Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Você gostaria de um cliente oficial do Google Talk para Linux?

“Olá pessoal, no site talkabout, blog oficial do google talk, foi disponibilizado uma área de sugestões para versões futuras deste produto google. Dentre as sugestões indicadas existem algumas sobre personalização, comunicação e funcionalidades adcionais, etc. E há uma área livre para sugestão, o que nos dá a possibilidade de solicitar uma versão do mensageiro para Linux! :D

Visite a página e peça o google talk para linux, escrevendo “A version for Linux” na caixa de texto “I have a better idea:”. O endereço do site é esse: https://services.google.com/inquiry/talk_suggest”

Enviado por Sidney Ribeiro Júnior (srjsoftwareΘgmail·com) – referência (services.google.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 4:06 pm

    Humm não sei, agora que o Empathy tá funcionando tão bem com o protocolo, porque não sugerir ajuda no desenvolvimento dele?

    orlando (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 4:31 pm

    Feito!

    Frank (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 4:44 pm

    Até que seria uma boa idéia ter o Google Talk portado para o Linux (desde que não seja com auxílio do WINE, como o Picasa e Google Earth).

    Mas a verdade é que gosto do Pidgin. Não que ele seja superior ao GTalk, mas porque ele é um agregador que me permite ter acesso a todos os meus messengers diferentes num só lugar. Acho que uma idéia melhor seria ter no Pidgin (ou em outro agregador qualquer) as funcionalidades de voz e vídeo do GTalk e outros messengers.

    Mark von Ubelgarten (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 5:02 pm

    Não é importante ter uma versão nativa, já que o protocolo XMPP funciona muito bem. O importante mesmo é que os nossos clientes suportem melhor a extensão do protocolo para conversas com voz, ou que o google crie um gateway SIP.

    Ian Liu (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 5:07 pm

    Eu gostaria que os esforços fossem voltados a melhorar o pidgin, dando suporte a vídeo e voz no programa. Não sou fã de ficar abrindo inúmeros programas para a mesma funcionalidade.

    Phantom X (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 5:23 pm

    Eu posso até sugerir o porte, mas gosto muito do cliente Psi, inclusive uso transportes para conectar em outras redes, como MSN ou Yahoo.

    Concordo quando dizem q reforçar o desenvolvimento de um cliente comum como o pidgin – o empathy depende das bibliotecas do gnome, o q complica seu uso quando não estão disponíveis tais bibliotecas ou quando em outros sistemas operacionais – e não creio q os desenvolvedores do pidgin, conhecidos como chatos em aceitar ajuda da comunidade, recusassem a ajuda do google. Se o google sentir q há o interesse destes 1% q as estatíscicas o meiobit diz q existem de usuários linux em um cliente gtalk para linux, creio q o fará, já q boa parte do trabalho está feita. Mas há um problema: o pidgin é multiplataforma, e um cliente para linux implicaria num cliente para Windows. Será q o google ajudaria num cliente opensource para seu programa fechado?

    @Mark von Ubelgarten, concordo com vc. O Pidgin já suporta áudio e vídeo (ainda não está na árvore principal, mas foi um projeto do SoC 2008 e funciona, mas só de pidgin para pidgin), mas ainda há dificuldades de uso já que não funciona com os principais protocolos, MSN, yahoo, etc. Pelo q vi tbm não funciona com o google talk (vídeo), pois parece q o libjingle não provê compatibilidade com a conversa de vídeo embutida no gmail, por exemplo. Me parece q os desenvolvedores do farsight estão trabalhando em suportar conversa de vídeo via protocolo MSN. Acho q será uma boa para aproximar usuários Windows do Linux e Mac (já que o Adium é baseado no Pidgin e será beneficiado com tudo q for desenvolvido nele).

    gtalk (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 5:41 pm

    Uso aquele chat embutido no gmail mesmo. Para mim já é suficiente para o caso (estou começando a gostar da idéia de ter apps embutidos no browser). Então para mim, o mais importante agora é o google chrome rodar nativo no linux. Claro, cada tem suas prioridades.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 5:43 pm

    1) O curioso é que o N800, o tablet da Nokia que roda o Maemo (uma versão do Linux customizada) já vem com o Google Talk instalado (com suporte de áudio e vídeo). Por que eles não pegam o programa que fizeram pro Maemo e adaptam ele para qualquer distribuição Linux? Metade do trabalho já está feita mesmo…

    2) Nessas horas ninguém se lembra do BSD :D

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 6:03 pm

    Até parece que a versão para Windows é uma maravilha. O próprio google jogou ela às traças e só investe no cliente embutido no gmail. Fora a possibilidade de trocar arquivos, não tem nada lá que não tenha no gmail, fora que não tem vídeo.

    Paul (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 7:20 pm

    E o cliente oficial do Chrome na versão 1.0?

    Basta uma empresa parecer “cool” para a comunidade, que ninguém exige ports pra Linux ou código fonte dos aplicativos (sei que no caso do Chrome existe boa parte do código aberto, mas não do Earth & such).

    Lucas Mendes (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 7:45 pm

    Na honesta? em tempos de computação nas nuvens, essa coisa de “cliente” está perdendo a importância.Do meu navegador eu acesso o gtalk gadget, ou posso usar outros serviços on line afinal, está tudo ficando nas nuvens mesmo. O que importa agora é que o nosso Linux evolua também para oferecer suporte para esses novos ambientes.

    Anton (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 8:37 pm

    Definitivamente. O problema é que a comunidade ainda pensa no Gtalk como igual a XMPP. Google Talk NÃO é XMPP, mas só compatível ao XMPP.

    Já tentei propor alterações no Pidgin para que ele suportasse recursos como invisibilidade, mas o desenvolvedor responsável é completamente insensível. Disse, inclusive, que a depender dele isso nunca existirá no Pidgin.

    Apoio completamente a iniciativa de um cliente nativo!

    Também apóio. Sem falar que é um ponto a mais pra atrair usuários para o Linux.

    @Frank

    Pelo que sei, apenas o picasa usa o wine, o google earth foi portado em Qt para linux e nao usa wine.

    @ Anton

    O pidgin ja suporta invisibilidade ha tempos. Nao entendi sua critica.

    Achei legal a iniciativa do autor em incentivar ao pessoal a pedir linux. Embora eu nao use o gtalk, acho legal o pessoal do linux aparecer nas pesquisas.

    Abs!

    Anton (usuário não registrado) em 10/05/2009 às 12:36 am

    @Marcus Jabber

    Não suporta para Gtalk. Experimente.

    E veja:
    http://developer.pidgin.im/ticket/4509
    http://developer.pidgin.im/ticket/5828

    @Anton

    Ah sim, entendi. Tem razao. Boa! :)

    Abs, fica com Deus!

    André (usuário não registrado) em 10/05/2009 às 9:09 am

    Interessante. Mas só se funcionasse o papo de áudio e vídeo que já funciona no navegador… nem no windows funciona o vídeo como já disseram. Se o port trouxer isso, vai deixar ele superior ao de win e assim seria interessante.

    Philippe (usuário não registrado) em 10/05/2009 às 10:57 am

    André, no windows funciona sim o vídeo, mas acredito que tenha que ter algo instalado. Não sei, não tenho usado. No Linux funciona o audio pelo navegador do Gtalk? Acredito que não…

    Emerson Favero (usuário não registrado) em 10/05/2009 às 11:54 am

    Ótima iniciativa em incentivar ao pessoal a pedir linux.

    O Leão do Norte (usuário não registrado) em 10/05/2009 às 12:23 pm

    Não, melhor investir nos clientes que já existem, principalmente o Pidgin.

    Jonathan2 (usuário não registrado) em 10/05/2009 às 12:37 pm

    A versão do Google Talk para WIndows já foi deixada de lado. Ter esperança que elas façam um Google Talk para Linux nestas condições é perda de tempo.

    Minha sugestão seria abandonaram o GTK+ no desenvolvimento do Chrome para Linux e adotarem o Qt 4.5.

    Renato Diogo (usuário não registrado) em 10/05/2009 às 4:13 pm

    Olha,

    eu preferiria usar o investimento para auxiliar no desenvolvimento dos comunicadores já existente. Como um suporte melhor a audio e vídeo.

    Uma correção: o picasa não usa wine, mas a libwine.

    .deb (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 9:57 am

    Perda de tempo.
    Já tem o gtalk no gmail.
    Concordo que deveriam focar no google chrome para linux.

    Guilherme (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 10:38 am

    O Jabbin, Pidgin funcionam bem com o protocolo Jabber, so precisava mesmo suportar os recursos multimidia do Google Talk e ficaria perfeito, ai seria mais interessante o Google ajudar nessa parte, eh menos trabalho para eles e melhor pra comunidade.

    Rafael (usuário não registrado) em 11/05/2009 às 4:38 pm

    Não,
    Só deveríam dar suporte a audio e vídeo no linux no seu ‘cliente’ embutido no Gmail.
    Acho uma sacanagem fazerem algo na nuvem que só funciona em Win e Mac.

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 11:47 am

    Multiplatform for Windows and MacOS…

    Sem comentários…

Este post é antigo (2009-05-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.