garotasnerds.com/nerdatoa/

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:11 pm

    Leio o BR-Linux desde 2005. Aprendi um bocado com os comentários daqui. E só não falo mal de alguns trolls porque tudo o que eles falavam sobre o BitKeeper, sobre o Java, sobre o uso de coisas patenteadas pela Microsoft, etc. estava correto =D

    anderson freitas (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:12 pm

    Continue com essa disposição por pelo menos mais 14!!!!!

    Adilson Santos da Rocha (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:13 pm

    Parabéns ao Site. Não consigo começar a trabalhar sem antes ver o que acontece no mundo do SL no br-linux o primeiro site que acesso no dia.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:13 pm

    Onde vai ser a breja? =)

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:17 pm

    Acesso o site desde o Linux In Brazil, e só não acesso mais todo dia porque leio pelo RSS.
    Meu único desejo no momento é que o Augusto esteja ganhando bastante dinheiro com o site, porque sem dúvida nenhuma, ele merece.

    Rodrigo H. (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:24 pm

    Parabéns pelo aniversário do site. O Br-Linux é, sem dúvida, um grande sucesso, seja pelos excelentes posts, seja pela simplicidade do site, que não nos fica bombardeando com animações em flash ou cores escuras misturadas com cores quentes (vermelho, laranja, etc), apenas para chamar a atenção do leitor para algo além do texto.

    Luiz Gustavo Aleagi Nunes (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:24 pm

    Parabéns brain!

    Desde os remotos anos da BrasIRC você já mostrava para que tinha vindo!

    Saúde e vida longa ao conteúdo referência e obrigatório para todo profissional da área computacional!

    Leandro Alves (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:43 pm

    Parabéns pelos 14 anos do BR-Linux, nem me lembro a quanto tempo acesso o site mas faz muito tempo e vi grandes mudanças tanto no BR-Linux como no próprio Linux.
    E também parabéns pela persistência por conseguir manter o site no ar por tanto tempo, eu mantenho um site no ar já a 8 anos e sei de toda a dor de cabeça que a gente pode ter.

    André Moraes (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:45 pm

    Parabéns pelos 14 anos.

    Venho seguindo o BR-Linux diariamente à pouco tempo (uns 2 anos aproximadamente), mas o site é ótimo e toda a comunidade está de parabéns.

    Espero continuar sendo um leitor assíduo pelos próximos 14 anos. :)

    Smaug (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:51 pm

    Parabéns hoje e felicidades sempre!

    Celso (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 4:52 pm

    BR-Linux, essencial !!!

    Gilson (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 5:08 pm

    jaja o BR-Linux está de maior e vai ter que dar festa !

    José Luís (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 5:13 pm

    Vida longa e próspera ao BR-Linux, referência em Linux no Brasil!

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 5:20 pm

    Parabéns é com certeza o blog número um da minha lista

Este post é antigo (2010-11-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.