Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wine 1.1.31

Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Duas semanas atrás foi lançado o Wine 1.1.30, com grandes melhorias e correções para o Direct3D 10. Agora foi lançado o Wine 1.1.31, aumentando o suporte do Direct3D 10, o que é critico para jogos mais recentes, melhoras de performance para “DIB sections”, diversas correções para dispositivos de som, o início de suporte para o ActiveX com o JScript, e a correção de diversos bugs, que podem ser verificados através do Anúncio, no site do Wine: Anúncio de lançamento ” [referência: phoronix.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Oque adianta dar suporte ao DirectX 10 se meu warcraft 3 ainda dá problema na hora de salvar? Algo critico que deveria ser olhado em um jogo tão popular. Fora que a muitos jogos que tem video travam na hora que vão rodar o mesmo, você tem que renomear a pasta de videos.
    Acho que o pessoal do wine tinha que rever certas prioridades.
    Antes que falem, já esta no http://bugs.winehq.org/ registrado esses problemas. Eles fazem um otimo trabalho e acho que isto é uma critica construtiva.

    Bom. Já zerei o Warcraft3 com todas as raças, e não tive problemas. Inclusive jogo DOTA, online…

    Marcos (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 4:50 pm

    É incrível como o trabalho do Wine chegou tão longe. A quantidade de programas que já rodam no Linux é muito grande.

    Mas 100% é um negócio muito difícil de consequirem.

    Thiago (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 5:01 pm

    Computador não é videogame… e esse certamente não é o objetivo principal do Wine.

    Welington (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 5:48 pm


    Computador não é videogame… e esse certamente não é o objetivo principal do Wine.

    Se o objetivo principal do Wine é oferecer uma camada de compatibilidade com o sistema do tio Bill então é seu objetivo fazer do computador um video-game TAMBÉM.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 7:13 pm

    pessoal vejam bem, concordo em parte, o objetivo do Wine sem dúvida é emular as DLL’s, DirectX e Direct3D sim, inclusive jogos, agora é um trabalho de engenharia reversa difícil. Vai demorar ainda um tempo para isso acontecer. Sem falar que, quando isso acontecer, espero que o wine continue sendo distribuído livremente.

    Eu pessoalmente espero que o trabalho deles avance em cima das dlls e suporte a hardware, principalmente nos modens 3g, porquê apesar do que muita gente fala, ainda é um trabalho braçal enorme configurar um moden onda msa405hs no linux, levando-se em conta que a empresa (tim) deveria ser obrigada pela anatel a dar suporte a sistemas baseados em linux, ou ao menos oferecer esse suporte ao mais popular deles, o ubuntu.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 7:33 pm

    Pessoal, oks, o pessoal do WINE tem que fazer game funcionar, mas qual é! “Acho que o pessoal do wine tinha que rever certas prioridades”. SIM, A ESSAS PRIORIDADES NÃO SÃO GAMES! MANÉZON.

    hahaha

    Embora ele preste suporte ao DX garanto que eles se importam mais em fazer um Photoshop funcionar.

    Compre um video game ou faça como eu, rode game no Windows. Pois mesmo que rode no Wine quase nunca é perfeito.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 8:56 pm

    Meu PC foi montado basicamente com simuladores de Vôo em mente. Caso contrário eu não teria gastado metade do que eu gastei. Eu jogo esses simuladores no Windows, e recentemente tive a grata surpresa de ver o Il-2 1946 e o Wings Over Europe rodando muito bem no Wine 1.1.30. Só o WOE que tem um problema com a configuração do teclado, mas é contornável.

    Está se aproximando a hora em que o Windows 7 deixará de ocupar espaço no meu HD…

    Wallacy (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 9:51 pm

    A proxima versão do Flash Player irá usar o DX11, então é realmente bom que o Wine “ande” por esse lado, assim o pessoal da Adobe poderá usar a libwine para compilar uma versão nativa para Linux, caso contrario ficaremos bem atrás… De novo!

    carlos007anjo (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 11:08 pm

    @Wallacy (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 9:51 pm

    A proxima versão do Flash Player irá usar o DX11, então é realmente bom que o Wine “ande” por esse lado, assim o pessoal da Adobe poderá usar a libwine para compilar uma versão nativa para Linux, caso contrario ficaremos bem atrás… De novo!

    —————————————————————-

    Ai está o que você não penssou openCL , esse se implementado corretamente através do wine ficara com suporte 100% (se conseguirem!)

    estroncio (usuário não registrado) em 12/10/2009 às 11:35 pm

    A proxima versão do Flash Player irá usar o DX11, então é realmente bom que o Wine “ande” por esse lado, assim o pessoal da Adobe poderá usar a libwine para compilar uma versão nativa para Linux, caso contrario ficaremos bem atrás… De novo!

    Ué, e eles vão usar o que no Mac OS X?

    No Mac OS X não tem DirectX, então duvido que eles deixem de usar padrões abertos como OpenGL e OpenCL, que são implementáveis tanto no Mac OS X como no Linux e em outros sistemas…

    wallacy (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 9:01 am

    Sim claro, a Adobe vai lançar versões para Mac e Linux usando OpenGL. Porém o retrospetivo é claro, toda vez que promovem uma mudança na arquitetura do player, se essa mudança é feita pensando em um paradigma do Windows, no caso Direct Compute (DX11) as outras versões, tanto para flash para Linux recebem no “máximo” uma gambiarra para dizer que funciona…

    Por isso comentei da Libwine, pelo menos, baseado no desempenho dos software sobre o wine, poderia ser menos problemático que geralmente é as versões do player nativas.

    Bremm (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 9:09 am

    O Wine aqui tem três probleminhas: se a taxa de repetição do teclado estiver ativada, as setas direcionais param de responder se pressionadas de forma contínua, e o “save state” do jogo nunca grava ao final, pois sempre dá um bug estúpido (que já é sabido o motivo: o Wine é mais rápido que o Windows ao encerrar um programa… lol). E mais o probleminha abaixo:

    The instruction at 0x7e2073be referenced memory at 0x00000000. The memory could not be read.

    Não procuro soluções para estes problemas por pura preguiça (e porque o jogo é antigo, e no geral roda muito bem).

    @wallacy, o problema em se usar o wine (o mesmo acontece em aplicativos que usam a libwine, como o picasa) é o tempo de carregamento inicial das bibliotecas…

    Imagine a cena: o firefox já é demorado para abrir. Imagine o usuário que quer entrar no firefox para acessar um site em flash: a coisa fica duas vezes mais demorada. É como acessar sites com applets em java.

    Ou seja: usar wine só em situações extremas, o que não me parece ser o caso em relação ao Flash.

    E adobe usando DX? Ué, isto é um retrocesso, me desculpem. Isso pq ela terá de criar um port com OpenGL para os Unix da vida. Aí é trabalho duplicado. Pq não usar OpenGL para todos os ports?

    Acho que tem uma coisa que todos se esquecem, OpenGL no Windows é acessado através do DX, assim toda biblioteca que a use, obrigatoriamente também usa o DX que é componente indesfigurável do Windows.

    Será que não é isso que Adobe está se referindo a usar o DX (se isso for verdade) ?

    wallacy (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 8:18 pm

    tenchi, eu não me referi a usar o Wine após o software ser compilado, e sim usar o LibWine para compilar tal software.

    hamacker,

    Bem, eu posso ter entendido errado, porém acho que eles disseram que iam usar o DX diretamente.

    http://www.tomshardware.com/news/amd-ati-flash-adobe-gpu,8800.html

    Até porque se considerarmos que as placas gráficas seguem as especificações do DirectX, é normal que eles pensem primeiro no DirectX que no resto na hora de implementar algo otimizado para GPUs.

    o Wine me ajudou muito em um projeto de autoserviço que fiz para um cliente..
    Tenho um sistema de Gestão em modo console e criei um módulo para PDV em windows para aparecer as fotos, etc…. Mas o cliente estava preocupado por seus terminais serem WS XPirata , por esse motivo instalamos o Ubunto com o Wine, demorou uns dias para descobrir como deixar o modulo funcionando perfeitamente e imprimindo como no windows. Hoje ele usa esses terminais em dias de muito movimento sem nenhum problema. O Wine funciona perfeitamente :D

Este post é antigo (2009-10-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.