Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vídeo: O desktop do Moblin 2.0 (beta) para netbooks

A Info apresenta um vídeo promocional demonstrando a interface do Moblin 2.0 para netbooks, cujo beta foi lançado há cerca de 2 semanas.

Se você já usou outros sistemas com desktops adaptados às telinhas pequeninas dos notebooks, pode ser possível fazer uma comparação – e se o seu hardware for suportado pelo Moblin, a apresentação pode ajudar a decidir se vale a pena testá-lo.

Da cobertura da Info:

Criado para rodar em netbooks ou dispositivos de acesso à internet, o beta Moblin 2.0 dá suporte principalmente a processadores Intel Atom. Esse Linux foi criado com base no projeto Fedora e agora utiliza uma interface gráfica escrita em Clutter. Antes utilizava o XFCE. (…)

A interface gráfica, como se pode ver no vídeo acima, é bem simplificada e alguns arriscam a afirmar que é bastante intuitiva. Eu, particularmente, achei um pouco confusa no início, mas logo me acostumei. O menu superior é separado em abas e possui ícones para identificar as funções, mas fica devendo um texto descritivo. O bacana são as animações e, principalmente, a facilidade de postar updates no twitter, navegar pela web, ouvir música e agendar eventos.

O tendão de Aquiles do beta fica na identificação do hardware, notadamente placas Wi-Fi e de rede Ethernet não assinadas pela Intel. (…) (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    No, no, no, an unfamiliar environment and major compatibility issues… No, “it’s better with Windows” !!!!

    Leonardo (usuário não registrado) em 2/06/2009 às 11:39 pm

    Gostei do sotaque inglês…

    oO (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 12:16 am

    Essa é a primeira vez que uma dessas interfaces adaptadas para Netbooks me chamou a atenção, por ser bonita e atraente. resta saber se ela também é eficiente e utilizável (acho as interfaces do eeePC e do Ubuntu Remix muito feinhas)

    O problema maior do clutter é necessitar de aceleração gráfica. É bom para computadores que a tem, mas tem péssimo desempenho quando não. Mas me pareceu bastante atraente. Vamos ver como fica a integração com aplicativos não-padrão, pois vai que eu queira instalar, por exemplo, um openoffice nele. Será que ele ficará tão bonitinho no aparelho? :-)

    cristo (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 8:37 am

    Lembra bastante o projeto Sugar, mas gostei muito do Moblin, simples e direto, acho que o projeto mudou muito desde seu inicio, tanto o foco quanto o sistema, mas ficou ótimo.

    Marcelo Andrade (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 10:01 pm

    O link no texto “cujo beta foi lançado há cerca de 2 semanas” está errado ou é assim mesmo? Está apontando para “/Beta” e quando sigo no Br-Linux vejo uma matéria sobre o Epidemic Linux.

    Marcelo Andrade (usuário não registrado) em 4/06/2009 às 10:12 am

    A interface parece muito bonita e funcional. Fiquei com vontade de experimentar.

    Agora… cá pra nós, está faltando um espelho, não?! Download direto do site do kernel é muito estranho pra mim.

Este post é antigo (2009-06-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.