Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Um tour pelo Mandriva 2009 Spring

Enviado por Sergio Rafael Lemke (bedi·comΘgmail·com):

“Para você que usa o Mandriva, ou procura informações sobre esta distro (e principalmente o que trouxe de novo a mais recente versão estável, a 2009 Spring), está traduzido para português do Brasil o tour de lançamento, listando melhorias, várias screenshots de sua aperência, o que foi feito nas ferramentas Mandriva, Office, MSEC, seus vários ambientes de trabalho, aplicações.. enfim, vale a pena dar uma lida.

Recomendado para todo tipo de usuário, pois o texto é escrito para leigos entenderem e os mais experientes não acharem um saco e ainda encontrar coisas interessantes sobre Linux ;)” [referência: warever.info]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tilt (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 9:15 am

    Saudades do Conectiva…
    :(

    Adilson Santos da Rocha (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 9:27 am

    O Mandriva Linux, principalmente a versão 2009.1 é uma das melhores distribuições para desktop. Muito bem acabada, com muitos programas e facilidades para configurações. É a distribuição que utilizo em casa e no escritório. E como servidor também se sai muito bem.
    Ultimamente tentei utilizar o ubuntu 9.4 mas não foi muito agradável acontecia algumas coisa estranhas, como o X morrer sozinho do nada. Muitos aplicativos simples, como openoffice, openarena morriam sozinhos do nada(parecia o windão..).
    Com o mandriva 2009.1 o sistema esta estavel e essas coisas nao acontecem mais. (rodando no mesmo hardware).

    Sou outro usuário que também recomendo aos amantes da informática, e da praticidade, o uso do MANDRIVA SPRING 2009.1. As informações ficaram mais práticas com a presente tradução.

    Respeito muito aqueles que usam o UBUNTU, embora não me adapte tão bem com esta distribuição, principalmente devido à dificuldades de configuração do hardware. (Uso-a versão 9.0.4 em dual boot em uma de minhas máquinas).

    Edinho (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 10:23 am

    Não recomendo.

    ShellScott (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 10:30 am

    Bem, eu uso o Ubuntu (quer dizer, o Xubuntu) sem problemas, no desktop.

    Mas no laptop, só da Mandriva há muito tempo. É uma distro tão tranquila que não entendo porque não é tão utilizada quanto Suse e Fedora, além de muito bonita e bem configurada. A gente não tem de fazer nada!!! Tá tudo lá!!! Sem contar que a versão com KDE é reputada como a melhor implementação do KDE4 entre todas as distros que estão por aí (mas isso não sei se é verdade, porque uso o Mandriva Gnome).

    Parabéns, grande distro!

    viana (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 11:18 am

    Uso Mandriva desde a versão 2005 em:
    casa (laptop)
    no trabalho (desktop)
    no trabalho (server samba com modo gráfico)
    no trabalho (server proxy/firewall/dhcp)

    Tudo funciona perfeitamente, em rede com máquinas Windows com recursos compartilhados sem problemas. Os servidores ficam ligados sem reiniciar por vários meses, sem travar nem perder performance.
    Recomendo Mandriva, pois ela facilita muuuito nosso dia a dia.

    Alex Góes Fuhrmann (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 1:52 pm

    Ouvi dizer que é a distro mais utilizada na América Latina…

    AlphaZine (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 1:57 pm

    Esse tour tá um pouco atrasado. A versão 2010.0 já tá entrando na fase beta.

    bedi (usuário não registrado) em 18/08/2009 às 5:05 pm

    AlphaZine é mais uma revisão do que um Tour, para nós que usamos não tem nada de novo, mas tem muita gente que não usa e é curioso sobre a distro, então, um pouco mais de informação sobre a atual estável é sempre bom.
    Melhor ter isso agora no meio período em que as coisas andam mais paradas do que depois quando todo mundo lançar versão nova e entulhar os sites de notícias com coisas parecidas.

    Uso o Mandriva desde a primeira versão. Aliás, desde o Conectiva 3. Sem dúvida é o melhor KDE, mas ele tem um defeito grave: tem muitos softwares que demoram pra caramba pra serem atualizados. OpenSuse, Fedora e Ubuntu são mais ágeis na atualização, mesmo se você acompanhar os pacotes de desenvolviment (unstable, cooker, sid, etc)

    Só pra citar dois exemplos:
    - até hoje não tem o Firefox 3.5.x, nem no cooker. Tem só em testing. Ou seja, não conseguiram deixá-lo estável na distro.
    - IDEs java como Eclipse e Netbeans, ficam até duas versões defasadas

Este post é antigo (2009-08-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.