Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


VNC: Acesso remoto fácil com o Vinagre

“Hoje o acesso remoto aos computadores, devido ao crescimento da Internet e de sua velocidade, é algo comum. O Vinagre é somente mais um dentre tantos clientes VNC, que possui um grande diferencial: é extremamente simples de utilizar, e é nativo do GNOME. Através dele, podemos acessar máquinas Linux ou Windows de maneira extremamente prática, regra válida inclusive para os iniciantes. O PC do seu amigo deu problemas? Está chovendo? Ele quer aprender como faz? Pois bem, Vinagre nele. Com o Vinagre e esta dica, você nunca mais deixar de lado o acesso remoto via VNC.”

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br) – referência (guiadohardware.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vladimir (usuário não registrado) em 16/02/2009 às 5:18 pm

    Quero lembrar que o pai do Vinagre é um brasileiro, que também faz o commit de módulos de tradução do GNOME: Jonh Wendell.
    Jonh é conhecido pelo mundo afora pelo seu trabalho com o GNOME e com o Ubuntu.
    É o Brasil fazendo bonito!

    thiagoc (usuário não registrado) em 16/02/2009 às 5:44 pm

    Teamviewer nele.

    Funciona que é uma beleza, e não precisa liberar porta nenhuma :^)

    Gean Gustavo (usuário não registrado) em 16/02/2009 às 5:46 pm

    ah algum cliente VNC no linux que suporte a vizualização via http?

    Adolfo (usuário não registrado) em 16/02/2009 às 7:27 pm

    Gean Gustavo,

    Não sei se entendi a sua pergunta, mas se o servidor VNC estiver com a feature habilitada, você acessa / controla a máquina através de um browser pela porta 5800. Já usei isso e funcionou perfeitamente…

    Adolfo

    Gean Gustavo (usuário não registrado) em 16/02/2009 às 8:09 pm

    Olá Adolfo, você conseguiu esse acesso pelo vinagre mesmo ou por outro servidor VNC? se sim como abilitou isso? ah, uso Arch Linux com Gnome. Obrigado pela Atenção!

    cristianfere (usuário não registrado) em 16/02/2009 às 8:14 pm

    Lembrando que o servidor VNC do gnome na verdade é o Vino, que já faz parte do gnome a um bom tempo. Vinagre é apenas o cliente VNC, esse mais recente, diferente do que o autor do artigo deixa a entender.

    Além disso no roadmap do gnome uma das features propostas a nova versão do Vinagre é o suporte a RDP, podendo assim mandar o tsclient pro espaço.

    Mas falando em , um dos clientes que mas prometem pro futuro é o grdc. http://grdc.sourceforge.net/

    Tux (usuário não registrado) em 16/02/2009 às 9:00 pm

    Alguem sabe de algum software de acesso remoto e que seja multiplataforma que avise ao cliente da maquina remota qdo alguem tenta se conectar?

    Alguém já testou o xrdp, um servidor RDP para linux ?

    http://xrdp.sourceforge.net/

    screenshots
    http://sourceforge.net/project/screenshots.php?group_id=112022

    Parece bem interessante e com isso as máquinas linux poderiam ser acessadas de outros linux por rdesktop ou por máquinas windows com os clientes nativos RDP.

    Ainda há a possibilidade de instalar um servidor X nas máquinas windows para abrir uma sessão X em um linux remoto ou apenas rodar algum aplicativo gráfico e vẽ-lo no meio do desktop windows

    http://sourceforge.net/projects/xming
    http://www.straightrunning.com/XmingNotes/

    Eu raramente uso desktops windows mas quando pego um instalo logo o PuTTy, o winscp e o Xming para torná-lo mais civilizado :-)

    Adolfo (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 3:19 pm

    Gean Gustavo,

    Faz algum tempo que usei, para controlar servidores windows 2000 através de uma estação Linux. No servidor, salvo engano, rodava o RealVNC e no Linux usei o firefox mesmo, digitando na URL “ip_do_servidor:5800″. Mas pelo que entendi agora, acho que você está procurando uma solução do lado servidor de um Linux, aí realmente não sei te informar.

    Adolfo

    Adolfo (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 5:29 pm

    Agusto,

    Na minha mensagem anterior havia escrito a letra “erre” seguido da palavra windows. É como chamo produto da empresa de redmond. Não adimito que um texto meu seja alterado. Podem não publicá-lo integralmente, mas alterar o que eu escrevi passa dos limites. Como não sou dono do blog e não posso fazer nada fica aqui o meu protesto e o minha despedida. Até nunca mais.

    Adolfo

    Até nunca mais, Adolfo!

    Aos demais interessados, registro: os Termos de Uso deste blog são claros e, mais relevante ao caso em tela, o formulário para envio de comentários do BR-Linux traz junto a si um lembrete, cujo trecho mais relevante para o momento reproduzo e grifo: “ A presença de palavras ofensivas (veja os detalhes) contra empresas, religiões, desenvolvedores, usuários e outros pode fazer com que seu comentário seja editado para removê-la ou substitui-la, ou mesmo silenciosamente rejeitado, ou ainda posteriormente removido, a critério do BR-Linux.

    Para usar uma expressão que o Adolfo também escolheu, participar em um blog cujas regras são públicas, e depois se manifestar “não admitindo” que elas sejam cumpridas… passa dos limites.

Este post é antigo (2009-02-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.