Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TechRadar: “8 das melhores distribuições KDE”

Guardei este título da matéria do TechRadar na minha coleção de títulos redigidos defensivamente. Não são “as 8 melhores”, nem “8 ótimas” – singelamente, são “8 das melhores”.

A lista inclui descrições e notas objetivas. E apesar de serem “8 das melhores”, nem todas as notas estão no quartil superior: o Slackware, por exemplo, ganhou nota 5 (de 0 a 10).

Mas a lista inclui vários outros nomes bem conhecidos, como Mandriva ONE e openSUSE, e outros nem tanto, como o Chakra, ilustrado acima. (via techradar.com)

Saiba mais (techradar.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    A lista começar com slackware 13 para min foi surpresa :)

    []‘s

    shyko (usuário não registrado) em 26/12/2009 às 7:11 pm

    “a KDE distro is likely to include GUI refinements, usability tweaks, custom themes, artwork and a good selection of KDE applications.”

    Não precisava nem ter incluído o Slackware nesta lista. O Slackware não é uma KDE distro.

    Adriano ML (usuário não registrado) em 26/12/2009 às 8:00 pm

    Eles usaram o Slackware como ponto de comparacao, a ideia é que ele entrega os pacotes mais puros possíveis.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 26/12/2009 às 8:29 pm

    Variações sob o mesmo tema, sempre mais dos mesmos.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 26/12/2009 às 10:05 pm

    “Variações sob o mesmo tema, sempre mais dos mesmos.”

    É uma tendência, mas vejo isso como positivo. As distribuições tendem a ficar mais padronizadas nas interfaces, tanto entre as distribuições KDE quanto as Gnome.

    Hugo do Prado (usuário não registrado) em 26/12/2009 às 11:04 pm

    Pra mim o Slack é sim uma distro KDE…. pelo menos foi a mais estável (tipo, que mexe menos nos pacotes) que achei pra rodar o KDE… isso desde 2004.

    Uso Fedora tb, mas as vezes acontecem certos bugs que nao acontecem no slack (ou que consigo resolver com mais facilidade)

    devnull (usuário não registrado) em 26/12/2009 às 11:59 pm

    Se as distros ficarem muito padronizadas, para que tantas distros?

    De qq forma, é incrível que o slack ainda exista, é uma relíquia!

    Diniz (usuário não registrado) em 27/12/2009 às 1:06 am

    Só me espantei com a nota do Kubuntu maior do que o Mandriva, pessoalmente, sempre achei o KDE do mandriva melhor “tratado” quando comprado ao kubuntu.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 27/12/2009 às 2:03 am

    O kde do Arch é muito bom, muito puro e as versões sempre são atualizadas rapidamente, geralmente no mesmo dia que sai uma nova versão do KDE

    Diniz, concordo com você mas o Kubuntu tem melhorado muito ultimamente e o 9.10 ficou muito legal.

    aleheavyjack (usuário não registrado) em 27/12/2009 às 4:07 pm

    Sem sombra de dúvida (e também pouquíssima “defensividade” no falar) a melhor combinação é ArchLinux + KDEmod 4.3!

    O KDE mais atualizado e puro de fato, e surpreendentemente estável.(!)

    No mais, eu que já fui um verdadeiro turista das distribuições, tenho sim a impressão de que elas são BEM diferentes, e por isso dou graças a Deus de existirem várias! Tanto que para mim que estou há relativamente pouco tempo no mundo Linux (indo para uns dois anos) foi excelente procurar até encontrar uma distribuição que melhor representasse o que eu queria.

    Sem contar que ao longo do tempo, vamos querendo coisas diferentes… ;)

    Interessante ver o Kubuntu lá com nota 8.
    O Kubuntu 9.10 ainda não está no mesmo nível do Ubuntu, mas a evolução é gigantesca, quase nem dá mais para comparar com as versões mais antigas. Está plenamente funcional, quase nenhum bug, muito agradável de usar no desktop. O que incomoda mesmo é o design tosco e a trabalheira enorme que dá para mudar manualmente o visual de cada parte separadamente para ter algo como um “tema” geral mais ou menos homogêneo.

    Magno (usuário não registrado) em 27/12/2009 às 5:53 pm

    O SuSE (agora Suse) é mais antigo que o Slackware. Só não pertencia à Novell.

    Para mim também foi surpresa o Kubuntu ficar atrás do Mandriva. O Kubuntu não vem recebendo a mesma atenção que o Ubuntu e, sempre que um lançamento é feito, parece que ele ainda não estava pronto. Está melhorando, sim, mas não à ponto de bater as distros que voltam todos os seus esforços para o KDE.

    Magno, não. O SUSE (que é como ele se chama hoje) é mais recente que o Slackware, e em sua origem (1994) ele era, para espanto de muitos que só o conheceram na “fase RPM”, pouco mais do que uma tradução para o alemão do próprio Slackware (que surgiu no ano anterior, e é a mais antiga das distribuições ainda lançando novas versões).

    Pra mim a surpresa foi não ver o Fedora/Red Hat na lista. Sempre teve boas versões do KDE. Na minha opinião o OpenSuse é mesmo o melhor e o Kubuntu foi super-avaliado. O Sabayon ta,bém ficou muito bem avaliado.

    Wallacy (usuário não registrado) em 28/12/2009 às 1:43 am

    Augusto,

    Isso se for considerar somente distros Linux, já que o S.u.S.E. havia sido fundada em 92. Não sei se fez algo realmente relevante nesse meio período. Porém se for considerar a empresa/marca S.u.S.E e a empresa/marca Slackware pode-se dizer que o SUSE (escrever com pontinhos da trabalho) é sim mais velho. Por um aninho apenas é claro, mais é.

    Não que isso realmente importe muito, a não ser é claro para reforçar que ambas são bem tradicionais nesse “ramo”. Curioso é pensar o que teria acontecido com a distro SUSE se a Novell não tivesse comprado a empresa em 2003.

    Wallacy, pra defender esta sua idéia aqui neste contexto é preciso forçar até a gramática, pois a empresa é “a” S.u.S.E., e não “o” S.u.S.E como você diz. Curiosamente, ela também é escrita no feminino em seu idioma original.

    E sim, eu estou falando de distribuições de Linux, e espero que isto tenha ficado bem claro a todos.

    Não sei o que mais pode ser relevante no histórico preliminar desta empresa S.u.S.E., mas eu sei de várias coisas que ela fazia (antes de lançar sua primeira distribuição): distribuía cópias (legítimas, é claro) dos disquetes do Slackware e do SLS, imprimia manuais dos softwares deles, prestava consultoria sobre eles.

    Foi esta consultoria bem-sucedida que os levou à idéia (comum naquela década, e familiar a muitos até hoje) de traduzir para seu idioma os scripts do Slackware, e esta versão com os scripts traduzidos foi o primeiro SUSE Linux.

    Não sei qual a relevância de comparar a idade das marcas (por ela talvez o Oracle EL seja o decano das distribuições) ou o que seus criadores fizeram antes de criá-las. Mas você pode comparar muitas outras coisas, e concluir que o Roland Dyroff é (ou não) mais velho que o Patrick Volkerding, que começou a mexer com computadroes mais cedo, que veio de uma família mais tradicional cujas origens podem ser traçadas até a baixa idade média, etc.

    Nada disso vai mudar os 3 fatos: 1) Slackware é a distribuição de Linux mais antiga em atividade, 2) a distribuição SUSE começou como uma tradução dos scripts do Slackware, no ano seguinte ao do início das atividades deste, e 3) Isso tudo pouco (ou nada) significa sobre a relevância ou qualidade de ambos os produtos hoje.

    Wallacy (usuário não registrado) em 28/12/2009 às 12:28 pm

    Eu tenho mania de escrever “o” SUSE. E se pensarmos que Suse também é nome de mulher realmente é um equivoco meu usar “o”, porém eu sempre faço isso… :(

    E sim, não tinha pretensão nenhuma de mudar tais fatos. Não discordo do Slack ser a mais velha distro, etc.

    Só estava comentando que o Magno teria razão se estivesse falando da empresa. Mesmo acreditando que não estava é claro.

    Diogo (usuário não registrado) em 28/12/2009 às 10:51 pm

    Colocar o Kubuntu em uma posição acima do Mandriva quando se tratando de KDE é forçar a barra demais. Se tem uma distro boa com KDE é o Mandriva, po, o cara que trabalhava no KDE também trabalhava na Mandriva. Isso muda na próxima versão, ele abandonou tanto o KDE quanto a Mandriva.
    Pra mim fica:
    1° Mandriva
    2° OpenSuse
    3° Tantofaz

Este post é antigo (2009-12-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.