Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Submissão de Artwork para o Ekaaty 4

“Em preparação para o desenvolvimento do Ekaaty Linux 4, previsto para lançamento no último quarto de 2009, a equipe do Ekaaty vem anunciar à comunidade que está aberto o período para requisições de características a serem incluídas na nova versão.Os focos da versão são softwares educacionais e de edição multimídia. Também serão aceitos trabalhos de arte que possam ser anexados à distribuição.

Serão aceitas submissões até o dia 31 de maio com o seguinte assunto: Ekaaty Feature Request. No caso de trabalhos de arte, deverão ser enviados em formato SVG, aspecto 4:3 e 16:9 em resolução acima de 1600 pixels de largura, exceto em casos onde as especificações do software sugira outros formatos, aspectos ou tamanhos.”

Enviado por Cristiano Furtado (cristianofurtadobaΘgmail·com) – referência (ekaaty.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Conan (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 8:44 pm

    Parece que é mais um projeto natimorto.
    Essas pessoas que ficam fazendo distribuições como quem está em uma liquidação deveriam tentar fazer algo de útil.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 9:41 pm

    Se é natimorto então tem de avisar que o enterro está atrasado alguns anos:
    “Foi fundado, então, em 30/01/2006 o Projeto Ekaaty”
    http://www.ekaaty.org/v3/index.php/projeto/historico

    Conan (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 10:38 pm

    @MaxRaven,

    tem razão, talvez projeto zumbi seja mais adequado (já morreu más se recusa a ser enterrado).
    :)

    Massao (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 10:41 pm

    O que seria fazer algo de útil ? Criticar o trabalho dos outros dessa forma sem antes conhecer do que se trata ? Procure pelo menos saber do que se trata antes de fazer comentários deste tipo… ae sim… nesse caso vc mesmo já estaria fazendo algo de útil…

    Marcos (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 7:01 am

    Acho que uma comunidade brasileira com proposta de “ajeitar” o kubuntu para as nossas necessidades sería mais adequado e interessante.

    cristianofurtado (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 9:28 am

    Na realidade temos que respeitar a opinião de cada um, porém a meta do ekaaty não é competir com distro nenhuma e sim mudar a realidade do nosso pais em questões distros. O Ekaaty quando foi criado teve um motivo e esse mesmo motivo é o que esta fazendo muitos usuários aderirem a ela. Para quem não sabe o ekaaty não esta no inicio e sim evoluindo rapidamente. A distro esta sendo usada em algumas faculdades, esta sendo testada por orgãos do governo, por músicos. A diferença do Ekaaty para uma outra distro é bem simples e a resposta vem aqui: http://www.ekaaty.com.br/v3/index.php/projeto/perguntas-frequentes

    Acreditem ou não acreditem o ekaaty não esta sendo mais uma distro que esta brincando de modificações, temos profissionais bons que nos ajudam nessa distro e no projeto em si. O sistema operacional é somente uma base mais o projeto é grandioso. Para quem quizer saber mais antes das criticas favor acessarem ao site abaixo e quem sabe essas opiniões mudem?

    http://www.ekaaty.com.br/v3/index.php/projeto/historico

    Ícaro Santos (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 9:50 am

    Bom, acho que o Cristiano falou tudo. A distro em si está por trás de um projeto muito maior, que os interessados podem conhecer através do site que foi citado. Agora, com certeza ficar criticando projetos, sem ao menos conhecer, realmente não é útil.
    Acredito que uma “liquidação” de distribuições poderia ser algo muito bom sim, por que motivo deveriamos ter apenas 1 ou 2, que se podem considerar fortes? Inclusive quando se trata de um projeto tocado no país e independente de recursos externos.
    Era isso. :)

    Erick Goes (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 10:01 am

    “Projeto Zumbi”?!

    hehe… Que criatividade heim Conan?

    Se você trabalha com arte gostaria muito de ver você na nossa equipe de artwork. :-)

    Quanto ao que o Marcos comentou:
    “Acho que uma comunidade brasileira com proposta de “ajeitar” o kubuntu para as nossas necessidades sería mais adequado e interessante.”

    Você é livre para escolher iniciar esta “ajeitada” no Kubuntu. ;-)

    Comenta aí o que você consideraria importante neste sentido, ok?

    E Max, o fato do projeto Ekaaty ter iniciado nesta data e não fazer constantemente parte das “manchetes” das distros “populares” não quer dizer que ele esteja parado.

    Vlw pessoal

    __/
    (oo)
    _||_
    erick

    DudaGrass (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 10:05 am

    Como sempre falar é mais fácil que fazer…
    Fazer algo de útil acho que seria ajudar algum projeto, ajudar o SL de alguma maneira, e concerteza o Ekaaty contribui e muito com o SL. Seja facilitando a vida dos users com softwares focados em determinadas áreas, seja divulando o Linux/SL nos meios academicos ou ainda insentivando o uso de Software Livre de modo geral. Então é melhor um “zumbi” que ajuda do que um “zumbi que só fala”.

    Andrei Rosseti (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 10:05 am

    É notório quão o Linux está se tornando obsessão por alguns usuários, que muitas vezes seguem uma distribuição como se fosse uma religião.

    Acredito que o Ekaaty veio muito a acrescentar ao nosso País, em termos educacionais, que com grande esforço de trabalho o grupo está evoluindo; e para melhor.

    É muito fácil apontar as falhas, criticar, sem ao menos conhecer o objetivo do projeto. Já dizia um velho ditado: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

    E concordo com tudo que o Cristiano Furtado & Ícaro falaram.

    Um grande abraço a todos e fiquem com Deus!

    ;)

    nadilsonsantana (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 10:43 am

    Isso mesmo Cristiano. O Ekaaty não é mais uma distribuição qualquer. Não ajudamos a melhorar o kubuntu porque é uma distro não brasileira. Logo você é obrigado a saber inglês para poder reportar algo. Você sabe inglês Marcos?, nem todos usuarios sabem ingles.. você tem contato direto com os desenvolvedores do Kubuntu Marcos?..você acha que o Kubuntu ver tenta fazer um sistema com as necessidades do brasil?, sendo que cada pais tem suas necessidades. Leia o porque do Ekaaty que você ira entender. Temos muitos profissionais trabalhando no ekaaty, como professores graduados de matematica, pedagogos etc.. trabalhando com a gente. Não somos um grupo fechado de gente fazendo um skin e lançando uma distro so com skins diferentes, somos um grupo grandes de pessoas e amigos trabalhando duro, primeiro procurem saber do que esta falando antes de falar, pois acaba falando e passando por “burro” sem saber. abraços

    MaxRaven (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 11:23 am

    “E Max, o fato do projeto Ekaaty ter iniciado nesta data e não fazer constantemente parte das “manchetes” das distros “populares” não quer dizer que ele esteja parado”

    Tá. E eu com isso?

    O cara chamou o projeto de natimorto, mostrando assim desconhecer que o projeto não nasceu ontem. Indiquei para ele o inicio oficial deste nome e o link para ele “saber mais”. Apenas e tão somente isso. Todo o resto é conta de vocês ai que estão discutindo se é nova, velha, isso ou aquilo.

    Caio Silva (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 11:48 am

    Andrei vc tocou em um ponto chave do Ekaaty, que é atender as nossas necessidades e promover uma soberania nacional.
    E concerteza esse fanatismo faz a estrela do software livre ofuscar qdo vemos comentários como esses.
    Em fim união é o nosso lema, “UM POR TODOS E TODOS POR UM”.

    alano (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 11:49 am

    São por atitudes como as de Conan que no Brasil é tão dificil ter alguma coisa verdadeiramente nacional.
    Quando aparecem projetos dispostos a suprir essa necessidade, não conseguem apoio na grande maioria das vezes, de instituições governamentais nem privadas e ainda tem que lidar com o desdém de pessoas que poderiam ajudar a melhorar o produto (no caso o Ekaaty), ou pelo menos aplaudir a iniciativa das pessoas que tiveram coragem de sair da inércia e procurar algo melhor que atendecem as suas necessidades de maneira plena e satisfatoria!!!!
    Parabens a todos do Ekaaty !!!
    O que falta em nossa nação é um pouco de patriotismo para que possamos dar valor ao potêncial que todos nos possuimos!!!

    cristianofurtado (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 11:59 am

    Como pode-se dizer o Ekaaty precisa do apoio de pessoas que acreditam em sí mesmas e que estão querendo ter contato direto com desenvolvedores. O Foco desse post foi sobre o Artwork e espero que entre os que postaram aqui algum possa mandar um email para nós para conhecer um pouco melhor o que o Ekaaty pretende fazer em nosso território. Max Raven vejo que você é um cara bem descolado e tambem vi em seu blog que esta gostando de usar o KDE. Espero que você seja um dos que possa pelo menos conhecer o nosso projeto e quem sabe pelo que vi tem um bom entendimento vim a nos ajudar? Esperamos as artes para o Ekaaty 4 que sai em outubro ou novembro. Abraços a todos e como dizemos “UM POR TODOS E TODOS POR UM”.

    Christian Tosta (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 12:28 pm

    Como um dos fundadores do projeto Ekaaty não poderia deixar de comentar. O Ekaaty é um projeto que surgiu a partir de correção de deficiências de outras distribuições e com objetivo de suprir a lacuna deixada pela fusão da nossa Conectiva com a Mandrakesoft. Na época foram muitas as dificuldades para o desenvolvimento e o lançamento da primeira versão, justamente porque não entendiam que o Ekaaty era um projeto com propósitos sociais, e não apenas um clone de outra distribuição.

    Por conta da baixa divulgação por parte de alguns sites brasileiros que consideravam a distribuição como apenas mais uma “roda reinventada” o Ekaaty ficou bem mais conhecido e respeitado fora do Brasil que aqui dentro (agradecemos aqui ao OSNews, Distrowatch, Newsforge e equipe do KDE-Look.org e outros).

    Hoje podemos ver claramente como certas distribuições vem tentando impor suas decisões unilaterais tomadas em seus países de origem e que ameaçam a nossa maneira de usar software livre no país. Cada vez mais aqueles sistemas vem “bloated” e voltados às necessidades de grandes fabricantes venderem hardware mais potente, ou os bugs não são corrigidos, alguns programas não incluídos porque não rendem grana com suporte…

    Pensem bem, é isso que queremos para o nosso país? Engolir tudo que
    os gringos cospem na gente? Ou queremos um país para que todos possam participar na sua construção? E por que não iniciar essa construção através do software livre, seus ideais e sua ótima integração com projetos inclusão digital?

    Conan (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 12:51 pm

    @DudaGrass,
    na minha época de adolescente os zumbis não falavam, mas comiam cérebros depois de uma chuva no cemitério, então é melhor que falem a vontade, certo? Afinal não dá para falar e comer ao mesmo tempo.

    @Erick Goes,
    eu não trabalho com arte, apesar que as vezes o trabalho de administrador de banco de dados parecer uma arte.

    Com relação a fazer algo de útil eu consideraria por exemplo melhorias (ou customizações) em projetos específicos.
    Por exemplo: o gnucash é um ótimo gerenciador de finanças pessoais, mas falta uma forma fácil de integrar com os bancos brasileiros.
    O que um usuário brasileiro tem de diferente para um usuário de qualquer outro lugar do mundo?

    @nadilsonsantana,
    Acho que o seu discurso está pelo menos uns 30 anos atrasado, até onde eu sei em 1991 o Linus fez o linux para quem quiser usar, não só os filandeses. Essa é a essência do software livre. Todos podem usar e contribuir. Senão daqui a pouco vamos ter uma distro para os brancos, uma para os negros, uma para os índios, uma para os católicos, uma para os ateus, uma para os muçulmanos, uma para quem torce para o corinthians, uma para quem torce para o São Paulo e assim por diante.
    Na sua opinião, quais são as necessidades do Brasil em termos de distribuição linux? No que difere em relação a outros países?
    Faz muito mais sentido colaborar com um projeto já existente do que começar do zero. Senão daqui a pouco vai ter gente querendo reinventar a roda.

    Conan (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 12:56 pm

    @Christian Tosta,

    entendo sua preocupação, você parece ser uma pessoa razoável, más seu discurso xenofóbico está uns 30 anos atrasado.
    Eu gosto mais de um mundo sem fronteiras do que desse mundo xenófobo que você prega indiretamente.
    (Lembrando que com raríssimas excessões a internet não tem fronteiras)

    Wilson Campos (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 1:17 pm

    Pessoal, acredito que as todas as distros tenham seu valor e se for para fazer criticas “que sejam construtivas” ou então que realmente nos iteremos do assunto antes de faze-la.
    Eu como usuário já passei pelo kurumin, Redhat, Fedora, Fedora Educação e agora Ekaaty, este último tem sido de grande ajuda, já que em outros pacotes constantemente tive problemas relacionados a videos principalmente a compatibilidade de hardwares.
    A equipe do Ekaaty até o presente momento foi a que melhor me atendeu com relação aos “issues” e tips do sistema.

    Caio Silva (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 1:22 pm

    Gostaria de saber o por que isso tudo.
    vcs desfazem de um projeto alheio com discursos iguais a esses, as suas necessidades são universais? Ora então vamos todos pensar juntos seremos todos iguais. Vamos usar um sistema operacional proprietário!!! aquele do tio Bill.
    Façam o seguinte, ponham nos seus carros rodas de pedra e depois digam como foi a sensação.

    cristianofurtado (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 1:32 pm

    @Conan
    Quando o linux foi criado uma das idéias foi exatamente cada um ver a necessidade de cada um. Eu respeito bastante o que cada um pensa e acho que todos tem o direito de tentar melhorar algo. Fui um dos embaixadores do Projeto Fedora Brasil durante muitos anos da minha minha e hoje estou aqui junto com o ekaaty linux por que sei que todos do projeto pensam como igual. Acredito bastante nos ideais do Ekaaty Linux e nós do projeto esperamos profundamente mostrar que o Ekaaty não é mais um e sim o diferencial em nosso pais. Temos idéias de levar o que nós estamos fazendo para fora e ser reconhecidos como qualquer outra distro, logo Como um dia o Linus fez nós temos o direito de acreditar em nós mesmos. Espero que entenda que o Ekaaty não esta reinventando nada ao contrário esta criando uma nova forma de ser visto o SL. Leia um pouco sobre nós ok?

    Edinho (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 1:41 pm

    @Christian Tosta

    Concordo com tudo que você falou e do todo apoio. O BRASIL precisa de uma distr forte como era a Conectiva. A muita gente boa nesse pais disposta a ajuda, mas infelizmente os que não prestam é os que fazem mais barulho.
    No final de semana irei me informar mais sobre o projeto e ver no que posso contribuir se o projeto estiver disposto a receber contribuições.
    Não deixe as criticas abalarem o projeto, afinal ninguém consegue agradar 100%.

    cristianofurtado (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 1:44 pm

    @Edinho
    Fico muito feliz em ler algo do tipo. A nossa idéia é exatamente essa mostrar que nós brasileiros somos capazes de melhorar algo que inclusive ja existe. O tosta cansa de resolver problemas na distro do fedora e fazer correções para os gringos e pensamos nisso exatamente em mostrar que aqui no brasil somos tão capazes de criar algo que os brasileiros aceitem de peito aberto. Torcemos muito e temos feito um otimo trabalho. O Ekaaty Linux consegue ser 35% mais rapido que o Fedora e quer prova disso? Instale-o e pode criticar pois somos abertos a criticas. Contamos com você breve em nosso projeto Edinho.

    Marcos (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 1:57 pm

    @cristianofurtado
    Vou reforçar a pergunta que o Conan fez (apesar de ele estar um pouco exaltado), enfim:
    O que o brasileiro precisa de tão específico pra justificar uma “distro brasileira”?

    Christian Tosta (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 2:02 pm

    “Engolir tudo que os gringos cospem na gente?” Por favor não pensem que estou me referindo a algum grupo, pois não o estou. Aqui quero dizer que não podemos perder a nossa cultura em favor de uma importada.

    Conan:
    “entendo sua preocupação, você parece ser uma pessoa razoável, más seu discurso xenofóbico está uns 30 anos atrasado.
    Eu gosto mais de um mundo sem fronteiras do que desse mundo xenófobo que você prega indiretamente.”

    Você ao menos sabe o que é xenofobia? Como você diz de uma pessoa ser xenófobica sem conhecê-la? Você sabe quantas culturas eu conheço ou quais meus contatos e contribuições fora do país? Além do mais, a 30 anos atrás estávamos na década de 70 e se você nunca leu, os 70 foram uns dos que mais trouxeram diferenças no século passado.

    Eu trabalho em um projeto de inclusão social, lido com usuários a todo momento e sei o que eles esperam do software livre. Não esperam apenas uma interface bonitinha, mas querem também que aquilo lhes seja útil para serem cidadãos. Querem saber criar um documento de texto ou uma planilha e navegar na internet, mas também querem adquirir cultura, conhecimento.

    O Ekaaty permite a qualquer usuário interagir com o desenvolvedor e ter acesso a materiais que o podem incluir no mundo do software livre. Hoje damos treinamento para usuários que querem iniciar-se como desenvolvedores e profissionais que lidam com software livre. Você acha isso perda de tempo?

    cristianofurtado (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 2:13 pm

    @Marcos
    1- Pelo menos mais do que a metade de nosso pais não sabe english, tendo dificuldade em resolver algo caso haja necessidade
    2- Uma boa parte dos brasileiros ainda usam Windows Pirata por que pelo menos o vizinho sabe como resolver o problema (pelo menos formatando). Se ele tivesse um suporte gratuito com o etracker em português onde possa passar para o desenvolvedor e rapidamente resolver como o pessoal na conectiva fazia ja é um grande diferencial
    3- O usuário final (minha mãe por acaso não esta nem um pouco interessada em entrar numa lista de discursão para saber o que é linux ela quer somente usar o sistema.
    4- O Projeto Ekaaty não esta somente criando uma distro e sim acompanhamento para usuários de 3 a 100 anos que seja. Esse é um diferencial que nós acreditamos e queremos seguir.
    5- Para finalizar nós estamos num pais democrático onde temos o direito de acreditar em nossos sonhos e pelo menos de tentar mudar um pouco a realidade de nosso pais e isso é o que nós esperamos com o Ekaaty Linux e vamos cumprir.
    Espero que tenha entendido.

    Julio Cezar (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 2:20 pm

    Espero que o ekaaty seja reconhecida mundialmente pelo motivo que foi criada e pela grande equipe que está por trás dela. Espero que esse crescimento tenha um pouco da minha ajuda para alavancar mais ainda essa formidável distro.

    cristianofurtado (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 3:39 pm

    Para quem pensa que o Ekaaty é novo vejam a arvore… quanto tempo … http://www.chrisb.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/01/linux-timeline.png

    Conan (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 4:14 pm

    @Christian Tosta,

    “O Ekaaty permite a qualquer usuário interagir com o desenvolvedor e ter acesso a materiais que o podem incluir no mundo do software livre. Hoje damos treinamento para usuários que querem iniciar-se como desenvolvedores e profissionais que lidam com software livre. Você acha isso perda de tempo?”

    Isso sim é agregar valor. Se vocês seguissem essa linha de arqgumentação, tenho certeza que colheriam frutos bem melhores. Principalmente porque ai você não restringe a distro nem seus beneficios a um grupo de pessoas (os brasileiros).

    Apesar de eu discordar da forma como é feito esse trabalho (ou pelo menos a divulgação), parabenizo vocês pela boa intenção e por fazer mais que a maioria das pessoas que escrevem nesse forum fazem pela sociedade.

    Parabens!

    Com relação aos anos 70, tivemos os hippies e mais algumas coisas bem legais.
    Más não podemos esquecer de polícitas como “Brasil, ame-o ou deixe-o!”

    Conan (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 4:26 pm

    @alano,

    “O que falta em nossa nação é um pouco de patriotismo para que possamos dar valor ao potêncial que todos nos possuimos!!!”

    Na minha opinião, o que sobra no mundo é patriotismo. Hoje muitos dos problemas são problemas de todos. Não existe espaço para um patriotismo barato.
    Veja o aquecimento global por exemplo. É um problema de todos, independe ser brasileiro, argentino, americano ou chines. Todos tem que fazer a sua parte para melhorar a saúde da terra.
    As necessidades e obrigações individuais são muito parecidas em qualquer lugar do mundo.

    Também acho que sua frase demonstra um pouco do complexo de inferioridade que a maioria dos brasileiros têm.

    Christian Tosta (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 6:03 pm

    @Conan
    “Isso sim é agregar valor. Se vocês seguissem essa linha de arqgumentação, tenho certeza que colheriam frutos bem melhores.”
    Meu caro, isso é o que eu faço todo dia no meu trabalho… sobe favela, desce favela, programa, responde dúvidas… seguimos essa linha como você diz.

    “Apesar de eu discordar da forma como é feito esse trabalho (ou pelo menos a divulgação)”
    Sobre que aspectos você discurda do trabalho ou da divulgação? Estamos aqui discutindo para saber o que a comunidade pensa. E eu não entendi o que está sendo criticado. Vemos críticas como bem vindas, por isso queremos as opiniões de quem está aqui.

    Moises Dantas (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 7:10 pm

    Bem… faço parte do Projeto Ekaaty e acredito que já estamos conseguindo o que pretendíamos e a prova disso são os inúmeros comentários que se seguem. Obrigado a todos que acreditam no nosso Projeto e agradeço mais ainda aos que criticaram.

    “Um por todos e todos por um”

    cristianofurtado (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 8:17 pm

    Nós como brasileiros não nos sentimos inferiores como foi citado ao contrario nos sentimos bastante competentes e quem melhor que nós mesmos para entender da nossa própria necessidade? Vocês como os americanos são patriotas e inclusive morrem pelo seu pais, bom no nosso caso como Ekaaty Linux queremos mostrar o nosso trabalho humildemente como um projeto que veio para ficar e tenha certeza que o Ekaaty não é um fogo de palha é mais do que isso e como podemos dizer “Somente o Tempo dirá” E como nós seguimos o nosso lema e para nós isso é real então:
    “UM POR TODOS E TODOS POR UMA BRASIL MELHOR”

    Conan (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 8:42 pm

    @Christian Tosta,

    pelo pouco que pude perceber até o momento nessa breve discussão, acho que temos pelo menos tres itens a considerar.
    1) Trabalho técnico (construção da distribuição)
    2) Divulgação
    3) Trabalho social

    Com relação ao trabalho social, eu não tenho como dar uma opinião adequada pois nao tenho nenhum experiência, só posso parabenizar, pois são poucos que fazem o que vocês fazem.

    Com relação a construção da distribuição eu acho que o melhor seria utilizar algo já consolidado, afinal essas pessoas que estão sendo “catequizadas”, quando forem para o mercado de trabalho, não vão trabalhar com Ekaati. De repente trabalhar como um spin do fedoraproject poderia ser mais interessante.

    Com relação a divulgação eu acho que algumas coisas podem ser melhoradas. A começar pelo nome da distribuição. Ekaaty não é um nome simples e nem facilmente identificável apesar de ter um significado louvável. Windows, Red Hat, SUN, Apple, esses são nomes fáceis de lebrar, mesmo sendo em ingles. Se voce pensar no mercado brasileiro tivemos Cobra, Sisne, Positivo. Todos esses nomes são simples e facilmente identificáveis.
    No FAQ do site temos um ponto assim: “Além da barreira da linguagem…” Eu escreveria Além da barreira do idioma… no entanto o nome da distribuição é um nome tupi, que ninguem fala nem intende. na Noticia “Ekaaty abre período de sugestões” temos uma chamada “Ekaaty Feature Request”.

    Anderson Goulart (usuário não registrado) em 22/05/2009 às 9:10 pm

    Tentarei apresentar alguns pontos sobre toda discussão:

    - Há de se preservar a liberdade para criação, modificação e distribuição do SL, seja escrevendo patches, traduzindo, criando novas aplicações ou distribuições. A crítica é favorável, desde que esteja fundamentada em argumentos que possam ser debatidos.

    - Sobre este último, geralmente os projetos nascem e morrem, é verdade, mas nunca deixam de cumprir seu papel social, contrariando a fala do @conan. Manter uma distro, seja ela pouco conhecida ou não, exige do(s) desenvolvedor(es) um esforço de aprendizado do movimento opensource, seja através de listas, sites, bug tracking, aplicações, ferramentas de desenvolvimento, etc. Todo este trabalho e tempo dedicado por estas pessoas geralmente é aproveitado sob outras formas, o que não é diferente do Ekaaty. Em torno do desenvolvimento da distro, já houve report de bugs, traduções, patches, produção artística, produção de tutoriais, de vídeo-aulas, troca de conhecimento e uma abertura intelectual para um novo paradigma social: a cultura livre. E, mesmo que essa tal distro não tenha sido utilizada sequer por uma pessoa além do único desenvolvedor, eu já percebo sua utilidade, pois elevou a intelectualidade daquele indivíduo.

    Se produzir distros é chover no molhado, porque não houve tantas críticas com o Ubuntu, que já nasceu no meio de tanta coisa consolidada? Sempre há formas de enxergar, em uma terra de cegos.

    E, por fim, não estamos falando de um movimento xenófobo e sim de uma tentativa de aproximar, no mínimo, as pessoas culturalmente esquecidas, que vivem ao nosso lado e são desprezadas por serem consideradas inúteis, o povo brasileiro.

    Abraços,
    global

Este post é antigo (2009-05-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.