Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Voltando a analisar a presença do Linux nos netbooks

Na minha opinião, a presença de distribuições Linux montadas da forma tradicional (lembrando a organização do Unix e se aproximando das recomendações gerais do LSB) nos netbooks é um fenômeno interessante dentro de um nicho restrito (talvez percentualmente maior que o do Linux nos desktops, mas ainda assim restrito, mesmo considerando apenas o universo dos netbooks), e as expectativas de que fosse se transformar em números enormes já estão superadas por aqui – embora a presença do kernel Linux (sem estar associado a uma distribuição “tradicional”) aparentemente está mesmo a caminho de se tornar bem mais presente em outros dispositivos móveis, ainda que muitos de seus usuários nem cheguem a perceber que o Android, Web OS e congêneres incluem este kernel.

Dito isto, vamos ao material enviado pelo leitor, que não necessariamente concorda com a minha opinião:

Enviado por Edson Matias Junior (ematiasjrΘgmail·com):

“No final do ano passado, nós afirmamos que o seu próximo computador poderia ser um com o Linux instalado, devido ao crescimento constante do mercado de computadores para usuário final e também relacionado ao estrondo feito pelos “Netbook”, na epoca isso parecia que realmente ira acontecer.

Mas, então o diretor de venda da MSI Estados Unidos Andy Tung acabou com a nossa alegria dizendo que a taxa de retorno dos computadores com Linux era alta em relação às maquinas com Windows. Por um tempo, pareceu que seria o fim das esperanças do novo boom do Linux para o usuário final.

Ou foi até o fim desse mês quando Todd Finch, gerente sênior de marketing da Dell, fez uma afirmação muito diferente. Ele percebeu que a taxa de retorno do Linux são praticamente iguais as do Windows. Será uma segunda chance para o Netbook Linux? Possivelmente.” [referência: dropstech.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 27/08/2009 às 9:45 pm

    Sim, esse ano será o do Linux no Desktop, Nos Netbooks e nos celulares, nos servidores… Todo mundo será livre! Hooray!

    É preciso ser mais inocente para acreditar em dados divulgados por fabricantes de computadores do que é preciso para acreditar em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa. Claro que o Linux em netbooks não foi nem é os tais “números enormes”, mas é absolutamente impossível querer considerar números ou tendências quando TODOS os fabricantes e os grandes revendedores estão carnalmente dependentes da Microsoft. Lembram do envergonhado pedido de desculpas da Asus na Computex logo depois de um “bate-papo” com o representante da MS, por mostrarem um protótipo sem Windows? Lembram da PC World na Inglaterra anunciando que passariam a só vender exclusivamente netbooks com Windows, para “satisfazer” seus clientes? Já viram a dificuldade que é nos EUA para uma pessoa que QUER comprar um dos modelos de netbooks oficialmente disponíveis com Linux conseguir achar qualquer um deles nas grandes redes de lojas especializadas, enquanto os vendedores juram que nunca ouviram falar em Linux?

    ecmotta (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 8:12 am

    Tenho um netbook Positivo Mobo 1050. Veio com Windows XP instalado. Depois que o Windows “deu pau” e uma tela pediu a reinstalação do sistema, resolvi instalar o Linux e utilizei o Ubuntu 9.04 Netbook Remix. Roda mais leve que o Windows, sem contar que me sinto mais seguro com o uso de senha para acessar o sistema. Falta configurar a webcam (ainda não tentei).

    Pessoal, essa teoria da conspiração da MS só contribui contra o crescimento do Linux.

    É fato que a grande maioria dos usuários estão acostumadas com o Windows e não estão abertas pra novas experiências. O Mac OS está conseguindo quebrar essa barreira, enquanto os usuários de Linux ficam tentando negá-las.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 9:26 am

    Não é bem assim .Sim as pessoas estão acostumadas com o Windows, o GNU/Linux tem algumas falhas que devem ser corrigidas e que elas se agravam ainda mais com distros mal feitas.

    Mas dizer que a microsoft não faz nada contra o gnu/linux ai já é demais.

    Ja viu um absurdo de uma empresa de software controlar o que as fabricantes de hardware deevem fazer com seus notebooks .Já viu uma empresa por mais de 10 anos tentar destruir o software livre com padrões fechados ,patentes compra de empresas ,acordos e outras coisas(inclua isso lobby, dar cigarro de Windows para as criacinhas através do governo , pagar propina a oficiais da ISO,criação de barreiras técnicas anti-linux como remover o grub da mbr).

    Ja viu uma empresa fazer pacotos com fabricantes de processadores para controlar o seguimento de hardware

    self_liar (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 9:31 am

    Não existe teoria da conspiração .É realidade .A propria Microsoft elabora planos sofisticadíssimos (como o Delta Force ). Até algumas entidades grandes chamam a microsoft de culto de scientologia , mafia (um juiz a chamou assim ) e outros apelidos.

    Por que você acha que Bill Gates fica visitando governos por ai? Pra promover a paz?!

    Pecados da microsoft :

    * Illegally shooting antelope.[1]
    * Throwing chairs and profanities at employees who leave for Google.[2]
    * Selling towels and soda machines to survive a financial crisis.
    * Making false accusations.
    * Bleeding their victims dry in litigation.
    * Tax evasion.
    * Harvesting other companies’ products, then transforming them into slop in an inept attempt to “integrate” them with all their other assimilated warez.
    * Burning people’s houses down, and killing babies, with faulty electrical components, then blaming the victims for not knowing about the recall notice, and demanding they pay the legal fees, whilst challenging the validity of claiming a dead baby represents any kind of “loss”.[3]
    * Scratching Xbox games discs, then denying liability, whilst secretly acknowledging it.
    * Sabotaging charities for fun and profit.
    * Bricking Xboxes with poor ventilation, resulting in a Red Ring of Death, then denying warranty repairs to the victims.
    * Shrugging their shoulders as Xbox Live accounts get stolen.
    * Pretending to be the police by demanding to audit other companies’ books, if they dare to refuse to renew Windows/Office licenses.
    * Infecting the world with a million+ viruses.
    * Missing the boat on essential technologies, declaring them to be insignificant, then running around like headless chickens trying to catch up after everyone else has adopted those technologies, whilst claiming that was the plan all along, pretending to have invented that technology, applying for patents on it, assimilating it, perverting it into something proprietary and/or encumbered to Microsoft, then denying everyone else access to that technology.
    * Dumping products at a loss in order to destroy competition.
    * Getting letters of support from dead bodies.
    * Inextricably integrating a Web browser into their OS, in order to try to win the browser standards war.
    * Bribing ISO delegates to vote in their favour.
    * Bribing Nigerian education suppliers to wipe Linux from schoolkids’ laptops.
    * Bribing bloggers with laptops to provide favourable reviews for Vista.
    * Talking and behaving like drug dealers.[4][5]
    * Blackmailing OEMs to exclude competing products.
    * Running smear campaigns against ISO chairmen who don’t support them.[6]
    * Hiring proxies to attack critics.
    * Hiring Munchkins to discredit competing products.
    * Hiring astroturfers to do damage limitations for Microsoft by proxy.
    * Hiring analysts to lie in Microsoft’s favour.
    * Creating fake grass-roots organisations to support Microsoft’s agenda.[7][8][9][10]
    * Creating shell companies to litigate against their competition by proxy.
    * Trying to compete with the world’s most beautifully designed digital media player, by producing something which looks and behaves like a rectangular turd, even to the point of actually being coloured brown (initially).
    * Producing a spreadsheet application which can’t actually calculate anything accurately, but which subsequently forms the basis of nearly every business’ office in the world, thus dooming mankind to years of worthless and untrustworthy accounts.[11]
    * Hypocritically claiming “IP” infringement, whilst basing their entire business empire on stolen property.
    * Breeding an entire generation of toner-monkeys, due to them being taught “Microsoft” instead of “computing” at school.
    * Destroying American jobs with cheap, foreign labour, by bribing politicians to extend the H1-B visa program, then making their indigenous workforce redundant instead if immigrant workers, at the first sign of financial trouble.[12][13]
    * Using India as a software engineering sweat-shop.
    * Poisoning Free Software with patent-encumbered garbage, with the eager help of FOSS traitors.

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 11:29 am

    @self_liar

    Cara você me deixou com meda, eu nunca tinha parado pra pensar nesse tipo de coisa. Eu até borrei as calças.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 11:43 am

    Para mais info

    http://windows7sins.org/ novo site feito pela FSF

    Floppymaster (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 3:16 pm

    Alguém com um inglês melhor que o meu macarrônico(e com um pouco de tempo livre e generosidade) poderia traduzir a lista de pecados da Microsoft publicada pelo self_liar?? Obrigado.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 5:40 pm

    http://boycottnovell.com/wiki/index.php/List_of_Microsoft_Sins

    self_liar (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 5:43 pm

    A legal attack in Brazil
    [Posted June 23, 2004 by corbet]

    The recent reports that Microsoft has filed suit against Sérgio Amadeu, the president of the Brazilian National Institute for Information Technology and a leader of Brazil’s move toward free software, have upset many in the community. This suit looks very much like an attempt to intimidate a government which has been making increasingly friendly noises about free software. A closer look shows that, while this may be the case, there probably is not too much to be concerned about here.

    For the curious, Microsoft’s complaint is available in PDF format. That complaint comes down to the following: Mr. Amadeu compared Microsoft’s tactics to those of drug dealers, and Microsoft doesn’t like it. So Microsoft has filed a a “demand for explanation” aimed at getting Mr. Amadeu to retract his statements, or, at least, to back them up in court.

    The “drug dealer” comment was, beyond doubt, over the top. Many public statements made by Microsoft about free software are, beyond doubt, equally over the top, as is Microsoft’s reaction in this case. Microsoft seems unlikely to get very far with this particular complaint, especially in the face of public statements like:

    As long as they are going to steal it, we want them to steal ours. They’ll get sort of addicted, and then we’ll somehow figure out how to collect sometime in the next decade .

    (Bill Gates, 1998, quoted in News.com). The most likely result of this action may well be to convince more governmental employees that dealing with Microsoft is generally a bad idea. This kind of ham-fisted attack seems unlikely to slow any government’s move toward Linux, though it may make the people involved watch their words a little more carefully.

    Egideo F. (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 5:53 pm

    Meu inglês não tá muito bom, mas eu entendi que a MS sacrificou um vira-lata num ritual de magia negra.

    Rômulo Silva (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 6:55 pm

    @self_liar esse Win7sins é muito idiota.

    Coisa de criança. Por Stallman’s desses que SL para as massas não vai pra frente.

    Ahh, e desde quando fazer lobby no Governo é crime? Apple mesmo gastou cerca de 400mi de doletas esse ano com isso.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 11:14 pm

    Lobby é errado , põe o direito da elite acima do cidadão.Promove leis que dão vantagens a empresas .

    Toda a forma de lobby deveria ser banido.

    Sem contar que existe muito dinheiro não documentado.

    Windows7sins tenta passar de forma fácil as táticas ridículas e injustas da microsoft .

    Não adianta só mostrar que temos escolhar, mas sim temos que mostrar porque escolher a microsoft nos faz mal.

Este post é antigo (2009-08-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.